Afinal, quais são as vantagens do programa Minha Casa Minha Vida? | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Afinal, quais são as vantagens do programa Minha Casa Minha Vida?

19 dezembro 2016

Por conta do déficit habitacional existente no Brasil, e também por toda a segurança que a aquisição de uma propriedade traz para o orçamento doméstico de uma família, muitas pessoas se perguntam quais são as maiores vantagens do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Em linhas gerais, o programa surge como uma alternativa muito positiva, principalmente em razão de suas inúmeras facilidades e do seu longo prazo de pagamento. Porém, isso não é tudo: existem diversos outros benefícios. Quer descobrir quais são eles? Confira no post.

Juros menores

Entre as maiores vantagens do Minha Casa Minha Vida estão os juros mais baixos, especialmente quando comparados a outros tipos de financiamentos, como os de instituições financeiras e bancos particulares. Para quem deseja ter um controle rígido do orçamento doméstico no futuro, as alíquotas menores são um tremendo benefício.

Por conta do incentivo do Governo Federal, o percentual gira em torno dos 8% ao ano, com pequenas variações de acordo com a faixa do benefício. É importante ressaltar que os juros podem ser ainda menores para aquelas famílias que têm uma faixa de renda menor, o que possibilita o acesso ao imóvel sem maiores comprometimentos do salário.

Uso do FGTS

Muita gente não sabe, mas o programa Minha Casa Minha Vida possibilita que os trabalhadores utilizem o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O valor é usado para quitar uma parte do empréstimo com o financiamento obtido com a Caixa Econômica, tornando as parcelas ainda mais suaves.

Além disso, se o beneficiário tiver uma quantia que consiga cobrir o total do crédito, ele pode até quitar a sua dívida integralmente. Basta que ele cumpra os requisitos normais para sacar o seu FGTS, que o seu acesso à sua nova propriedade será ainda mais simples e rápido.

Fundo Garantidor

Outra das maiores vantagens do Minha Casa Minha Vida é que o programa disponibiliza, para seus usuários, um benefício denominado Fundo Garantidor. Sua função primordial é garantir que o participante esteja coberto em caso de alguns problemas, como a demissão do seu posto de trabalho.

O Fundo Garantidor, portanto, funciona como uma espécie de seguro-desemprego específico para pessoas que estejam participando do programa do Governo Federal. Ele tem cobertura máxima de 36 meses, possibilitando a continuidade do pagamento das parcelas, sem maiores preocupações, dando tranquilidade até que se encontre uma nova posição no mercado.

Parcelas pequenas

As parcelas baixas também estão entre as maiores vantagens do Minha Casa Minha Vida. Como o prazo de pagamento é muito superior ao dos financiamentos comuns e os juros são mais baixos, o resultado final não poderia ser diferente: menos peso no bolso dos participantes.

O limite pode chegar a impressionantes 360 meses, demandando um aporte econômico significativamente menor e deixando sobrar um pouco mais de salário no final do mês. Além de facilitar muito a vida do comprador, isso permite que ele tenha algum dinheiro para a compra dos eletrodomésticos, decoração e outros detalhes da mudança.

Essas são algumas das vantagens do Minha Casa Minha Vida do Governo Federal! Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba outros artigos como esse em primeira mão!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório