6 Vantagens de morar próximo de  áreas verdes | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

6 Vantagens de morar próximo de áreas verdes

03 maio 2019

6 Vantagens de morar próximo de  áreas verdes

Muitas pessoas procuram opções de moradia que tenham proximidade com alguma área verde. Parques, reservas naturais, florestas e até pequenas praças arborizadas entram nessa categoria porque permitem aos visitantes maior contato com a natureza e seus recursos.

Além de conquistar a admiração das pessoas, a presença da vegetação é capaz de valorizar um imóvel. Isso ocorre principalmente em cidades mais densas, onde o cinza das construções e dos pavimentos predomina. Inclusive, não é difícil encontrar famílias que transformam as áreas verdes em fatores determinantes para a escolha de casas ou apartamentos.

E você? Sabe quais são as reais vantagens de ter esse tipo de espaço bem perto do lar? Acompanhe os próximos tópicos e descubra as principais!

1. Contato com ar puro

Desde a infância, aprendemos o conceito de fotossíntese, famoso processo que permite às plantas absorver o dióxido de carbono e liberar oxigênio na atmosfera. Nesse sentido, é esperado que espaços compostos por árvores e gramados apresentem um ar mais puro e de alta qualidade.

As plantas também conseguem absorver gases e substâncias danosas que podem ter relação com o surgimento de enfermidades e doenças crônicas. Isso inclui componentes orgânicos voláteis presentes em vários produtos, como cigarro e cosméticos em geral.

Para proporcionar o benefício do ar puro aos moradores, muitos condomínios são equipados com áreas de lazer que incluem espaços arborizados. Dessa forma, as pessoas podem desfrutar de ambientes mais bonitos (com jardins e canteiros) e, ao mesmo tempo, preservar a própria saúde.

2. Acesso ao lazer diferenciado

Na era das rotinas corridas e marcadas por longas jornadas de trabalho, o tempo dedicado à convivência com amigos e familiares se tornou valioso. Não é à toa que cada vez mais pessoas aproveitam os horários de folga para desfrutar do lazer ao lado daqueles que amam e admiram.

A proximidade com uma área verde é positiva nesses casos. Afinal, gramados e trechos sombreados se tornam ótimos pontos de encontro para rodas de conversas, piqueniques e atividades relaxantes. Para famílias com filhos, nada melhor que um cantinho arborizado que estimule a criançada a se divertir.

O acesso a lugares com vegetação também proporciona condições adequadas para a prática de esportes e de caminhadas ao ar livre. As possibilidades vão desde um breve passeio com bichos de estimação até a montagem de times para disputar partidas de vôlei, futebol e outras modalidades.

3. Garantia de conforto térmico

Nos meses mais quentes, as altas temperaturas marcam presença em diversas áreas urbanizadas, tanto de pequenos municípios quanto de grandes cidades. Isso ocorre devido à presença excessiva de calçamentos e de trechos asfaltados, que retêm o calor, deixando os bairros mais abafados.

Lugares menos densos ou que intercalam áreas construídas com pontos verdes não apresentam o mesmo problema, visto que são mais ventilados e sombreados. De quebra, a existência das árvores ainda mantém um nível de umidade mais alto, o que ajuda a dissipar o calor rapidamente.

Em outras palavras, a vegetação cria um microclima agradável dentro da cidade, atraindo a população que mora perto. Isso faz com que as pessoas tenham menos desconforto no verão ou em dias bastante ensolarados, além de um lugar tranquilo e visualmente interessante para relaxar.

4. Menos preocupação com ruídos

Além do conforto térmico, uma área verde também ajuda a reduzir a poluição sonora presente nos bairros. Isso porque as árvores funcionam como bloqueios naturais de ruídos emitidos por veículos, fábricas e estabelecimentos diversos.

Portanto, uma ótima forma de melhorar o convívio com vizinhos barulhentos é apostar na vegetação. Quanto mais densa a região composta por plantas, menor será a preocupação com barulhos indesejados de músicas, discussões, buzinas etc.

Uma boa dica é cultivar e manter espécies variadas, de diferentes portes, a fim de potencializar o bloqueio das ondas de som. Isso significa que o conforto acústico também pode ser melhorado em residências que abrigam vasos de flores e folhagens, especialmente se forem mantidos perto das aberturas (portas, janelas, sacadas).

5. Economia e comodidade

Outra grande vantagem de morar perto de uma área verde está na economia. Isso mesmo! Com acesso rápido a parques, praças e outros pontos com vegetação, você elimina a necessidade de percorrer longos trajetos até bairros vizinhos ou lugares mais afastados da cidade.

A redução dos gastos aparece tanto no transporte (gasolina do carro e passagem de metrô ou ônibus, por exemplo) quanto na mensalidade dos estabelecimentos. Afinal, com um cantinho de lazer tão próximo para praticar sua corrida matinal ou exercício, dificilmente precisará custear um clube ou academia.

Com a economia também vem a comodidade, já que estar perto de áreas verdes significa menos minutos perdidos no trânsito que levaria a lugares interessantes. O dinheiro e o tempo poupados diariamente podem ser utilizados em outro momento, como uma viagem de férias da família para destinos em meio à natureza.

6. Diminuição do estresse

Por fim, nada supera o benefício de viver em um lugar distante do barulho, da poluição e do calor excessivo, certo? Isso sem contar a oportunidade de relaxar, praticar esportes e se divertir com a família sempre que tiver vontade — sem impeditivos que envolvam longos deslocamentos, gastos e mudanças de rotina.

Todas essas condições contribuem para dias mais felizes e produtivos. Com tempo suficiente para fazer o que gosta ao lado de pessoas queridas, você se sentirá realizado e satisfeito com o local onde mora. É o primeiro passo para se ver livre de males cotidianos e de sentimentos negativos, como o estresse e a ansiedade.

Com tantas vantagens garantidas, não faltam motivos para preparar a mudança e se estabelecer em um lugar que tenha mais plantas. Os pontos positivos aparecem nos primeiros dias e, ao longo do tempo, você certamente terá orgulho da vista incrível proporcionada pela vegetação.

Se interessou pelas vantagens citadas? Cabe destacar que os condomínios da MRV têm acesso a diversas regiões com área verde. Portanto, podem ser ótimas opções para quem busca espaços arborizados e adequados a todos os públicos, incluindo crianças, adultos e idosos.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Se você se interessou por adquirir um apê da MRV pra chamar de seu, entre em contato com um de nossos consultores pelo Chat da MRV e encontre o seu apê dos sonhos!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório