Para garantir que os alimentos estejam em um bom estado de conservação é preciso ficar atenta na hora de comprar, transportar e armazenar os produtos. Depois de tudo isso, chega o momento do preparo desses alimentos.
Liliane Alves, analista da unidade de acesso a inovação e sustentabilidade do Sebrae Minas, que encabeça o Programa Alimento Seguro (PAS) lista os cuidados essenciais no momento de manusear e cozinhar os alimentos.
Ambiente: mantenha todo o ambiente, equipamentos e utensílios limpos. Para não contaminar os alimentos, mantenha os cabelos presos e retire anéis, brincos e relógios. Evite ao máximo manipular a comida se estiver com algum ferimento nos dedos, mãos e braços.
Tábua: o ideal é lavar as tábuas de corte com detergente neutro e uma escova. As tábuas mais indicadas são as pouco porosas, como as de plástico e vidro.
Panos: troque com frequência os panos e tenha separe o pano de secar utensílios do de secar as mãos.
Louça suja: evite acumular louça suja na pia porque isso favorece a multiplicação de microrganismos. Se não for possível lavar a louça após a refeição, retire os restos de alimentos e deixe tudo de molho na água com detergente.

Temperatura dos alimentos: nunca deixe os alimentos prontos mais de duas horas à temperatura ambiente e mantenha produtos frios refrigerados. Para resfriar os alimentos guarde-os em recipientes rasos e pequenos.
Antes de tampá-los, aguarde sair o vapor no máximo por 20 minutos e, em seguida, coloque-os na geladeira. Para acelerar o resfriamento coloque o alimento destampado na geladeira e cubra-o 2 horas depois.

Fonte: iTodas