8 dicas para manter a área de serviço decorada e organizada

24 julho 2019

Área da lavanderia do condomínio da MRV todo organizado com prateleiras e armários

Manter a área de serviço bem organizada e decorada é um desafio e tanto. De fato, como o espaço pode acumular resíduos de sujeira, você deve ter atenção redobrada para não passar muito tempo tentando limpá-lo.

Em uma situação como essa, o grande segredo está em criar uma estrutura voltada à otimização do dia a dia, com foco em aproveitar cada local de maneira inteligente. Mas é claro que tudo isso deve ser feito sem deixar a harmonização visual de lado.

Quer saber mais? Vamos mostrar oito dicas que ajudam a deixar sua área de serviço com a sua cara. Confira!

1. Fique apenas com os itens essenciais 

Mesmo que você goste de ambientes amplos e bem decorados, quando se trata da área de serviço, a funcionalidade deve ser considerada em primeiro lugar. Diante disso, fuja da dinâmica comum de acumular em tal tipo de espaço itens que ficam sem lugar para guardar nos outros cômodos.

O importante é deixar tudo o mais minimalista possível, com a intenção de agilizar o trabalho de limpeza. Imagine só se você demorar horas procurando por um simples pano de chão toda vez que precisar limpar a sala, por exemplo.

Isso seria completamente disfuncional, concorda? Portanto, antes de começar a organização inicial, selecione o que realmente terá utilidade em longo prazo.  

2. Use prateleiras e armários

Além de ter um espaço funcional, os artigos de limpeza, aparelhos domésticos ou itens de decoração precisam ficar em locais estratégicos. Pensando nisso, organize a área de serviço com prateleiras e armários, para que tudo fique alinhado no dia a dia. 

Tal técnica ajuda a evitar bagunças desnecessárias, ao mesmo tempo em que deixa o visual mais bonito. Caso o seu apartamento tenha um modelo compacto, a dica é procurar por opções de armários planejados para aproveitar o máximo possível cada local. Também fica muito mais simples comprar eletrodomésticos que se encaixem perfeitamente nas necessidades do espaço.

3. Priorize o varal de teto

O varal de teto pode ser o principal aliado no momento de otimizar as tarefas. Sua grande vantagem é a possibilidade de deixar o chão e as paredes completamente livres para circulação enquanto as roupas secam. Porém, você precisa definir quais são suas prioridades no espaço e avaliar de qual lado bate mais sol. 

Já quando a área de serviço é feita de maneira planejada, ter mais de uma opção de varal (como o de chão) se mostra uma boa saída para agilizar a secagem das peças sem comprometer a decoração. 

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a escolha das torneiras: se elas estiveres mal localizadas, tendem a comprometer a limpeza dos utensílios. Lembre-se de que o mercado especializado oferece uma infinidade de modelos hoje em dia, mas é necessário atentar à derivação para a máquina de lavar. 

4. Tenha várias caixas organizadoras 

Esses acessórios são essenciais para fazer as divisões dos produtos e ajudar você a sempre saber onde cada item está guardado. O diferencial está em escolher modelos que se encaixem na proposta decorativa da área de serviço e tornem a harmonização visual muito mais bonita. 

Tenha em mente que é possível investir em uma boa proposta de cores mesmo quando sua ideia gira em torno de uma cozinha mais clean, o que tem tudo a ver com a limpeza. Além disso, deixar panos sujos em caixas até o momento de lavá-los traz uma sensação dobrada de organização.

5. Preste atenção na decoração da cozinha

Quando a cozinha é integrada à área de serviço, os tons usados na decoração devem ser pensados cuidadosamente. Isso porque, ao bater os olhos na perspectiva geral do ambiente, você precisa identificar que se trata de um mesmo cômodo — e não de um espaço completamente diferente. 

Uma estratégia muito usada ultimamente, que traz resultados positivos no contexto, é colocar divisórias coloridas entre os dois espaços. Consequentemente, você acaba dando um charme a mais ao ambiente, ao mesmo tempo em que não perde nada quanto à praticidade.  

6. Separe baldes e bacias

Ao organizar a área de serviço, torna-se indispensável aproveitar cada espaço disponível de maneira inteligente. Se existe lugar para guardar baldes e bacias embaixo do tanque, por exemplo, faça isso sem se esquecer da estrutura usada no alinhamento de todos os itens. Tome cuidado para que nada seja mal aproveitado ao colocar um balde dento do outro.

Outra questão que merece ser levada em conta é inserir ganchos e cabideiros em qualquer espaço vago, com o objetivo de pendurar vassouras, espanadores ou esfregões. Separe também os produtos de limpeza em categorias, como banheiro, garagem ou cuidados com os animaizinhos de estimação. 

7. Escolha pisos de fácil limpeza

Os pisos de uma casa que se mantém sempre organizada devem ser de fácil limpeza, especialmente na cozinha e na área de serviço. O motivo é que esse tipo de espaço concentra boa parte das sujeiras, já que os resíduos das faxinas acabam sendo descartados por lá. 

Além disso, sempre pode cair produtos que sujam o piso e as paredes. Portanto, saiba que não faz sentido algum passar horas tentando limpar um ambiente que poucas visitas chegam a conhecer. Como o objetivo é não deixar o local sujo, dê preferência à cerâmica, pela facilidade de limpar e por disfarçar melhor as manchas.

8. Procure itens bonitos e úteis

Encontrar o equilíbrio entre beleza e utilidade é o ponto-chave da área de serviço. Afinal de contas, de nada adianta comprar uma maquina de lavar que tem mil e uma utilidades se ela for grande demais para o espaço. 

Então, procure por opções que estejam dentro de uma mesma temática, mas não apresentem nenhum tipo de exagero. Lembre-se de que é muito mais bonito ter várias caixas e cestas organizadoras do que um vaso decorativo, já que a proposta do local gira em torno da limpeza.

Pronto! Agora você já sabe como manter a área de serviço organizada e bem decorada. O mais importante é considerar que cada ambiente tem uma dinâmica diferente. Assim, encontre o melhor caminho para otimizá-lo de acordo com as características do seu apartamento.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook, Twitter,YouTube e Instagram para ficar por dentro de novidades exclusivas.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório