5 maneiras de manter um guarda-roupa organizado | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

5 maneiras de manter um guarda-roupa organizado

04 setembro 2019

Guarda-roupa pequeno, espaçoso e organizado

Depois de um longo dia de trabalho, nada melhor do que chegar em casa e encontrar aconchego e conforto, não é mesmo? Então, nada mais natural do que a transformação começar de dentro para for a, certo? Para isso, comece organizando seus objetos e otimizando espaços como guarda-roupa, depois o banheiro, em seguida a sala e por ultimo os armários da cozinha e da área de serviço.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é possível viver em um apartamento compacto e ao mesmo tempo ter espaço e conforto. Tudo dependerá de como você organiza sua casa. A arquitetura está aí para mostrar que existem maneiras fáceis e eficientes de organizar os mais diversos espaços.

Para melhorar ainda mais a sua vida e de sua família, nós do Blog da MRV disponibilizamos aqui para você várias dicas domésticas, de organização e decoração, o que significa economia para o bolso e muita criatividade. Se você quer saber como manter o guarda-roupa do seu apê organizado, anote estas 5 dicas para transformar seu armário em um local mais organizado. Vamos lá?

1. Entenda a importância de manter o guarda-roupa organizado

A organização deve ser mantida independentemente da quantidade de pessoas que o utilizam, para facilitar a visualização dos items que você possui. Porém, quando se trata de apartamentos, esse cuidado precisa ser redobrado: em espaços restritos, o excesso de objetos deixados de qualquer jeito significa ainda menos espaço útil para a circulação de pessoas.

Além disso, manter o guarda-roupa organizado é sinônimo de menos atrasos. Quem nunca se atrasou para o trabalho por não encontrar a roupa ideal que atire a primeira pedra?

Para que essa situação não vire rotina em sua vida e de quem vive com você, é muito importante contar com um guarda-roupa organizado e uma separação eficiente das peças (pela cor, por estilo ou segundo outros critérios). A ideia é otimizar o espaço a seu favor.

2. Delimite os espaços de compartilhamento

O desafio se torna ainda maior quando o guarda-roupa é compartilhado entre irmãos ou casais, por exemplo. Em casos como esse, a principal dica é dividir igualmente o espaço de cada um. Assim você garante uma organização mais eficiente. Pois, quando você sabe quanto de espaço pode ocupar, isso te ajudará a não guardar o que não usa ou não precisa mais.

Opte por armários com diversos compartimentos

A ideia é utilizar móveis funcionais como aliados. Os armários com maior número de gavetas ou nichos são os mais úteis. Também vale lembrar que, se um dos moradores tem mais peças longas e o outro prefere gavetas, vocês podem negociar a divisão para que todos fiquem satisfeitos.

Use e abuse das caixas organizadoras

As caixas organizadoras são muito práticas justamente para serem usadas nas mais variadas situações. Para quem vive em um apartamento e deseja transformer o seu guarda-roupa compartilhado em um espaço functional, deve comprar as caixas organizadoras para separar peças de vestuário menores, como roupas íntimas ou acessórios, como brincos e cintos.

3. Dedique um espaço apenas para a organização de sapatos

Geralmente os sapatos não recebem a atenção merecida na hora da organização. Muitas vezes são deixados dentro das caixas que os compramos ou em algum cantinho da casa, o que dá ainda mais a sensação de desorganização.

Para isso, a nossa sugestão é aproveitar ao máximo cada espacinho do seu quarto para organizer seus sapatos. A seguir, confira duas maneiras práticas de organizar seu guarda-roupa de maneira inteligente.

Conte com nichos pequenos nos armários

Alguns guarda-roupas já possuem nichos ou divisórias próprias para organizar seus calçados. Estes produtos podem ser facilmente encomendadas em lojinhas próximas ao seu bairro ou mesmo qualquer centro commercial.

Como o auxílio destes nichos, você consegue colocar até dois sapatos, facilitando a organização e tornando o ambiente esteticamente mais agradável.

Pense em ter camas funcionais

No caso de um apartamento, os móveis devem ser funcionais. Dessa forma, todas as necessidades dos moradores serão atendidas e, de quebra, a organização se tornará um hábito de toda a sua família.

Para tanto, existem camas baús ou gavetas laterais: ambas são úteis para o uso como espaço destinado aos sapatos. Só não se esqueça de colocá-los em uma caixa organizadora antes.

4. Deixe o ambiente arejado para evitar mofo e traças

Ambientes com pouca luminosidade precisam de cuidado extra para que as traças e mofos surjam. Principalmente quando o assunto é roupa, aí sim o morador precisa ter um cuidado redobrado.

Por isso, a nossa dica é manter sempre o ambiente arejado. Mas se o seu guarda-roupa for todo fechado, vale a pena usar com sachês aromatizados em seu interior. Tome também o cuidado de deixar o armário aberto, principalmente nos dias mais chuvosos.

5. Pratique o desapego

Por fim, se você possui em casa muitos objetos que não utiliza mais, por que não doar essas roupas, sapatos ou acessórios para instuições de caridade? Ou realizar um bazar para fazer uma grana extra? Além de praticar o desapego, você ajudará pessoas necessitadas e ao mesmo tempo poderá fazer uma grana extra.

Caso você possua dos livros, discos de vinil e outros objetos de valor afetivo, nossa sugestão é separar um espaço para deixar apenas os preferidos para a nova casa.

Faça uma reflexão sobre o que é realmente necessário para o seu novo lar e abra mão dos itens que não são mais usados. Será muito mais fácil organizar o ambiente e deixar o apartamento mais gostoso e aconchegante!

É importante saber como manter um guarda-roupa organizado, principalmente se você deseja contar com a praticidade de um apartamento funcional e arejado. Por isso, determine as divisões no armário, separe um espaço apenas para os sapatos, deixe o ambiente arejado e doe itens que já não são mais essenciais. Com todas essas dicas farão da sua casa um mundo melhor. Aproveite!

Gostou das informações deste post? Acha que faltou alguma dica importante? Deixe um comentário com sua sugestão!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório