Aprenda a escolher o papel de parede ideal para os seus ambientes

26 agosto 2016

11 comentários

O papel de parede é um item poderoso na hora de decorar a casa. É um dos itens que dá personalidade e será sempre lembrado por quem visitar o seu lar. Dependendo da textura ou desenho utilizado, pode-se dar a impressão de amplitude ao local ou trazer a sensação de conforto e intimidade. Além disso pode trazer a função acústica e térmica para o ambiente.

Por isso algumas dicas são importantes para você escolher a melhor opção. A escolha deste material depende do estilo de decoração que o morador irá querer no ambiente. É importante um planejamento antes de adquirir de fato o produto, como as estampas, que podem ser no estilo retrô, moderna, romântica, clássica, entre outros. O importante é sempre buscar equilíbrio e harmonia ao ambiente.

Claro ou escuro? Estampas grandes ou pequenas?

Para que o ambiente pareça maior, recomenda-se usar um papel de parede em tons claros e neutros. Caso queira utilizar com estampas, é importante optar algum com listras verticais que tendem a aumentar a altura ou horizontais que trazem a sensação da área ser mais larga.

Papeis de parede com cores quentes e desenhos pequenos dão a sensação de um ambiente intimista. Mas estampas grandes costumam causar a sensação de um espaço menor, por isso é importante tomar cuidado ao utilizá-los em ambientes que já são pequenos. Uma boa dica é usar papéis mais grossos e pesados para disfarçar imperfeições da parede antiga.

Clássico

A decoração clássica é ideal para cômodos como sala de estar, quartos e escritórios, onde se passa muito tempo. O aconselhável é utilizar tons neutros, elementos florais e da natureza, porém que sejam pequenos e sinuosos trazendo volume aos ambientes.

Romântico

Os papéis de parede românticos despertam a sensação de pessoalidade ao ambiente. São marcados por traços suaves, estampas florais ou com arabescos e tons pasteis e claros. Pode ser utilizado de maneira minimalista investindo em cores mais neutras como cinza, preto e marrom para ter um aspecto mais sério.

Moderno

Os papeis de parede do estilo moderno representam as tendências contemporâneas. Podem ser de formas geométricas, listras ou até mesmo com texturas diferenciadas.

E aí, gostou das dicas? Conte pra gente qual é o seu estilo de papel de parede preferido!

Fonte: Comprando Meu Apê - Adaptado

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Meiryjane lima
Meiryjane lima disse: 01 setembro 2016
Gostaria se saber se vcs trem papel de parede com notas musicais como faço pra eu adquirir
Rubens Menin
Rubens Menin disse: 02 maio 2014
Agradeço sua participação, Ordelio.
Sandra Silva
Sandra Silva disse: 03 setembro 2016
Boa noite!

Adorei as dicas de papel de parede, muito lindo. Gostaria de uma opinião de vocês,qual estilo de papel de parede ficaria legal em quarto de um casal de adolescente, de 19 e 21 anos. Poderiam ajudar-me como mudar o estilo do quarto deles, da forma que ficaria tanto bom para um quanto para o outro.

Desde já agradeço,

Sandra Silva
MRV
MRV disse: 04 maio 2020
Olá Sandra, tudo bem?

Por se tratar de um casal de jovens, a melhor opção que sempre recomendamos aos nossos leitores é manter um tom neutro para as cores das paredes e investir em itens de decoração de forma isolada. Por exemplo, roupa de cama, almofadas e nichos ou prateleiras onde cada adolescente poderá criar seu mundo e se expressar através de seus objetos de decoração. O grande desafio é saber delimitar bem o espaço de cada um e fazê-los respeitar o do outro!
Eni Santos
Eni Santos disse: 11 setembro 2016
Adorei as dicas,estou terminando a construção da minha casa e ja estava pensando em usar papel de parede. Gosto muito do rustico também,na verdade sou apaixonada por decoração,voçes teriam modelos mais rústicos. Desde já muito obrigada.
MRV
MRV disse: 04 maio 2020
Olá Eni, como vai?

Claro que sim! Temos dois posts aqui no blog que você pode ler para se inspirar. O primeiro vai te ajudar a decorar sua sala usando móveis rústicos. Já o segundo é sobre como utilizar a tendência da decoração rústica em 5 passos. Espero que goste e aproveite as nossas dicas!
Rosinalva
Rosinalva disse: 20 setembro 2016
Muito boaa as dicas.
Gosto muito do rústico e quero fazer duas paredes da minha sala com papeis de parede com pedras, mais não sei a combinação ideal. Gostaria de ajuda, obrigada.
MRV
MRV disse: 04 maio 2020
Olá Rosinalva, tudo bem?

Para te ajudar a criar uma decoração rústica em sua sala, temos este post aqui do blog com dicas que você precisa ler antes de começar a reformar o seu lar.Mas se precisar de dicas extras, temos também este post sobre decoração rústica e como aplicá-la em sua casa!
Silviane Marinho
Silviane Marinho disse: 01 maio 2020
Boa noite! Adorei as dicas de papel de parede, muito lindo. Gostaria de uma opinião de vocês,qual estilo de papel de parede ficaria legal em quarto de um casal tde adolescente, dBoa noite! Adorei as dicas de papel de parede, muito lindo. Gostaria de uma opinião de vocês,qual estilo de papel de parede ficaria legal em quarto de apartamento para 2 adolescente, de 19 anos mulher e o de 07 anos menino. Poderiam ajudar-me como mudar o estilo do quarto deles, da forma que ficaria tanto bom para um quanto para o outro. Os armários são em cima das camas box. Minha filha não gosta de nada com cores fortes. O local para aplicar o papel seria lateral da cama de casa um, aí fica 2 paredes (janela e porta) pra pintar e que cor deveria combinar. Por favor me ajudem Desde já agradeço, Silviane
MRV
MRV disse: 04 maio 2020
Olá Silviane, como vai?

Bom, nossa primeira dica é: já que pretende decorar um quarto para 3 pessoas (2 adolescentes e 1 criança), o melhor a se fazer é uma decoração bem neutra mesmo. O que você pode tentar fazer a principio é conversar com as crianças e tentar entender o gosto delas e aplicar um pouco da personalidade de cada um nos respectivos espaços.

Para conseguir um quarto decorado de forma homogênea e democrática, é possível optar por cores neutras de papel de parede como o de estampa que imita tijolinhos. Mas se você achar que carregará o ambiente ou que não faz o gosto de ninguém, pode aplicar uma tinta com tom de cimento queimado na parede. Esta opção, além de neutra, combinará com qualquer item de decoração que deseje utilizar.

A terceira dica que podemos dar para te ajudar é investir em pequenos acessórios para decorar o espaço de cada uma das crianças. Ter uma prateleira para colocar os colecionáveis ou bonecos favoritos é uma boa alternativa. Mas se você puder ter no quarto almofadas com temas e estampas variadas, também é um jeito eficiente e barato de decorar as camas de cada um. O importante é que você consiga delimitar o espaço das crianças de forma que uma decoração não invada o espaço da outra!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório