Você acaba de comprar seu primeiro apartamento e, ao entrar em seu imóvel, se pergunta: e agora, por onde devo começar com a decoração? Esta é uma dúvida recorrente para quem adquire um imóvel e precisa decorar um apartamento do zero. Para ajudá-lo nesta nova etapa de sua vida, confira as dicas a seguir.

decorar um apartamento do zero 1

1. Buscando referências

Antes de colocar a mão na massa é preciso investir um bom tempo pesquisando em sites e revistas de decoração. Essas informações nos dão uma breve ideia de como aproveitar melhor o espaço do seu apê e de como ficará a configuração de todo o local.

Outra dica importante para quem está em busca de referências de decor é visitar os apartamentos decorados. Grandes construtoras, como a MRV, contam com o apoio de especialistas para aproveitar ao máximo o potencial dos imóveis, com estilo e funcionalidade.

2. Selecione a paleta de cores

O passo mais importante de todos no momento de decorar o seu espaço é a escolha da paleta de cores das paredes e revestimentos. Tenha em mente as colorações a serem utilizadas, pois os móveis e a tintura dos ambientes precisam estar bem ajustados de modo que fiquem harmônicos.

Para isto é bom entender um pouco sobre a psicologia das cores. Por exemplo, tons mais chamativos, como amarela e vermelha, na cozinha influenciam no apetite das pessoas, azul claro e verde no banheiro trazem tranquilidade, enquanto tons quentes tornam o ambiente mais acolhedor. Já  os tons mais escuros, como preto e roxo, são mais ousados  e dão um toque de rebeldia ao ambiente, caso seja um escritório ou home office, por exemplo. Conhecer um pouco sobre colorimetria pode ajudar nesta etapa!

3. A fita métrica é sua melhor amiga

Antes de partir para as compras das mobílias é preciso conhecer cada canto de seu apartamento. Depois que você já pegou as referências desejadas e escolheu as cores da paleta, o passo mais importante é saber o que caberá e em qual lugar. O uso da fita métrica ajuda a saber se uma mesinha de canto encaixará ao lado do sofá, por exemplo.

Quando se chega às lojas para procurar os móveis que selecionamos em nossas pesquisas, eles nem sempre possuem as mesmas dimensões disponíveis em nosso apartamento. Em alguns casossó recorrendo mesmo a móveis planejados para evitar erros na proporção dos objetos.

4. Invista em aplicação de espelhos

A aplicação de espelhos em cômodos estratégicos como sala e o quarto do casal dá uma profundidade maior ao local e a sensação de que ele parece ser maior do que aparenta, ao que chamamos de ilusão de ótica.

Outro ponto positivo deste método é que ele ajuda a propagar a iluminação do ambiente, deixando o local mais simétrico e confortável visualmente. Lembrando que é importante tomar o cuidado de sempre manter a superfície do espelho limpa, pois o menor dos arranhões pode comprometer todo o apelo estético que ele promove.

5. Aproveitando cada espaço

Aproveite cada canto do seu apê com sabedoria. Para isso é importante investir em camas com fundo baú para guardar roupas de cama, gaveteiros e armários embutidos para organizar a bagunça, mesas e cadeiras dobráveis para ampliar a área de circulação do local, sofá-cama ou escrivaninha de estudo retrátil.

Outra forma de aproveitar e economizar espaço é investir em paredes divisórias em nichos. Com esta dica você consegue delimitar ambientes e ao mesmo tempo mantê-los organizados de uma maneira mais eficiente.

6. Invista em objetos de decoração geométricos

As formas geométricas trazem elegância ao ambiente, pois suas formas conseguem aproveitar melhor os espaços do que simples objetos com formas abstratas. A geometria valoriza o ambiente e combina com qualquer estilo que você tenha escolhido para o seu apartamento, do rústico ao minimalista.

Objetos como estante, moldura para quadros, cachepôs ou tapeçaria são alguns exemplos de adornos que você encontra com facilidade para decorar um ambiente e deixar seu apê com um estilo bastante sofisticado sem gastar muito.

7. Garimpando objetos exclusivos

O momento mais divertido durante o processo de decoração de seu apartamento é fazer uma verdadeira caça ao tesouro. Neste estágio da busca você precisa gastar sola de sapato para conseguir itens exclusivos e raros para sua decoração.

Visite lojas topa-tudo, antiquário, revenda de móveis usados e até brechós. Você irá se surpreender com a quantidade de peças diferenciadas que jamais imaginaria encontrar. Este tipo de item traz mais personalidade e originalidade à sua decoração.

8. Ressignifique outros objetos

Quando se fala em decoração de apartamento do zero a última coisa que pensamos em fazer é olhar para os objetos que já temos.

Uma técnica muito utilizada em reaproveitamento de itens na decoração é o uso de livros ou revistas empilhadas, pois eles oferecem uma personalidade despojada ao ambiente, além de serem ótimos suportes para outros adornos como vasos de plantas ou equipamentos eletrônicos.

Outra opção é produzir os próprios objetos decorativos. Os tutoriais de DIY (Faça Você Mesmo) podem ser importantes fontes de inspiração.

Assim, decorar um apartamento do zero será mais uma etapa concluída com sucesso do seu sonho de casa própria.

Tags