Aprenda a decorar seu apartamento da MRV do zero | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Aprenda a decorar seu apartamento da MRV do zero

17 junho 2019

6 comentários
Sala decorada de apartamento da MRV com tapete e almofadas em cores vibrantes e sofá neutro

Você acaba de comprar seu primeiro apartamento e, ao entrar em seu imóvel, se pergunta: e agora, por onde devo começar com a decoração? Esta é uma dúvida recorrente para quem adquire um imóvel e nós da MRV estamos aqui para ajudá-lo nesta nova etapa de sua vida com dicas criativas de decoração que caberão no seu bolso.

1. Buscando referências

Antes de colocar a mão na massa é preciso investir um bom tempo pesquisando em sites e revistas de decoração. Essas infomações nos dão uma breve ideia de como aproveitar melhor o espaço do seu apê e de como ficará a configuração de todo o local.

Confira em nosso Instagram as dicas de decoração que divulgamos todos os dias para ajudar quem deseja repaginar ou começar do zero a decoração de sua casa. Outra dica importante para quem está em busca de referências de decor é visitar um de nossos decorados. Para isto, faça sua solicitação acessando aqui nosso site e programe um horário com um de nossos corretores.

2. Selecione a paleta de cores

O passo mais importante de todos no momento de decorar o seu espaço é a escolha da paleta de cores das paredes e revestimentos. Tenha em mente as colorações a serem utilizadas, pois os móveis e a tintura dos ambientes precisam estar bem ajustados de modo que fiquem harmônicos e não briguem entre si.

Para isto é bom entender um pouco sobre a psicologia das cores. Por exemplo, tons mais chamativos como amarela e vermelha na cozinha influenciam no apetite das pessoas, azul claro e verde no banheiro trazem tranquilidade, enquanto tons quentes tornam o ambiente mais acolhedor. Já  os tons mais escuros como preto e roxo, são mais ousados  e dão um toque de rebeldia ao ambiente, caso seja um escritório ou Home Office por exemplo.

3. A fita métrica é sua melhor amiga

Antes de partir para as compras das mobílias é preciso conhecer cada canto de seu apartamento. Depois que você já pegou as referências desejadas e escolheu as cores da paleta, o passo mais importante é saber o que caberá e em qual lugar. O uso da fita métrica ajuda a saber se uma mesinha de canto encaixará ao lado do sofá, por exemplo.

Porque quando se chega às lojas para procurar os móveis que selecionamos em nossas pesquisas, eles nem sempre possuem as mesmas dimensões disponíveis em nosso apartamento. Em alguns casos só recorrendo mesmo a móveis planejados para evitar erros na proporção dos objetos.

4 Invista em aplicação de espelhos

Os nossos Decorados MRV sempre contam com aplicação de espelhos em cômodos estratégicos como sala e o quarto do casal. Esta técnica dá uma profundidade maior ao local e a sensação de que ele parece ser maior do que aparenta, ao que chamamos de ilusão de ótica.

Outro ponto positivo deste método é que ele ajuda a propagar a iluminação do ambiente, deixando o local mais simétrico e confortável visualmente. Lembrando que é importante tomar o cuidado de sempre manter a superfície do espelho limpa, pois o menor dos arranhões pode comprometer todo o apelo estético que ele promove.

5. Aproveitando cada espaço

Aproveite cada canto do seu apê com sabedoria. Para isso é importante investir em camas com fundo baú para guardar roupas de cama, gaveteiros e armários embutidos para organizar a bagunça, mesas e cadeiras dobráveis para ampliar a área de circulação do local, sofá-cama ou escrivaninha de estudo retrátil.

Outra forma de aproveitar e economizar espaço é investir em paredes divisórias em nichos. Com esta dica você consegue delimitar ambientes e ao mesmo tempo mantê-los organizados de uma maneira mais eficiente.

6. Invista em objetos de decoração geométricos

As formas geométricas trazem elegância ao ambiente, pois suas formas conseguem aproveitar melhor os espaços do que simples objetos com formas abstratas. A geometria valoriza o ambiente e combina com qualquer estilo que você tenha escolhido para o seu apartamento, seja ele rústico ao minimalista.

Objetos como estante, moldura para quadros, cachepôs ou tapeçaria são alguns exemplos de adornos que você encontra com facilidade para decorar um ambiente e deixar seu apê com um estilo bastante sofisticado sem gastar muito. Em lojas de departamento ou mesmo de R$1,99 você consegue encontrar peças em formatos geométricos a preços bastante acessíveis.

7. Garimpando objetos exclusivos

O momento mais divertido durante o processo de decoração de seu apartamento é fazer uma verdadeira caça ao tesouro. Neste estágio da busca você precisa gastar sola de sapato para conseguir itens exclusivos e raros para sua decoração.

Visite lojas de topa-tudo, antiquário, de revenda de móveis usados e até brechós. Você irá se surpreender com a quantidade de peças diferenciadas que jamais imaginaria encontrar. Este tipo de item traz mais personalidade e originalidade à sua decoração.

8. Ressignifique outros objetos

Quando se fala em decoração de apartamento do zero a última coisa que pensamos em fazer é olhar para os objetos que já temos.

Uma técnica muito utilizada em reaproveitamento de itens na decoração é o uso de livros ou revistas empilhadas, pois eles oferecem uma personalidade despojada ao ambiente, além de serem ótimos suportes para outros adornos como vasos de plantas ou equipamentos eletrônicos.

Outra opção muito curtida por nossos clientes MRV é produzir os próprios objetos decorativos. Em nossa página do facebook postamos tutoriais de DIY (Faça Você Mesmo) semanalmente, para você tornar ainda mais exclusiva sua decoração.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que estão decorando seu primeiro apartamento para ajuda-los neste processo!

Comentários

REI DO RECREIO
REI DO RECREIO disse: 18 junho 2019
Muito bom
MRV Engenharia
MRV Engenharia disse: 21 junho 2019
Olá,
Que bom que você gostou do nosso conteúdo. Que tal ficar por dentro desta e outras novidades? Basta você nos acompanhar pelas nossas redes sociais, Facebook Instagram, que sempre postamos conteúdos como este =)
Therezinha Santana Trevizan
Therezinha Santana Trevizan disse: 20 junho 2019
Ver os preços das almofadas
MRV Engenharia
MRV Engenharia disse: 21 junho 2019
Olá Therezinha,

Nós não trabalhamos com itens de decoração, esta é apenas uma imagem de nossos decorados. Mas que tal ficar por dentro desta e outras novidades? Basta você nos acompanhar pelas nossas redes sociais, Facebook Instagram, que sempre postamos conteúdos como este =)
Nara
Nara disse: 21 junho 2019
Vou montar meu primeiro ao, gostaria de dicas ele é pequeno.obrigada
MRV Engenharia
MRV Engenharia disse: 24 junho 2019

Olá Nara,

Você pode seguir essas dicas aqui do post para montar a decoração do seu apartamento ou se inspirar em nossos Decorados. Veja também outras dicas aqui neste post!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório