Dicas para decorar apartamento com área privativa

06 março 2020

2 comentários
Apartamento com área privativa da MRV com um lindo jardim de inverno

As vantagens de um apartamento com área privativa são muitas. Esse espaço extra pode fazer toda a diferença no dia a dia dos moradores, seja como espaço para receber visitas, seja para usar de uma forma versátil, como brinquedoteca, academia ou horta doméstica.

Independentemente do uso da área privativa, uma coisa nunca muda: manter uma decoração bonita e harmoniosa, que combine com a personalidade de quem mora no local e seja adequada ao espaço e às funcionalidades dele é indispensável!

Vantagens de comprar um apartamento com área privativa

A área privativa é um espaço extra presente nos apartamentos do térreo de um prédio. Esse conceito é diferente do de área comum, que trata das áreas utilizadas por todos os moradores do edifício, já que é exclusivo dos moradores desse andar.

Além disso, também é diferente do termo área útil, que diz respeito à toda área utilizável do prédio, é da área total, que é a soma de todos os espaços do prédio, comuns ou não. Na prática, é toda a versatilidade da área privativa que a torna tão atrativa para os moradores.

No dia a dia, esse espaço é ótimo para receber a família e amigos. Melhor ainda se você utilizá-lo como uma cozinha gourmet ou como uma sala de cinema. Fazer uma brinquedoteca para as crianças também é uma possibilidade, assim como fazer uma horta doméstica ou mesmo um jardim vertical.

Usar o espaço para instalar aparelhos de ginástica é outra ideia para quem quer colocar mais saúde na rotina. Além disso, usar a área como um ambiente de spa é outra boa opção. Por fim, para quem tem animais, o ambiente também pode ser uma ótimo espaço para os pets.

A verdade é que você pode usar o seu apartamento com área privativa da forma que for melhor para as suas necessidades e preferências. É preciso apenas ter atenção para a necessidade de consultar o síndico em caso de reforma.

Como decorar apartamento com área privativa

O primeiro passo para ter o seu apartamento decorado dos sonhos é pensar em qual será o uso dele. Isso porque a decoração de uma brinquedoteca é muito diferente da de uma cozinha gourmet, por exemplo. Assim, é importante definir qual será a funcionalidade da área privativa antes de tudo.

Depois, é preciso definir o estilo do espaço e aqui existem várias opções. Uma decoração rústica é marcada pelos móveis de madeira e transmite um toque campestre ao ambiente. Já a decoração clean é mais minimalista, com tons neutros e discretos.

O estilo retrô, por sua vez, tem como marca os pés palitos e outras características dos móveis e itens vintage. A decoração moderna, por outro lado, possui traços mais retos, com cores marcantes ou clássicas. Por fim, o estilo romântico transmite delicadeza a partir de móveis em tons neutros.

Após escolher o estilo da decoração, é hora de decidir os móveis para a decoração do apartamento.

Pensando em um espaço para reunir os amigos e familiares, um conjunto de mesas e cadeiras é algo necessário. Nesse caso, pense em materiais resistentes e em um design que combine com o estilo de decoração que você escolheu.

Falando nesse estilo, você pode deixá-lo bem marcado em móveis como os sofás e em itens como as almofadas. Há diversos modelos disponíveis no mercado que combinam com qualquer decoração, basta escolher os itens que harmonizam com o estilo que será usado na sua área privativa decorada.

Se você quer uma área privativa para relaxar, uma jacuzzi é sempre uma boa opção. E para promover almoços e jantares para a família e os amigos, a churrasqueira também não pode faltar, seja uma churrasqueira à carvão, elétrica ou a gás.

A iluminação é outro ponto importante na decoração de apartamento. Há várias opções para você promover um clima relaxante com a iluminação certa na sua área privativa, desde plafons e spots até arandelas e pendentes, sempre combinando com a sua decoração.

Se você vai usar o seu apartamento com área privativa para investir em uma horta, lembre-se de contar com vasos, cachepots e jardineiras de boa qualidade e durabilidade. Você também pode ter um jardim vertical adquirindo treliças e painéis prontos ou fazendo o seu próprio painel.

Os pisos e revestimentos de parede também são importantes para dar o estilo que você deseja ao espaço. Uma boa dica para a decoração de apartamento pequeno é usar cores claras, que ajudam a aumentar a sensação de amplitude no local.

Como cobrir área privativa de apartamento

Para cobrir a área privativa do apartamento, você pode construir uma cobertura fixa, lembrando de que é necessário consultar o síndico para esse tipo de obra. Outras opções mais baratas, por outro lado, são a instalação de um toldo, de um pergolado ou de um gazebo para ter uma área coberta.

Hoje, há diversos modelos de toldos modernos, que deixam o ambiente bonito ao mesmo tempo em que garantem proteção contra a luz solar ou chuvas. O mesmo vale para os gazebos, que podem ser instalados e retirados sempre que necessário. Por fim, os pergolados também são uma alternativa interessante para espaços externos, como são as áreas privativas.

Agora que você já sabe por que investir em um apartamento com área privativa e como decorar esse espaço tão versátil, compartilhe este artigo com seus amigos também!

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

José Maria Nogueira Fogaça Júnior
Muito bom tudo isso. A preocupação de minha mulher Sandra é qual o melhor posicionamento da mesa e cadeiras, para facilitar o acesso a pequena área externa . Vide planta do condomínio Serra Bonita .
MRV
MRV disse: 26 maio 2020
Olá José Maria, como vai?

Entendemos a sua preocupação. Mas se observar a planta do empreendimento, verá que poderá colocar sem problemas a mesa de jantar junto a ilha americana, a bancada, da cozinha. Assim você garante passagem para a área privativa. Recomendamos apenas que antes de instalar o jogo de cadeiras e mesa de jantar, você verifique o tamanho correto da mobília para o espaço!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório