Alugar ou comprar imóveis: entenda por que é melhor ter um imóvel próprio

06 abril 2022

Casal de mudança para o novo apartamento que acabam de comprar

O que você considera mais vantajoso entre comprar ou alugar um imóvel? Muitas pessoas se deparam com essa dúvida, e fica ainda mais difícil decidir quando existe o receio de assumir um compromisso financeiro a longo prazo.

Embora o aluguel seja mais barato do que a prestação de um financiamento em muitas situações, ele traz prejuízos depois de um tempo.

Isso acontece porque o morador acaba pagando por algo que não gera retorno. Além disso, quem decide comprar um imóvel pode contar com condições facilitadas para os mais diversos perfis de renda.

Neste post, selecionamos informações importantes sobre a compra ou o aluguel de um imóvel. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto e ter uma base mais sólida para tomar sua decisão!

Confira quais são as diferenças entre comprar e alugar um imóvel

Caso ainda existam dúvidas sobre as vantagens de adquirir um imóvel próprio, continue a leitura e confira algumas diferenças entre as duas opções.

Estabilidade

Um fator importante a ser considerado diz respeito à estabilidade. São comuns os casos em que pessoas que moram de aluguel precisam desocupar o imóvel repentinamente, mesmo com o pagamento em dia, e buscar outro lugar para viver às pressas.

Como se não bastasse ter que recomeçar do zero, muitas vezes em locais distantes, a cada novo contrato de aluguel são exigidas novas garantias.

Isso significa que é preciso recorrer novamente a um fiador ou a soluções alternativas, como o seguro fiança.

Quando o imóvel é seu, as condições para planejar o futuro são melhores, afinal, você já se estabeleceu no lugar e sabe exatamente o quanto tem que desembolsar para manter o imóvel em dia, sem os riscos de mudanças repentinas e novos contratos.

Valorização

Ao comprar um imóvel, a valorização com o passar do tempo passa a ser uma realidade, o que pode favorecer uma venda no momento que você achar mais interessante.

Assim, se um dia você desejar se desfazer da propriedade, não só o valor investido será recuperado, como você pode ter um lucro alto com a transação.

Quando falamos de aluguel, essa oportunidade deixa de existir. Tudo o que foi pago fica para trás, sem qualquer chance de retorno.

A partir desse ponto de vista financeiro, até mesmo uma eventual desvalorização do imóvel seria mais vantajosa do que permanecer por anos morando de aluguel.

Autonomia

Se você mora de aluguel e já tentou mudar algo no local, deve saber o quanto é difícil adaptar um imóvel às suas necessidades. Cada reforma deve ser autorizada pelo proprietário, que pode simplesmente não aceitar as mudanças.

Mesmo quando é possível mexer no imóvel, outra questão pode causar dores de cabeça: quem pagará pela obra.

Sem contar que, se o inquilino decidir arcar sozinho com as despesas, estará investindo em algo que não é dele, o que não acontece em um imóvel próprio.

Outro ponto que vale ser ressaltado são as expectativas em relação a receber amigos e familiares no seu lar. Em imóveis alugados, uma simples festinha de aniversário já pode se tornar um transtorno.

No imóvel próprio, tudo é pensado de forma personalizada, para criar memórias incríveis de todas as datas comemorativas.

Controle Financeiro

Só quem mora de aluguel sabe o que é tomar um susto com o reajuste do IGPM. O índice é usado para medir a variação de preços na hora de saber se houve inflação ou deflação. Uma de suas principais aplicações é nos contratos de aluguel.

Dessa forma, uma vez por ano, o proprietário do imóvel faz ajustes no valor cobrado mensalmente, conforme o IGPM registrado no ano anterior.

O principal problema, aqui, é que os valores aumentam todos os anos, e isso proporciona uma desorganização financeira, já que, muitas vezes, a renda das pessoas não acompanha os ajustes.

Como resultado do aluguel cada vez mais caro, sua família pode precisar economizar em outras contas.

No caso do imóvel próprio, não existem surpresas: você sabe exatamente quais são os custos para manter tudo funcionando e, no máximo, precisa se ajustar ao valor do IPTU, indispensável na hora de fazer o dinheiro durar até o final do mês e usá-lo com sabedoria.

Comprar apartamento na planta

Diferentemente de alugar um imóvel, onde o inquilino não pode fazer alterações, a compra na planta traz a possibilidade de personalizar cada detalhe.

Com esse tipo de compra, você pode listar tudo o que é indispensável na sua casa dos sonhos para tornar realidade.

A principal vantagem está na possibilidade de tomar decisões na obra, com preços mais acessíveis em relação aos aspectos que envolvem a construção e ao imóvel em si.

Além de ter um lar que atende às suas necessidades minuciosamente, optar por comprar na planta traz a chance de acompanhar o desenvolvimento da estrutura e suas modernidades.

Com todo esse planejamento, os detalhes da mudança ficam mais alinhados e é mais fácil se preparar para o grande dia.

No entanto, a compra na planta só é realmente vantajosa para quem pode esperar até que o imóvel fique disponível, arcando com as parcelas e com o aluguel.

Segurança no futuro

Por mais que ninguém compre a casa dos sonhos para vendê-la no curto prazo, imprevistos acontecem, e você pode se deparar com aquelas situações em que é preciso ter dinheiro com urgência.

Como falamos anteriormente, comprar um imóvel é uma segurança de patrimônio, e isso pode ser usado de diversas maneiras.

Existe, por exemplo, a possibilidade de usar o imóvel no formato de aposentadoria imobiliária, em que a pessoa faz a compra para vender no valor de mercado ou alugar o imóvel para ter mais uma fonte de renda no futuro.

Se, com o passar dos anos, acontecer a conquista de mais um apartamento ou casa, o primeiro imóvel pode ser alugado e melhorar ainda mais a qualidade de vida da família.

Condições facilitadas 

Muitas pessoas ficam em dúvida entre comprar ou alugar um imóvel por acreditarem que precisam ter uma renda muito alta para arcar com as parcelas de um financiamento.

Existem opções de compra facilitadas, que atendem aos mais diversos tipos de renda, até mesmo autônomos podem realizar o sonho da casa própria, com parcelas que cabem no bolso.

Um bom exemplo disso é o Programa Casa Verde e Amarela, que tem as taxas de juros mais baixas para todo o Brasil. Além da grande facilidade para financiar o imóvel, a quitação pode ser feita em até 360 meses.

As taxas são bem abaixo dos valores praticados no mercado e variam conforme a renda familiar, o estado e a cidade do imóvel desejado.

A melhor parte é que, com o programa, parte do valor do imóvel será pago pelo Governo Federal. É uma grande chance de dar adeus ao aluguel, usar o saldo do FGTS na compra da casa própria e tirar os sonhos do papel sem se comprometer financeiramente.

Entenda como se organizar para comprar um imóvel

Se, durante a pesquisa entre comprar ou alugar um imóvel, surgirem dúvidas sobre a melhor maneira de organizar suas finanças, saiba que existem algumas dicas importantes para realizar os seus objetivos. Veja, a seguir!

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

Para começar, coloque suas finanças em dia. Tome nota de todas as suas receitas e despesas, e estabeleça uma meta mensal de poupança. Faça um esforço para eliminar as dívidas e as compras parceladas.

Economize para que o valor da entrada seja o maior possível, pois isso reduz as prestações do financiamento.

Essa prática é bastante interessante na busca pela disciplina financeira, porque o valor economizado mensalmente para a entrada funciona como uma espécie de prévia do que será pago nas parcelas.

Quando chegar o momento de arcar com essas despesas, fica mais simples administrar todas as outras contas que envolvem o funcionamento de uma casa sem pesar no bolso.

Se as dívidas forem altas em um primeiro momento, uma boa dica é buscar opções de renda extras. Você pode aproveitar as vantagens do home office e trabalhar nas horas vagas, montando um bazar, vendendo bolos ou produzindo conteúdo, por exemplo.

INVESTIMENTOS

Poupar sempre é bom, mas colocando o dinheiro para trabalhar a seu favor, os resultados serão ainda melhores. Não se contente em deixar suas reservas na poupança.

Pesquise as opções existentes, de acordo com o tempo que você pretende esperar até a compra.

GASTOS EXTRAS

Saiba que os gastos com a compra de um imóvel não se limitam à entrada e às prestações. Faça uma reserva financeira para arcar com despesas como certidões, taxas, impostos e seguros, para não ter surpresas com os gastos extras.

Além disso, é importante se preparar para as despesas com a mudança e a personalização da casa nova.

ESCOLHA CONSCIENTE

Não faça uma escolha precipitada. Procure imóveis que atendam às suas necessidades e que caibam no seu bolso. Conheça as opções de financiamento, faça simulações e pesquise as condições mais favoráveis.

CONVERSA COM A FAMÍLI

Na hora de tirar o sonho da casa própria do papel, é muito importante ter um planejamento e cumprir cada etapa com disciplina.

Em um primeiro momento, pode parecer desafiador economizar, mas saiba que as adaptações que você terá que fazer vão valer a pena.

Para que esse processo se torne mais rápido e simples, é indispensável contar com a ajuda de todos que vão participar da nova empreitada.

É interessante conversar com os membros da sua família e explicar a realidade financeira do momento, como essa organização vai ser possível e o caminho a ser percorrido para isso.

Entender os motivos de algumas substituições faz toda a diferença no momento de não ceder aos impulsos de compra.

Por exemplo: quando a pizza de domingo se torna uma boa comida caseira para poupar, é preciso manter o foco nos objetivos.

Vale estender essa conversa sobre prioridades também aos amigos mais próximos e fazer programas que se encaixam nessa fase de economia.

A dúvida entre comprar ou alugar um imóvel se desfaz quando apresentamos as vantagens de ter a casa própria, não é mesmo?

A verdade é que, com um bom planejamento, não há motivos para ter medo de assumir o compromisso com o financiamento.

O mais importante é estudar bem a situação para tomar as melhores decisões e contar com as facilidades oferecidas no mercado.

Gostou das informações do artigo e quer saber como realizar o sonho da casa própria? Entre em contato com a MRV e receba atendimento personalizado!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório