Apartamento na planta: afinal, vale a pena investir?

02 outubro 2017


Investir no mercado imobiliário é um desejo de muitas pessoas, especialmente por ser um setor muito valorizado no Brasil e que passa pelos períodos de turbulência econômica com mais tranquilidade. Dentre as muitas opções que a área oferece, uma alternativa que chama bastante atenção é comprar apartamento na planta.

Embora essa modalidade seja bastante comum em diversas cidades em razão do crescimento urbano, muita gente ainda não conhece ao certo os inúmeros benefícios que a aquisição de um imóvel que ainda está em fase de construção pode oferecer. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o conteúdo a seguir.

Valorização instantânea

Uma das grandes vantagens ao comprar apartamento na planta é a garantia de valorização instantânea do seu dinheiro. Se você fosse comprar uma unidade usada com características similares, é certo que o valor pedido para a venda seria consideravelmente maior do que o de um imóvel em construção.

Isso ocorre porque, bem ou mal, você precisa esperar que a obra seja concretizada e não há a possibilidade de mudança imediata. Além disso, teoricamente, ainda há o risco de que enfrente atrasos ou problemas, embora seja algo bastante incomum. O fato é que, uma vez que receber as chaves, seu patrimônio já estará maior que antes.

Pagamento facilitado

Outro benefício incrível que você terá ao comprar um apartamento na planta é o pagamento bastante facilitado. Tenha em mente que a construtora é diretamente interessada em vender e, por isso mesmo, oferece diversas vantagens para que os compradores em potencial fechem negócio.

É possível, por exemplo, parcelar o valor da propriedade, pagar um saldo maior após a entrega das chaves ou mesmo receber um belo desconto ao dar uma entrada mais robusta. Vale lembrar também que a maioria das instituições bancárias oferece boas condições de financiamento nessa modalidade de venda.

Prazo para mudança

Em dias tão corridos como os de hoje, ter um pequeno prazo para se organizar antes da mudança pode também ser encarado como um belo benefício. Depois de negociar com a construtora e finalizar a transação, você ainda terá um tempo até o final da obra para se programar com a sua família.

Lembre-se que ir morar em um outro local envolve diversas questões, como novos trajetos para o trabalho, novos locais para o entendimento, uma nova academia de ginástica e, eventualmente, até uma nova escola para as crianças. Sendo assim, é muito melhor poder fazer isso tudo com calma.

Possibilidade de personalização

Por fim, a possibilidade de personalização também é um fator bastante interessante para quem está pensando em comprar um apartamento na planta. Como o imóvel ainda está em fase de construção, fica muito mais simples fazer algumas mudanças na decoração, deixando a unidade mais adequada para o seu gosto pessoal e suas expectativas.

As construtoras geralmente oferecem algumas opções, como mudança nas cores das paredes ou alguns acabamentos. Dependendo do projeto e do tipo de planta, pode ser possível até remover ou mudar paredes de lugar, deixando os ambientes do jeito que você julgar mais adequado.

Viu só como é vantajoso comprar um apartamento na planta? Quer continuar acompanhando mais dicas exclusivas sobre investimentos no mercado imobiliário? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório