Na hora de construir ou reformar a casa, muita gente fica em dúvida sobre a escolha dos pisos. Seja para decidir sobre os materiais, cores ou os padrões que serão utilizados no revestimento do chão. Alguns não abrem mão de ter apenas um modelo na casa inteira, apostando na eterna fórmula do que é simples e elegante.

A primeira dica é pensar a respeito da função do ambiente e o local do imóvel. No caso dos cômodos, quartos, por exemplo, pedem calor e aconchego, enquanto áreas sociais, mais utilizadas, devem oferecer praticidade na limpeza. A partir daí, já dá para fazer ao menos as opções entre os materiais disponíveis.

Quanto à localização do imóvel, confira as dicas a seguir.

Dicas de especialistas para acertar na escolha dos pisos

escolha dos pisos 1

• Um apartamento bem urbano, localizado em uma cidade como São Paulo, pode ter o piso todo revestido com pedra ou piso frio, do hall de entrada à varanda, do lavabo à copa. E apenas na área íntima, a madeira ou o carpete podem ser melhores opções, afinal os quartos precisam de mais calor e aconchego;

• Se este apartamento estiver em uma cidade de praia, a cerâmica, o porcelanato ou uma pedra, como granito, mármore, ardósia ou são tomé, serão mais apropriados para a casa inteira, pela facilidade de limpeza e o toque refrescante;

• Apostar em um piso único também contribui para a sensação de amplitude e um ótimo truque em apartamentos compactos. Um living com o mesmo piso na varanda pode se prolongar para a área externa. Ao contrário, quanto mais se diferenciam os pisos da casa, mais se “recorta” os ambientes, contribuindo para uma percepção visual de espaço menor. Para te ajudar, confira os 7 tipos de revestimentos ideais para apartamentos pequenos.

Agora que você já sabe o básico para acertar na escolha do piso, confira também os revestimentos práticos para transformar o seu apê de forma simples e barata.