Pensar em azulejo para banheiro é bastante comum no momento da finalização de uma obra ou reforma do apartamento. Aliás, sempre que o assunto é banheiro, as pessoas acreditam que o cômodo deve ser todo revestido com esse tipo de material, desde o piso até o teto.

Por isso, quando o ambiente tem acabamento de cerâmica por toda a parte, os moradores podem ficar insatisfeitos com a decoração.

Um dos motivos que levam o senso comum a adotar a aparência mais tradicional é crer que, dessa forma, a limpeza fica mais fácil. Mas é um engano, pois, pense: de que maneira normalmente se limpa os azulejos da parede de um banheiro?

Com água, certo? Só que desse modo a umidade acumulada no rejunte que une as peças pode acabar provocando mofo, o que dá uma aparência ruim às paredes.

Apesar de ter um bom custo-benefício, não é necessário utilizar somente azulejos no banheiro, há outros tipos de revestimentos que oferecem um resultado estético bem melhor. Veja quais são eles!

Revestimento vinílico

O revestimento vinílico também faz sucesso entre os arquitetos, especialmente por ser rápido e fácil de aplicar. Em questão de horas, já dá para renovar a aparência do banheiro, com as mais diversas estampas que as lojas especializadas oferecem.

Além disso, o vinil também é prático porque se adapta a todos os tipos de superfície, como o próprio azulejo, o reboco, a tinta e o gesso. 

Resina epóxi

A resina epóxi, por sua vez, tem alta resistência a água e produtos de limpeza. O material, também conhecido como porcelanato líquido, é um tipo de plástico que, ao entrar em contato com um agente catalisador endurece, se tornando uma superfície sólida e rígida.

Pode ser aplicada sobre outros revestimentos como pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras, ardósias ou contrapisos. É um material resistente, durável e de fácil limpeza.

Papel de parede

Resistente a água e vapor, o papel de parede específico para uso no banheiro aguenta bem o contato com a água, inclusive na área do chuveiro, desde que não haja infiltração interna.

O papel de parede tem uma cola própria, é fácil de aplicar e limpar e ainda oferece alta durabilidade. O modelo que imita concreto queimado é um dos mais pedidos em projetos elegantes de decoração.

Pastilhas

As pastilhas são um excelente material para substituir o azulejo para banheiro. Elas são bastante utilizadas, pois conferem ao ambiente um ar de luxo e sofisticação. Além das tradicionais pastilhas de vidro de várias cores, ainda há opções em metal, que dão um acabamento diferenciado ao ambiente.

No entanto, as pastilhas não são adequadas para quem procura um revestimento antiderrapante. Por isso, o ideal é usar o material nas paredes. Além isso, a aplicação só deve ser feita por um profissional experiente.

Porcelanato

O porcelanato é um material que vai deixar seu banheiro muito bonito e elegante. Além disso, é durável e resistente à abrasão e desgastes físicos. No entanto, seu custo é relativamente alto comparado a outros tipos de revestimento.

Existem os modelos rústicos, que são menos escorregadios. O revestimento é encontrado em diversas cores e pode ser usado em todo o ambiente, desde o piso até o teto.

Azulejos de plástico

Esse material é outra excelente alternativa para substituir o tradicional azulejo para banheiro. Ele é leve, resistente, impermeável, bonito e deixa o banheiro com a aparência renovada!

Para aplicar é bem simples e não exige manutenção, além de a limpeza ser bem fácil, com água e sabão. O azulejo de plástico é encontrado em diversos tipos de estampas e cores.

Adesivo vinílico

Os adesivos de vinil são uma boa opção para substituir ou, até mesmo, cobrir os azulejos do banheiro. Os adesivos podem ser comprados em cartelas prontas com diversos tipos de desenhos ou você pode encomendar materiais personalizados para combinar com o restante da decoração do ambiente.

Os adesivos podem ser utilizados em apenas uma parte ou cobrir totalmente a parede, de acordo com o gosto do morador. Para quem aluga o imóvel, usar o adesivo sobre o revestimento é uma ótima forma de conservar o banheiro e evitar a necessidade de reformas quando termina o contrato de locação.

Mármore ou granito

O mármore e o granito são revestimentos muito utilizados na arquitetura e são excelentes opções para substituir o uso do azulejo para banheiro. Eles são pedras naturais que, apesar da semelhança, possuem características diferentes, como a composição das pedras.

Os dois tipos de pedras deixam o banheiro com um ar de luxo e sofisticação. São bastante resistentes e fáceis de lavar, mas têm um custo relativamente alto. Podem ser utilizados nas paredes, nos pisos, nas pias e bancadas do banheiro. Mas, o custo fica bem alto quando todo o ambiente é revestido com um desses materiais.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico, atualmente, é um dos revestimentos para banheiro mais bonitos. O material é encontrado em desenhos de diversas cores e formatos, que podem ser coloridos ou em cores mais neutras. Ele cria um ambiente retrô, dando ao banheiro um ar de sofisticação e deixando o cômodo mais alegre.

No entanto, o material tem uma desvantagem: seu custo. O valor é mais alto porque o ladrilho hidráulico é feito de forma artesanal, o que encarece sua aplicação no banheiro. Além disso, o ladrilho deve ser impermeabilizado para que os desenhos não fiquem deteriorados com o tempo.

Essas são as opções de revestimento para usar em vez de aplicar azulejo para banheiro. Todos deixam o ambiente bonito e moderno, mas a escolha deve ser feita de acordo com o custo-benefício e o valor que você esteja disposto a pagar, pois alguns materiais têm um custo bem mais alto que outros.

Gostou de nossas dicas sobre revestimentos para deixar seu banheiro mais moderno e bonito? Então continue a visita em nossa página para saber como decorar o lavabo de seu apartamento!