Apartamento na planta: afinal, vale a pena investir?

13 junho 2022

Casal planejando a decoração do novo apartamento

Investir no mercado imobiliário é um desejo de muitas pessoas, especialmente por ser um setor muito valorizado no Brasil e que passa pelos períodos de turbulência econômica com mais tranquilidade.

Entre as muitas opções que a área oferece, uma alternativa que chama bastante atenção é comprar um apartamento na planta.

Embora essa modalidade seja bastante comum em diversas cidades em razão do crescimento urbano, muitas pessoas ainda não conhecem ao certo os inúmeros benefícios que a aquisição de um imóvel que ainda está em fase de construção pode oferecer.

Quer saber o que é, como funciona e se vale mesmo a pena investir? Continue a leitura do texto, pois vamos contar tudo! Vamos lá?!

O QUE É UM APARTAMENTO NA PLANTA?

Esse é o imóvel que é comprado antes que a construção fique definitivamente pronta. Ou seja, trata-se de um empreendimento que vai iniciar ou que já se encontra em obras.

Geralmente, as pessoas que têm interesse em fazer esse investimento visitam o modelo do apartamento decorado, que tem o mesmo tamanho da unidade escolhida.

De maneira simplificada, podemos dizer que, para esse tipo de aquisição, o investidor opta por comprar a ideia do imóvel ainda na planta e já inicia o pagamento assim que assinar o contrato.

Lembrando que o apartamento pode ser entregue entre 2 e 5 anos depois da compra. Esse prazo, claro, vai depender de como o acordo de entrega das chaves foi realizado no contrato.

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Vamos entender melhor como é o processo desse tipo de compra? Veja quais são as etapas!

Lançamento

Um apartamento lançamento é aquele que já está com o projeto finalizado e pronto para ser vendido, mas que ainda vai ser construído. É dessa maneira que funciona a primeira etapa de venda de um imóvel na planta.

Nessa etapa, é possível saber mais detalhes sobre o projeto, escolher a unidade que desejar, visitar o stand com o decorado e fazer negócio com excelentes oportunidades de pagamento.

Construção 

Aqui nessa fase, o projeto realmente sai do papel e o prédio começa a ser construído. Algumas etapas da construção poderão ser acompanhadas ao longo da execução do projeto, como estrutura, acabamentos e instalações.

Vistoria e entrega das chaves

Pronto, chegou o momento que todos esperam ansiosos: a entrega das chaves. Depois das obras finalizadas, a construtora agenda uma vistoria para que todo o imóvel seja conferido.

Essa etapa é valiosa, pois você vai poder verificar, com calma, se tudo está dentro dos padrões que foram prometidos. Assim, se não houver problemas, você recebe as chaves em mãos e já pode se mudar.

Quais cuidados ter ao comprar um apartamento na planta?

Veja quais são os principais cuidados que você precisa ter ao fazer esse investimento para evitar dores de cabeça com essa aquisição! 

Saiba de quem deve comprar 

Antes de tudo, você precisa entender que um apartamento na planta é uma promessa. Por essa razão, algo que pode garantir uma segurança maior quanto ao efetivo recebimento do imóvel é a reputação da construtora e de todas as pessoas e empresas que estiverem envolvidas no projeto.  

Então, antes de fechar negócio, pesquise o máximo que puder sobre a reputação dos responsáveis pela obra. 

Esteja atento ao prazo de entrega do imóvel 

É importante que, antes de fechar a compra do apartamento na planta, você procure saber sobre o prazo de entrega da propriedade. 

Assim, você consegue fazer um planejamento financeiro para não se endividar até a entrega do bem. 

Além disso, analise se há muitos casos de atraso na entrega e se o contrato aborda algum possível atraso. 

Verifique a documentação

Toda construtora legalizada precisa estar registrada no Cartório de Registro de Imóveis, além, é claro, de possuir um alvará de construção.

Tenha em mente que os documentos registrados em cartório vão dar toda a garantia de que os responsáveis pela obra têm o direito e a posse de construir o prédio.

Quanto ao alvará, esse é um documento que assegura que nenhum problema ligado à licença do empreendimento vai ocorrer.

Faça visitas ao local da obra

Quando falamos sobre imóvel pronto, sabemos da possibilidade de visitá-lo quantas vezes forem necessárias, certo? Isso não acontece com o imóvel na planta, pois ele ainda não existe.

Porém, isso não impede que você faça visitas na região onde ele será ou está sendo erguido.

Procure visitar os estandes de vendas e também o apartamento decorado. Além disso, uma boa dica é acompanhar de perto a construção da obra, visitando-a frequentemente.

Observe cuidadosamente o contrato

Embora você tenha feito uma boa investigação a respeito da construtora e tenha ótimas referências, não confie demais.

O ideal é que você, junto a um advogado, faça uma análise criteriosa do contrato, para saber se não há cláusulas abusivas.

Afinal, vale a pena investir?

Veja, a seguir, quais são os motivos que comprovam que vale muito a pena investir em um apartamento na planta!

Valorização do imóvel

Uma das grandes vantagens ao comprar apartamento na planta é a garantia de valorização instantânea do seu dinheiro.

Se você fosse comprar uma unidade usada com características similares, é certo que o valor pedido para a venda seria consideravelmente maior do que o de um imóvel em construção.

Isso ocorre porque, bem ou mal, você precisa esperar que a obra seja concretizada e não há a possibilidade de mudança imediata.

Além disso, teoricamente, ainda há o risco de que enfrente atrasos ou problemas, embora seja algo bastante incomum. O fato é que, uma vez que venha a receber as chaves, seu patrimônio já estará maior que antes.

Pagamento facilitado

Outro benefício incrível que você vai ter ao fazer esse investimento é o pagamento facilitado.

Tenha em mente que a construtora é diretamente interessada em vender e, por isso mesmo, oferece diversas vantagens para que as pessoas interessadas acabem fechando negócio.

Por exemplo, consegue-se parcelar o valor do bem, pagar um saldo maior após a entrega das chaves ou mesmo receber um bom desconto ao dar uma entrada maior.

Vale lembrar também que a maioria das instituições bancárias oferece boas condições de financiamento nessa modalidade de venda.

Prazo para a mudança

Em dias tão corridos como os de hoje, ter um pequeno prazo para se organizar antes da mudança pode também ser encarado como um belo benefício.

Depois de negociar com a construtora e finalizar a transação, você ainda terá um tempo até o final da obra para se programar com a sua família.

Lembre-se de que ir morar em outro local envolve diversas questões, como novos trajetos para o trabalho, novos locais para o entretenimento, uma nova academia de ginástica e, eventualmente, até uma nova escola para as crianças. Sendo assim, é muito melhor poder fazer isso tudo com calma.

Condições de personalizar

Por último, a chance de personalizar o imóvel também é um fator bem interessante para aqueles que estão considerando a compra de um apartamento na planta.

Como a propriedade ainda está sendo construída, é bem mais fácil e prático fazer algumas alterações na decoração, deixando a unidade mais adequada para suas necessidades e expectativas.

As construtoras geralmente oferecem algumas opções, como mudança nas cores das paredes ou alguns acabamentos.

Dependendo do projeto e do tipo de planta, pode ser possível até remover ou mudar paredes de lugar, deixando os ambientes do jeito que você julgar mais adequado.

Viu só como é vantajoso comprar um apartamento na planta? Aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam as vantagens desse investimento!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório