Alternativas ao azulejo para decorar seu banheiro

10 abril 2020

8 comentários
Parede decorada com azulejos para banheiro coloridos em decorado da MRV

Pensar em azulejo para banheiro é bastante comum no momento da finalização de uma obra ou reforma do apartamento. Aliás, sempre que o assunto é banheiro, as pessoas acreditam que o cômodo deve ser todo revestido com esse tipo de material, desde o piso até o teto.

Por isso, quando o ambiente tem acabamento de cerâmica por toda a parte, os moradores podem ficar insatisfeitos com a decoração.

Um dos motivos que levam o senso comum a adotar a aparência mais tradicional é crer que, dessa forma, a limpeza fica mais fácil. Mas é um engano, pois, pense: de que maneira normalmente se limpa os azulejos da parede de um banheiro? Com água, certo? Só que desse modo a umidade acumulada no rejunte que une as peças pode acabar provocando mofo, o que dá uma aparência ruim às paredes.

Apesar de ter um bom custo-benefício, não é necessário utilizar somente azulejos no banheiro, há outros tipos de revestimentos que oferecem um resultado estético bem melhor. Veja quais são eles!

Revestimento vinílico

O revestimento vinílico também faz sucesso entre os arquitetos, especialmente por ser rápido e fácil de aplicar. Em questão de horas, já dá para renovar a aparência do banheiro, com as mais diversas estampas que as lojas especializadas oferecem.

Além disso, o vinil também é prático porque se adapta a todos os tipos de superfície, como o próprio azulejo, o reboco, a tinta e o gesso. 

Resina epóxi

A resina epóxi, por sua vez, tem alta resistência a água e produtos de limpeza. O material, também conhecido como porcelanato líquido, é um tipo de plástico que, ao entrar em contato com um agente catalisador, endurece se tornando uma superfície sólida e rígida.

Pode ser aplicada sobre outros revestimentos como pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras, ardósias ou contrapisos. É um material resistente, durável e de fácil limpeza.

Papel de parede

Resistente a água e vapor, o papel de parede específico para uso no banheiro aguenta bem o contato com a água, inclusive na área do chuveiro, desde que não haja infiltração interna.

O papel de parede tem uma cola própria, é fácil de aplicar e limpar e ainda oferece alta durabilidade. O modelo que imita concreto queimado é um dos mais pedidos em projetos elegantes de decoração.

Pastilhas

As pastilhas são um excelente material para substituir o azulejo para banheiro. Elas são bastante utilizadas, pois conferem ao ambiente um ar de luxo e sofisticação. Além das tradicionais pastilhas de vidro de várias cores, ainda há opções em metal, que dão um acabamento diferenciado ao ambiente.

No entanto, as pastilhas não são adequadas para quem procura um revestimento antiderrapante. Por isso, o ideal é usar o material nas paredes. Além isso, a aplicação só deve ser feita por um profissional experiente.

Porcelanato

O porcelanato é um material que vai deixar seu banheiro muito bonito e elegante. Além disso, é durável e resistente a abrasão e desgastes físicos. No entanto, seu custo é relativamente alto comparado a outros tipos de revestimento.

Existem os modelos rústicos, que são menos escorregadios, e os rústicos. O revestimento é encontrado em diversas cores e pode ser usado em todo o ambiente, desde o piso até o teto.

Azulejos de plástico

Esse material é outra excelente alternativa para substituir o tradicional azulejo para banheiro. Ele é leve, resistente, impermeável, bonito e deixa o banheiro com a aparência renovada!

Para aplicar é bem simples e não exige manutenção, além da limpeza ser bem fácil – com água e sabão. O azulejo de plástico é encontrado em diversos tipos de estampas e cores.

Adesivo vinílico

Os adesivos de vinil são uma boa opção para substituir ou, até mesmo, cobrir os azulejos do banheiro. Os adesivos podem ser comprados em cartelas prontas com diversos tipos de desenhos ou você pode encomendar materiais personalizados para combinar com o restante da decoração do ambiente.

Os adesivos podem ser utilizados em apenas uma parte ou cobrir totalmente a parede, isso vai do gosto do morador. Para quem mora de aluguel, usar o adesivo sobre o revestimento é uma ótima forma de conservar o banheiro e evitar a necessidade de reformas quando termina o contrato de locação.

Mármore ou granito

O mármore e o granito são revestimentos muito utilizados na arquitetura e são excelentes opções para substituir o uso do azulejo para banheiro. Eles são pedras naturais que, apesar da semelhança, possuem características diferentes, como a composição das pedras.

Os dois tipos de pedras deixam o banheiro com um ar de luxo e sofisticação. São bastante resistentes e fáceis de lavar, mas têm um custo relativamente alto. Podem ser utilizados nas paredes, nos pisos, nas pias e bancadas do banheiro. Mas o custo fica bem alto quando todo o ambiente é revestido com um desses materiais.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é um dos revestimentos para banheiro mais bonitos atualmente. O material é encontrado em desenhos de diversas cores e formatos, que podem ser coloridos ou em cores mais neutras. Ele cria um ambiente retrô, dando ao banheiro um ar de sofisticação e deixando o cômodo mais alegre.

No entanto, o material tem uma desvantagem: seu custo. O valor é mais alto porque o ladrilho hidráulico é feito de forma artesanal, o que encarece sua aplicação no banheiro. Além disso, o ladrilho deve ser impermeabilizado para que os desenhos não fiquem deteriorados com o tempo.

Essas são as opções de revestimento para usar em vez de aplicar azulejo para banheiro. Todos deixam o ambiente bonito e moderno, mas a escolha deve ser feita de acordo com o custo-benefício e o valor que você esteja disposto a pagar, pois alguns materiais têm um custo bem mais alto que outros.

Gostou de nossas dicas sobre revestimentos para deixar seu banheiro mais moderno e bonito? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe as postagens do blog! Temos novidades sempre!

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Sonia
Sonia disse: 10 abril 2020
Lindo mesmo...!
MRV
MRV disse: 14 abril 2020
Olá Sonia, como vai?

Ficamos felizes em saber que você gostou das nossas dicas para transformar a decoração do seu banheiro. Assim como este post, sempre compartilhamos dicas como essas aqui no Blog da MRV. por isso, é muito importante acompanhar nossas publicações. Aproveite e assine nossa News para você receber sempre em primeira mão nosso conteúdo!
Yuri
Yuri disse: 21 abril 2020
Muito interessante. Bom post
MRV
MRV disse: 22 abril 2020
Olá Yuri, tudo bem?

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso post sobre alternativas para azulejos de banheiro. Para continuar recebendo conteúdos interessantes como este, assine a nossa News e fique por dentro de todas as novidades que postamos aqui no Blog da MRV!
Marianne Souza
Marianne Souza disse: 24 maio 2020
Podemos trocar ou aumentsr o numero de tomadas ????
MRV
MRV disse: 25 maio 2020
Olá Marianne, como vai?

Com relação a reformas que envolvam modificações estruturais como cortes em parede para ampliação do número de tomadas do apartamento, nós não recomendamos este tipo de modificação. Pois, alterar estes itens pode comprometer a estrutura e integridade do imóvel. Tendo em vista que a quantidade de pontos de tomadas foram pensados para o ambiente. Aumentá-las poderá acarretar em risco de incêndio. Caso ainda tenha alguma dúvida, acesse a nova Plataforma MRV na área de Clientes através do Meu Apê MRV e entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente!
Daiane
Daiane disse: 07 julho 2020
Olá posso trocar a pia da cozinha de lugar?
MRV
MRV disse: 27 julho 2020
Olá Daiane, tudo bem?

Você pode entrar em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV e tirar todas as suas dúvidas com relação a reformas estruturais em seu MRV. Aguardamos seu contato!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório