7 cuidados para cozinhar sem riscos de contaminação | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

7 cuidados para cozinhar sem riscos de contaminação

23 fevereiro 2014

Para garantir que os alimentos estejam em um bom estado de conservação é preciso ficar atenta na hora de comprar, transportar e armazenar os produtos. Depois de tudo isso, chega o momento do preparo desses alimentos.



Liliane Alves, analista da unidade de acesso a inovação e sustentabilidade do Sebrae Minas, que encabeça o Programa Alimento Seguro (PAS) lista os cuidados essenciais no momento de manusear e cozinhar os alimentos.


Ambiente: mantenha todo o ambiente, equipamentos e utensílios limpos. Para não contaminar os alimentos, mantenha os cabelos presos e retire anéis, brincos e relógios. Evite ao máximo manipular a comida se estiver com algum ferimento nos dedos, mãos e braços.


Tábua: o ideal é lavar as tábuas de corte com detergente neutro e uma escova. As tábuas mais indicadas são as pouco porosas, como as de plástico e vidro.


Panos: troque com frequência os panos e tenha separe o pano de secar utensílios do de secar as mãos.


Louça suja: evite acumular louça suja na pia porque isso favorece a multiplicação de microrganismos. Se não for possível lavar a louça após a refeição, retire os restos de alimentos e deixe tudo de molho na água com detergente.


Bichos de estimação: por mais que seu pet tome banho com frequência, animais domésticos devem ficar fora da cozinha para evitar contaminação.

Temperatura dos alimentos: nunca deixe os alimentos prontos mais de duas horas à temperatura ambiente e mantenha produtos frios refrigerados. Para resfriar os alimentos guarde-os em recipientes rasos e pequenos.


Antes de tampá-los, aguarde sair o vapor no máximo por 20 minutos e, em seguida, coloque-os na geladeira. Para acelerar o resfriamento coloque o alimento destampado na geladeira e cubra-o 2 horas depois.


Limpeza dos utensílios: os aparelhos usados na cozinha como micro-ondas, geladeira, fogão e liquidificador, precisam estar limpos para garantir um preparo sem contaminação. Cada um desses eletrodomésticos tem sua peculiaridade na hora da limpeza e é preciso verificar como limpar cada um deles. Para limpar os utensílios pequenos, a dica é usar uma solução clorada. Coloque uma colher de sopa de água sanitária sem perfume e alvejante (verificar no rótulo da embalagem) em 1 litro de água. Misture bem e submerja utensílio por 10 a 15 minutos e, sem seguida, enxague bem em água corrente.

Fonte: iTodas

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório