O papel de parede é um item poderoso na hora de decorar a casa. É um dos itens que dá personalidade e será sempre lembrado por quem visitar o seu lar. Dependendo da textura ou desenho utilizado, pode-se dar a impressão de amplitude ao local ou trazer a sensação de conforto e intimidade. Além disso pode trazer a função acústica e térmica para o ambiente.
Por isso algumas dicas são importantes para você escolher a melhor opção. A escolha deste material depende do estilo de decoração que o morador irá querer no ambiente. É importante um planejamento antes de adquirir de fato o produto, como as estampas, que podem ser no estilo retrô, moderna, romântica, clássica, entre outros. O importante é sempre buscar equilíbrio e harmonia ao ambiente.
Claro ou escuro? Estampas grandes ou pequenas?
Para que o ambiente pareça maior, recomenda-se usar um papel de parede em tons claros e neutros. Caso queira utilizar com estampas, é importante optar algum com listras verticais que tendem a aumentar a altura ou horizontais que trazem a sensação da área ser mais larga.
Papeis de parede com cores quentes e desenhos pequenos dão a sensação de um ambiente intimista. Mas estampas grandes costumam causar a sensação de um espaço menor, por isso é importante tomar cuidado ao utilizá-los em ambientes que já são pequenos. Uma boa dica é usar papéis mais grossos e pesados para disfarçar imperfeições da parede antiga.
Clássico
A decoração clássica é ideal para cômodos como sala de estar, quartos e escritórios, onde se passa muito tempo. O aconselhável é utilizar tons neutros, elementos florais e da natureza, porém que sejam pequenos e sinuosos trazendo volume aos ambientes.
Romântico
Os papéis de parede românticos despertam a sensação de pessoalidade ao ambiente. São marcados por traços suaves, estampas florais ou com arabescos e tons pasteis e claros. Pode ser utilizado de maneira minimalista investindo em cores mais neutras como cinza, preto e marrom para ter um aspecto mais sério.
Moderno
Os papeis de parede do estilo moderno representam as tendências contemporâneas. Podem ser de formas geométricas, listras ou até mesmo com texturas diferenciadas.
E aí, gostou das dicas? Conte pra gente qual é o seu estilo de papel de parede preferido!
Fonte: Comprando Meu Apê - Adaptado