Apê no litoral: aprenda como deixar tudo limpinho

24 junho 2016

Fachada do Rio Jazz para cuidados com a umidade vinda do mar e maresia

Poucas coisas na vida são melhores do que ter um imóvel no litoral. Passear à beira da praia, tomar um banho de mar nos finais de semana ou apenas ficar observando a paisagem pela janela. No entanto, esse tipo de propriedade precisa de uma manutenção adequada: a proximidade do mar faz com que os móveis e a própria residência possam sofrer danos severos.O lado bom é que, com as atitudes certas, você pode minimizar esse problema.

Quer descobrir como cuidar do seu apê no litoral? Então confira nossas dicas e aprenda como deixar tudo limpinho:

Não dê espaço para a umidade

A umidade é um dos maiores problemas de quem tem um apê no litoral, pois a maresia contribui consideravelmente para que ela surja e você precisa combatê-la! Uma boa ideia é guardar itens que podem acumular umidade — como lençóis, edredons, cobertores — bem fechados em bolsas plásticas.

Preserve a mobília

Sabemos que os móveis tendem a durar menos à beira-mar e enferrujam mais facilmente. Para evitar esse tipo de problema, você não deve deixá-los encostados na parede: encontre um espaço para os armários, camas e cômodas “respirarem”. 

Verifique também se seus eletrodomésticos não apresentam algum arranhão ou falhas na pintura e conserte: qualquer lasquinha é suficiente para a ferrugem aparecer.

Instale telas nas janelas

Em lugares quentes e úmidos como o litoral, a presença de insetos — como os mosquitos — é muito comum. Em tempos de grandes índices de doenças como a dengue e outras viroses transmitidas por eles, o ideal é que você proteja sua casa em longo prazo. Não marque bobeira: compre telas e instale nas janelas, quando possível.

Assim, o ar circula e os mosquitos não entram por nenhuma brecha, deixando a sua família mais segura e também protegendo vizinhos dessas infestações.

Lubrifique as superfícies de metal

Superfícies de metal sofrem muito com a maresia e todo mundo que tem uma casa no litoral sabe disso. Uma dica para evitar ou ao menos minimizar bastante o desgaste da oxidação é fazer uma lubrificação periódica desses itens. Eletrodomésticos, por exemplo, como fogão, geladeira e máquina de lavar, podem receber uma fina camada de vaselina.

Itens mais valiosos, como lustres e candelabros podem receber produtos específicos encontrados em lojas especializadas, com intuito de conferir exatamente esse tipo de precaução.

Essas são as melhores dicas para conservar e deixar tudo limpinho no seu apê no litoral. Você conhece alguma outra? Quer deixar uma sugestão? Então faça um comentário aqui no blog!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório