Apartamento com área privativa: conheça as vantagens

30 outubro 2018

6 comentários
Sala de estar com vista para a área privativa do apartamento

O apartamento com área privativa tem sido muito procurado por quem vai comprar ou alugar. Ele consiste em um espaço reservado ao imóvel, que você pode usar para diversos fins. Já que os apartamentos de hoje em dia são menores e primam pela praticidade, essas áreas servem para trazer um espaço a mais para você e sua família.

Quer saber algumas vantagens de optar por um apartamento com área privativa? Continue a leitura e conheça algumas delas!

Você tem mais espaço para reuniões em família

Imagine poder comemorar as festas de final de ano dentro do seu próprio lar e chamar a família? Nos apartamentos com área privativa, é possível reservar um espaço para colocar uma mesinha para reunir os amigos com um carrinho de bebidas e até uma churrasqueira portátil.

Você pode colocar aparelhos de ginástica

Que tal ter uma pequena academia em casa? É fato que muita gente não se exercita mais por vergonha de ir até a academia ou por preguiça de ter que sair de casa. Se esse for o seu caso, aproveite a área privativa do apartamento para colocar alguns aparelhos de ginástica, um colchonete e comece a se exercitar!

Se preferir, você pode fazer uma pequena horta

O apartamento com área privativa tem a vantagem de oferecer um espaço personalizado para o proprietário fazer o que quiser. Uma ideia muito interessante é fazer uma pequena horta, com os temperos que você mais usa no dia a dia.

E as paredes também podem ser aproveitadas! Você pode usá-las para fazer um jardim vertical, com as flores e plantas de que você mais gosta. É só pesquisar quais espécies se desenvolvem melhor nesse tipo de ambiente e cuidar para ter um lindo jardim!

Seu imóvel será mais valorizado

Normalmente, um imóvel que tem uma área privativa tende a ser mais valorizado que os outros no mesmo condomínio. Essa valorização faz total sentido, já que esse é um espaço a mais para garantir a privacidade e trazer mais qualidade de vida ao morador. Portanto, quando você opta por comprar um apartamento com área privativa, pode ter certeza de que ele será um excelente diferencial se um dia precisar vendê-lo ou alugá-lo.

Você tem mais conforto, segurança e privacidade para a família

Nos dias atuais, quem não quer ter mais segurança dentro de casa? A área privativa proporciona vários momentos de lazer em família sem precisar sair de casa. O conforto de se estar em casa também é um grande diferencial, assim como a privacidade, já que todos podem se divertir sem precisar usar as áreas de lazer comuns do prédio, se não quiserem.

O apartamento com área privativa é uma excelente escolha na hora de comprar um apartamento. Ela proporciona versatilidade para o proprietário construir uma área de lazer para relaxar com a família e pode até ser um complemento do imóvel, sendo usada como um depósito, por exemplo.

Facilidade de acesso 

Pode até parecer sem importância à primeira vista, mas a facilidade de acessar rápido a área privativa costuma fazer muita diferença na vida dos moradores do apartamento. 

Isso, porque, quando comparado à cobertura, você não precisa pegar escadas ou elevadores para chegar até ela. Ou seja, seus convidados, em caso de recepções, ganham mais conforto.

Além disso, na área privativa, a família pode conversar de maneira descontraída — de pijamas, até — sem nenhum constrangimento. Na prática, só quem já passou por vizinhos espiando da janela sabe o quanto isso é invasivo. O conforto de ter privacidade a qualquer momento representa um grande diferencial que conta muitos pontos na hora de escolher o apartamento. 

Segurança das crianças

Quem tem filhos pequenos sabe o quanto é complicado permanecer o tempo todo de olho nas brincadeiras no playground docondomínio. Quando as crianças preferem brincar na casa dos coleguinhas, então, a preocupação costuma ser dobrada.

A área privativa, em uma situação como essa, tende a facilitar muito o dia a dia dos pais, já que pode se tornar, também, uma brinquedoteca com total segurança e tranquilidade. 

O mais importante é ter em mente que o espaço pode ser projetado com bastante criatividade de acordo com a idade dos filhos, sendo adaptado conforme o crescimento deles.

Sem contar que, ao receber os amigos em casa, vocês podem deixar todos brincando na área privativa enquanto jantam na sala principal, por exemplo. Assim, fica muito mais simples dar uma olhadinha nas crianças sempre que quiser sem precisar pegar elevador ou se deslocar por longas distâncias. Veja, a seguir, alguns brinquedos que podem ser instalados:

  • escorregador inflável;
  • tapete de números;
  • mesa de pingue-pongue;
  • pula-pula;
  • mesa de video game. 

Cozinha gourmet

Agora, se você é um apaixonado por gastronomia, a área privativa oferece a chance de criar refeições maravilhosas. Ao ser transformado em uma cozinha gourmet, o espaço permite pensar fora da caixinha para ter praticamente um restaurante dentro de casa.

Isso, porque, em apartamentos, é muito comum que a cozinha principal tenha o tamanho reduzido, especialmente quando é dividida com a área de serviço. Ou seja, fazer receitas de experimentação é uma tarefa quase impossível.

Além disso, investir nesse quesito permite interações maiores entre a família, que pode cozinhar junta e fazer celebrações muito mais divertidas em datas comemorativas.  

Sala de cinema

Outra possibilidade muito interessante é usar a área privativa para fazer um verdadeiro cinema em casa. Dentro da mesma proposta da cozinha gourmet, os fãs da sétima arte conseguem transformar esse espaço dentro do apartamento em um momento romântico ou de relaxamento em família. 

Além do conforto de assistir aos filmes com o máximo de qualidade na imagem, você ainda ganha espaço para guardar a coleção de títulos e fazer desse pedaço da casa uma atração quando chega uma visita.

Diferentemente dos cinemas, que têm regras de alimentação e poltronas desconfortáveis, fazer sua própria sessão em casa abre um universo de possibilidades gastronômicas e até festas temáticas. Todo mundo que gosta de filmes já sonhou em reunir os amigos para comemorar o aniversário assistindo a um grande clássico com buffet completo. 

Conforto aos idosos

Como a maioria dos apartamentos com área privativa costuma ficar no primeiro andar, a facilidade de acesso ao espaço ajuda muito no deslocamento das pessoas idosas. Quem tem qualquer dificuldade de locomoção prefere morar em locais mais acessíveis, porém acaba ficando de fora dos pontos de lazer do condomínio. 

Dessa forma, o espaço privativo faz toda a diferença, por ser dentro da própria casa. Com isso, fica simples instalar lareira, fogueira, piscina ou até banheira de hidromassagem. Em casos em que os moradores precisam de cuidados especiais, você também pode optar por criar um centro de cuidados de fisioterapia ou qualquer outro tipo de tratamento. 

Spa relaxante

Todo mundo precisa de um espaço para ter um momento relaxante e desconectar os pensamentos do dia a dia de trabalho repleto de preocupações. Em função disso, ter um spa em casa se mostra uma ideia cada vez mais interessante, não é mesmo?

A área privativa oferece a possibilidade de criar um ambiente completamente diferente da proposta do restante do apartamento. Logo, ter um local reservado para se cuidar melhora muito a qualidade de vida das pessoas e deixa a casa cada vez mais confortável. 

Espaço pet

Muitos animais de estimação são considerados parte da família; por isso, ter uma área em que eles possam ficar à vontade conta muitos pontos.

O espaço privativo destinado ao conforto dos animais permite que os outros lugares da casa fiquem livres de sujeiras e deixa os bichinhos menos estressados por conta da estrutura do apartamento. Além disso, brincar com eles em um local exclusivo faz diferença na interação dos filhos com os animais, que se sentem mais animados em uma área temática.

Tudo depende, na verdade, do tamanho dos pets e da intenção dos proprietários em relação à composição do ambiente, já que, dentro de condomínios, as regras em relação a isso costumam ser rígidas. Então, antes de se decidir, o mais indicado é ler todas as regras de convivência, para não fazer investimentos que precisem ser alterados no futuro. 

Pronto! Agora você já sabe quais são as vantagens de ter um apartamento com área privativa. O mais importante é procurar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades e proporcione momentos de felicidade para a família. Só assim será possível aumentar o conforto sem deixar de lado uma estrutura personalizada, que traz um verdadeiro universo de possibilidades. 

Gostou de saber apartamentos com área privativa? Se você quiser receber mais dicas sobre imóveis, assine nossa newsletter e receba outros artigos como este diretamente em seu e-mail!

Comentários

João Fernando
João Fernando disse: 04 junho 2019
Bom dia! Gostaria de saber se na área privativa posso instalar uma pequena jacuzzi. Muito obrigado fico no aguardo da resposta.
MRV
MRV disse: 04 junho 2019
Bom dia João Fernando,

Recomendamos que você verifique com um profissional especializado para que ele possa fazer uma avaliação no local e fazer o projeto para você!
Ighor
Ighor disse: 11 junho 2019
É possível instalar churrasqueira a carvão? Ou somente elétrica/a gás? Outra coisa: É possível fazer cobertura? Existe um padrão? Nós empreendimentos já existentes, como costumam fazer? Poderia exemplificar com imagens, por gentileza? Obrigado !
MRV
MRV disse: 11 junho 2019
Boa tarde Ighor,

No caso da cobertura e churrasqueira, você precisa verificar na convenção de condomínio em que você mora, pois estes tópicos são definidos na implantação das regras!
Luzia
Luzia disse: 02 agosto 2019
Quais os materiais permitidos para fazer a cobertura da área privativa?
MRV
MRV disse: 05 agosto 2019
Olá Luiza!

Neste caso, recomendamos que você verifique com a convenção do Condomínio em que você mora. Pois as regras desde reformas até a utilização de áreas comuns estão registradas nesta convenção. Você pode procurar o síndico de seu condomínio e tirar essa dúvida diretamente com ele! 
smile

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório