Apartamento com dois ou três quartos: como escolher?  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Apartamento com dois ou três quartos: como escolher?

08 junho 2018


A realização do sonho da casa própria é uma grande conquista para a maioria dos brasileiros. No entanto, para poder se tornar real é necessário ter um bom planejamento financeiro e conhecimento sobre o mercado imobiliário. Dessa forma, é possível fazer uma escolha consciente e sem se endividar.

Diante de tantas opções do mercado, surge uma dúvida em muitos compradores: comprar um apartamento com dois quartos ou um maior com três? Para responder essa questão é essencial analisar as suas prioridades.

Continue a leitura deste artigo até o final e descubra o que é preciso avaliar para escolher o número de quartos de seu futuro imóvel. Vamos lá?

Determine o número de moradores

A maioria das pessoas deseja proporcionar conforto a seus entes queridos, não é mesmo? Por isso, um dos principais fatores que deverá ser analisado quando for escolher o tamanho do apartamento é o número de pessoas que viverão nele.

Sendo assim, se você for morar sozinho ou apenas com o seu cônjuge, um imóvel com no máximo dois cômodos será o suficiente. Contudo, caso você possua filhos, uma boa dica é adquirir um imóvel com um número maior de quartos.

Analise o seu planejamento familiar

Para muitos brasileiros a compra de um imóvel é um acontecimento que ocorre poucas vezes em sua vida. Logo, antes de fechar negócio, é fundamental analisar o seu planejamento familiar. Desse modo, evita-se que se compre uma residência que rapidamente ficará pequena.

Caso você seja solteiro e não pretende se casar tão cedo, basta um apartamento com dois quartos. Agora, se você for casado e deseja ter filhos em um futuro próximo, a melhor opção será adquirir um imóvel com três quartos.

Estipule um orçamento

Para que você não dê “um passo maior do que as pernas” e se endivide, determine qual será o valor máximo que você poderá investir em um imóvel. É sabido que, quanto maior for o número de quartos, mais espaçoso será o apartamento e, consequentemente, mais caro ele será.

Também é preciso avaliar se o seu orçamento comportará os gastos com manutenção e encargos. Se foi possível perceber que um apartamento com dois quartos proporciona o conforto que você procura, não será necessário realizar um investimento maior na compra de um imóvel mais amplo.

Avalie o seu cotidiano e estilo de vida

Para que você se sinta confortável, é preciso que o futuro apartamento se adapte ao seu estilo de vida. Não o contrário! Sendo assim, caso você precise de um home office, será necessário ter um quarto extra para transformar em escritório.

Outro fator a ser considerado é o tempo que você fica em casa. Se você passa a maior parte de seu dia trabalhando fora, um apartamento pequeno será o ideal. Uma vez que é mais fácil mantê-lo organizado.

Preveja a quantidade de visitas

É comum para pessoas que vivem longe da família terem sempre alguns visitantes. Mesmo que as visitas não sejam tão frequentes, quando elas ocorrem os hóspedes permanecem por um longo tempo.

Se esse for o seu caso, será bom um quarto extra. Dessa maneira os seus filhos não precisarão ceder o espaço sempre que a avó for fazer uma visita.

Por isso, antes de optar por um apartamento com dois quartos ou um maior com três, além do orçamento, é necessário avaliar o conforto que esse imóvel proporcionará a sua família.

Caso você já tenha decidido qual é o número de quartos ideais para você, entre em contato conosco! Com certeza teremos o apartamento dos seus sonhos. Até a próxima!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório