A mesa ideal para todas as ocasiões

14 dezembro 2018

Seja para as refeições do dia a dia ou em momentos de confraternização a mesa é o tipo de móvel com vocação para ser protagonista num ambiente. Mas para escolher o modelo ideal que se adeque a todas as ocasiões e não se destoe das dimensões dos ambientes, é preciso estar atento a diversos fatores.

A designer Flaviane Rezende e arquiteta Márcia Coimbra ressaltam que, primeiramente, é preciso pensar no conforto. Analisar o espaço para, então, ter uma definição de qual formato a ser adotado. “É preciso levar em consideração a praticidade, a estética e a funcionalidade em relação ao formato adequado para o ambiente. Não adianta querer uma mesa de oito ou seis lugares se o espaço comporta somente quatro. Se respeitarmos o tamanho correto, a circulação não fica comprometida na hora da disposição das cadeiras. Outra dica importante é verificar a altura dos assentos, evitando, assim, que os joelhos batam no tampo da mesa”, explicam.

A designer de interiores Fabiana Visacro ainda acrescenta que a preocupação de se trabalhar com o que é adequado ao espaço deve priorizar a família que ali reside. “Não se deve pensar, apenas, em garantir um número maior de assentos para os convidados, afinal essa mesa precisa ser funcional para quem reside no apartamento e o seu dia a dia. O primeiro parâmetro, e mais importante, é a necessidade da família, das pessoas que moram no local. Às vezes, as pessoas ficam com uma ânsia de mesas e sofás maiores para as festas e esquecem do seu dia a dia”, pontua.

Mas se  os moradores gostam de receber amigos e parentes, seja nos finais de semana ou em festas de fim de ano, algumas dicas são preciosas para acolher a todos em volta da mesa de jantar. “Coloque um espaço à parte para servir e não ponha nada na mesa. Use um móvel de apoio, como um aparador ou outro mobiliário coringa para que, assim, você não ocupe nenhum espaço na mesa. Desta forma é possível ocupá-la com o maior número de pessoas, sem perder nenhum conforto”, indica Fabiana Visacro.

As profissionais do escritório Ágille Arquitetura acrescentam:  “É possível otimizar espaço de um ambiente com algumas alterações básicas, como pufes espalhados pelos cantos do ambiente, petiscos em outros móveis, serviço americano e, até mesmo, tirar alguns móveis e posicioná-los em outro cômodo. Depende do número de pessoas presentes para que se consiga receber de forma confortável os convidados”, afirmam Flaviane e Márcia.

Mesa de jantar com seis cadeiras, lustre, prateleiras com taças e móvel com bandeja e outras taças.

Projeto de Fabiana Visacro: a profissional recomenda um móvel de apoio na sala de jantar que possa auxiliar nos dias de confraternização

Um pouco menos usual, as mesas redondas e ovais trazem muitas vantagens para o ambiente. “Favorecem a interação entre as pessoas que estão sentadas à sua volta, pois não deixa ninguém muito longe, e são perfeitas para criar um espaço mais acolhedor. A mesa redonda se encaixa em qualquer estilo de decoração e deixam o ambiente mais moderno”, relatam.

Para Fabiana Visacro, esses modelos de mesa ainda trazem outro benefício: a base no centro. Assim, as pernas e os joelhos ficam mais livres, ao contrário das que têm formato retangulares ou quadradas, com base na extremidade, limitando o conforto de quem está sentado. “Isso é uma informação chave para que as pessoas fiquem de olho na estruturação da mesa. Às vezes as pessoas compram a mesa pela base, por serem atraentes e diferentes, mas têm que ver se ela não irá impactar na hora de receber. Muito importante, também, é estar atento às mesas com tampo em vidro incolor. Para quem recebe muita gente e, entre os convidados estejam mulheres de saia ou vestido, esse fator pode ser muito desconfortável e elas podem se sentir incomodadas em sentar ali”, alerta.

Mesa com oito cadeiras, lustre oval, arranjo de flores rosas laterais, móvel branco em frente de uma parede de espelho.

Projeto de Ágille Arquitetura: as mesas ovais são perfeitas para acomodar mais cadeiras com conforto para todos

Texto adaptado de Mão Dupla Comunicação.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório