As vantagens de um apartamento com área privativa são muitas. Esse espaço extra pode fazer toda a diferença no dia a dia dos moradores, seja como o ambiente perfeito para receber visitas, seja para usar de uma forma versátil, como brinquedoteca, academia ou horta doméstica.

Independentemente do uso do ambiente, uma coisa nunca muda: manter uma decoração bonita e harmoniosa, que combine com a personalidade de quem mora no local e se conecte com as funcionalidades dele é indispensável.

Dessa maneira, vale montar um planejamento detalhado que te ajude a encontrar o estilo ideal com foco em suas necessidades.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para decorar um apartamento com área privativa. Acompanhe!

Entenda as opções para a área privativa

A área privativa é um espaço extra presente nos apartamentos do térreo de um prédio. Esse conceito é diferente do de área comum, que trata dos ambientes utilizados por todos os moradores do edifício, já que é exclusivo dos moradores desse andar.

Reprodução Pinterest

Além disso, também é diferente do termo área útil, que diz respeito a toda parte utilizável do prédio, é da área total, que é a soma de todos os espaços do prédio, comuns ou não. Na prática, é toda a versatilidade da área privativa que a torna tão atrativa para os moradores.

No dia a dia, esse espaço é ótimo para receber a família e amigos. Melhor ainda se você utilizá-lo como uma cozinha gourmet ou como uma sala de cinema. Fazer uma brinquedoteca para as crianças também é uma possibilidade, assim como fazer uma horta doméstica ou mesmo um jardim vertical.

Se o apartamento com área privativa será usado para investir em uma horta, lembre-se que é preciso contar com vasos, cachepots e jardineiras de boa qualidade e durabilidade. Você também pode ter um jardim vertical adquirindo treliças e painéis prontos ou fazendo o seu próprio painel.

Usar o espaço para instalar aparelhos de ginástica é outra ideia para quem quer colocar mais saúde na rotina. Além disso, usar a área como um ambiente de spa é outra boa opção. Por fim, para quem tem animais, o ambiente também pode ser um ótimo espaço para os pets.

A verdade é que você pode usar o seu apartamento com área privativa da forma que for melhor para as suas necessidades e preferências. É preciso apenas ter atenção para a necessidade de consultar o síndico em caso de reforma, o que inclui o fechamento superior do espaço, geralmente com vidro, a depender da opção de uso do espaço.

Defina o uso do espaço

O primeiro passo para ter o seu apartamento decorado dos sonhos é pensar em qual será o uso dele. Isso porque a decoração de uma brinquedoteca é muito diferente da executada em uma cozinha gourmet, por exemplo. Assim, é importante definir qual será a funcionalidade da área privativa antes de tudo.

Depois, é preciso identificar o estilo do espaço e aqui existem várias opções. Uma decoração rústica é marcada pelos móveis de madeira e transmite um toque campestre ao ambiente. Já a decoração clean é mais minimalista, com tons neutros e discretos.

O estilo retrô, por sua vez, tem como marca os pés palitos e outras características dos móveis e itens vintage. A decoração moderna, por outro lado, tem traços mais retos, com cores marcantes ou clássicas. Por fim, o estilo romântico transmite delicadeza a partir de móveis em tons neutros.

Escolha os móveis cuidadosamente

Após escolher o estilo da decoração, é hora de decidir os móveis para a decoração do apartamento. Pensando em um espaço para reunir os amigos e familiares, um conjunto de mesas e cadeiras é algo necessário. Nesse caso, pense em materiais resistentes e em um design que combine com o estilo de decoração que você escolheu.

Falando nesse estilo, você pode deixá-lo bem marcado em móveis como os sofás e em itens como as almofadas. Há diversos modelos disponíveis no mercado que combinam com qualquer decoração, basta escolher os itens que harmonizam com o estilo que será usado na sua área privativa decorada.

Se você quer uma área privativa para relaxar, uma jacuzzi é sempre uma boa opção. Para promover almoços e jantares para a família e os amigos, a churrasqueira também não pode faltar, seja um modelo a carvão, elétrico ou a gás.

Iluminação

A iluminação é outro ponto importante na decoração de apartamento. Há várias opções para promover um clima relaxante com a iluminação certa na sua área privativa, desde plafons e spots até arandelas e pendentes, sempre combinando com a sua decoração.

Os pisos e revestimentos de parede também são importantes para dar o estilo que você deseja ao espaço. Uma boa dica para a decoração de apartamento pequeno é usar cores claras, que ajudam a aumentar a sensação de amplitude no local.

Cubra a área privativa do seu apartamento

Para cobrir a área privativa do apartamento, o melhor caminho é construir uma cobertura fixa, lembrando de que é necessário consultar o síndico para esse tipo de obra. Outras opções mais baratas são a instalação de um toldo, de um pergolado ou de um gazebo para ter uma área coberta, mas em muitas edificações o padrão é o uso vidro laminado.

Hoje, há diversos modelos de toldos modernos, que deixam o ambiente bonito ao mesmo tempo em que garantem proteção contra a luz solar ou chuvas. O mesmo vale para os gazebos, que podem ser instalados e retirados sempre que necessário.

Por fim, os pergolados também são uma alternativa interessante para espaços externos, como são as áreas privativas.

Use itens de madeira

Os artigos de decoração em madeira são excelentes opções para quem deseja aproveitar ao ar livre em família. Aqui, vale apostar em tudo o que traga um estilo rústico chique, sem deixar o conforto de lado.

Entre as principais opções estão uma ampla mesa de churrasco para fazer as refeições, espreguiçadeiras, bancos e até mesmo balanços para distrair os pequenos na hora das brincadeiras.

No entanto, caso o seu apartamento seja compacto, é necessário ter um cuidado especial com o tamanho das escolhas com o objetivo de não obstruir a passagem ou deixar o cômodo desconfortável.

Vale ressaltar também que tudo que ficar no ambiente deve ter um material especial para exposição em regiões que pegam sol, por exemplo, e alta durabilidade. Caso o fechamento da área não seja total, é importante investir em peças que sejam resistentes à chuva.

Coloque artigos decorativos

O principal segredo para deixar a área privativa cada vez mais confortável é trazer elementos decorativos que tenham tudo a ver com o estilo do local e apresente personalidade e elegância. Pode ser desde um vaso de plantas com uma cor chamativa até mesmo um varal de fotos com lâmpadas.

O que vale, aqui, é colocar a criatividade em prática para deixar cada detalhe como você sempre sonhou e atentar também para não dificultar a higienização do local.

Priorize o multifuncional

Não importa qual seja a quantidade de espaço disponível, se torna essencial priorizar as opções multifuncionais. A mesa que citamos em caso de área com churrasco ou até mesmo almoço ao ar livre, deve ser dobrável para otimizar o ambiente.

Assim, quando surgir a necessidade é possível mudar a organização e deixá-la aberta conforme a quantidade de pessoas presentes e a proposta do evento. Veja, a seguir, outras opções de móveis multifuncionais:

  • mesa com gaveta embutida;
  • puff com compartimento;
  • bancada inteligente;
  • cadeira de balanço redonda.

Vale ressaltar que o espaço é excelente para garantir conforto e segurança em família e isso exige atenção especial. Use decoração discreta que não interfira nos vizinhos e não corra risco de cair nada do outro lado, como um vaso colocado no lugar errado, por exemplo.

Pronto! Agora que você já sabe por que investir em um apartamento com esse espaço a mais e ter mais estilo e conforto em sua casa. Os apartamentos MRV que têm área privativa são excelentes opções por conta da maior valorização do imóvel e da possibilidade de se divertir em família com conforto e segurança.

Tags