Aprenda como transformar um espaço em um quarto de bebê

31 maio 2021

Quarto de bebê com dois berços, uma poltrona de amamentação e nichos decorativos

Ter uma lista para montar quarto de bebê é o que faz diferença na hora de transformar um espaço do zero. Ao realizar esse grande sonho, você pode aproveitar um cômodo de sua casa para deixar tudo confortável e personalizado na medida certa.

O segredo do sucesso está em realizar um planejamento detalhado, de acordo com o tempo até o nascimento. Só assim será possível acertar em cheio nas escolhas, ter uma decoração versátil e criar algo único.

Quer saber mais? Listamos algumas dicas imperdíveis para transformar um espaço de seu apê no cantinho perfeito. Acompanhe!

Invista em móveis básicos

O primeiro passo para transformar um cômodo em um quarto de bebê é investir na compra de móveis básicos. Isso porque a escolha de opções versáteis costuma facilitar muito a vida das mamães, deixa o ambiente mais bonito e evita gastos futuros conforme o recém-nascido cresce.

Um berço compacto que se transforma em mini cama possibilita que os pais aproveitem as duas primeiras fases da vida da criança com conforto e tranquilidade, por exemplo. Outra sugestão muito interessante é a possibilidade de ter uma cômoda para colocar as roupinhas com um trocador na parte de cima.

A economia de espaço deixa o quarto mais organizado e aumenta as chances de criar uma decoração personalizada. Lembre-se, no entanto, de que é muito importante ficar atento ao design dos móveis no quesito segurança, dando preferência a empresas certificadas e com propostas ergonômicas.

Fique de olho nos prazos

Dependendo do tamanho do espaço disponível para o quartinho do bebê, você pode transformar toda a decoração ou apenas fazê-la um pouco mais elaborada. Afinal de contas, a realização desse grande sonho merece todo o esforço e dedicação dos pais.

O mais importante em uma situação como essa é avaliar o tempo restante até o nascimento.

Se o casal acabou de se estabelecer na casa própria e já deseja deixar tudo pronto para a chegada do pequeno, uma boa sugestão é investir em uma reforma tranquila, pensando cuidadosamente em deixar tudo mais amplo.

Agora, se a gravidez está no começo, uma decoração mais leve se transforma em uma excelente opção.

Prefira uma decoração personalizada

Quarto de bebê com berço branco, mosqueteiro, cômoda branca com quatro gavetas e mesa espelhada ao lado.
Depois de descobrir o sexo do bebê, o desejo natural das mamães é transformar a decoração do quarto com algum tema que ela acredite combinar com o recém-nascido. Seja em uma proposta mais simples, seja com muitas cores, você precisa se concentrar em algo harmonioso visualmente.

A compra de móveis também necessita de planejamento. Uma forma de mudar de maneira prática, por exemplo, é usar papéis de parede coloridos, que são facilmente instalados e não exigem o trabalho de pintura.

Em um formato mais básico, você pode deixar de lado os personagens fofos e seguir pelo lado da combinação entre tonalidades neutras. Isso costuma funcionar muito bem para quem deseja transformar um quarto que se encaixe tanto com menino quanto com menina.

Assim, as peças podem ser trocadas com mais frequência e se tornam adaptáveis. Veja a seguir algumas sugestões de objetos para o quartinho:

  • lustres;
  • luminárias;
  • almofadas;
  • tapetes;
  • cortinhas;
  • bichinhos de pelúcia;
  • mesas de apoio;

Monte um enxoval prático

O segredo para montar um enxoval prático é ser o mais objetivo possível na lista do chá de bebê. Muitas vezes, na empolgação de fazer uma festa inesquecível antes da chegada da criança, fica difícil se lembrar de tudo o que é usado no dia a dia.

Pensando nisso, torna-se muito importante que você foque em algumas miudezas.

Além das roupinhas, mantas e do famoso kit berço, existe a necessidade de ter atenção especial com as fraldas, que são bastante exigidas em todas as fases dos primeiros anos de vida. Confira algumas sugestões do que pedir de presente:

  • macacões de pijamas;
  • meias para recém-nascido;
  • calças de algodão;
  • porta cotonetes e algodão;
  • lencinhos umedecidos;
  • bodies de manga curta e longa;
  • lixeira temática;
  • organizadores para mantas e toalhas;

Priorize o conforto do ambiente

Quarto de bebê com berço branco, prateleiras em tons escuros, guarda-ropa branco com prateleiras e mesa de cabeceira branca.
Depois do nascimento do bebê, o quartinho será o lugar onde os pais passarão mais tempo. Por esse motivo, tudo precisa ser bastante confortável, para que a criança fique tranquila e a mamãe aproveite a nova fase ao máximo.

Uma boa dica é evitar a instalação de luz direta, que atrapalha o sono do recém-nascido.

Dê prioridade às luminárias, aos difusores e à luz natural durante o dia. Também é muito importante dividir as áreas do quarto, não deixando os móveis tão próximos um ao outro, impedindo a movimentação na hora de ninar o bebê.

O ambiente precisa ser bem arejado, mas fique de olho nas correntes de ar, especialmente na passagem para o banheiro e em direção ao berço.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que acordar de madrugada se torna uma necessidade durante o primeiro período de amamentação. Então, deixe algumas luzes estratégicas nesse caminho para evitar colisões ou até riscos de derrubar objetos.

Poltrona de amamentação ou cama extra?

Quarto de bebê com berço e poltorna branca com almofada, móvel branco com quadro de recém nascido e ursos na prateleira.
Um móvel adequado para a amamentação faz toda a diferença na rotina das mamães. Dessa forma, você pode optar por uma poltrona ou cama extra que sirva como apoio no quarto de bebê.

Uma das principais vantagens da poltrona é que ela tem um design compacto, que deixa as costas na posição correta e evita desgastes desnecessários — isso facilitará bastante a vida dos pais no futuro, que poderão trocar a cor e até o estofado do móvel caso achem necessário.

No entanto, a cama de solteiro extra também tem seus benefícios, e o principal deles é que, quando for necessário, o espaço fica disponível para dormir ao lado do berço do recém-nascido.

Sem contar que muitos modelos se transformam em sofá facilmente, o que deixa a mais simples 
receber visitas de maneira confortável.

Priorize móveis 2 em 1


Mesmo em apartamentos compactos, o quarto do bebê deve ser funcional e com espaço suficiente para que os pais realizem todos os cuidados com o pequeno.

Dessa forma, pense no momento de trocá-lo, amamentar, vestir depois do banho e colocá-lo para dormir. Tudo isso precisa ser feito de maneira confortável e os móveis 2 em 1 se encaixam perfeitamente na proposta.
 

O principal exemplo disso está no berço com cômoda acoplada. Assim o trocador é colocado em cima da cômoda e os acessórios ficam ao alcance das mãos com facilidade.

Os berços que trazem cama auxiliar também fazem muita diferença para quem conta com babá ou quando o quarto do bebê fica um pouco distante de onde os pais dormem.
 

Pesquise bem as cortinas e carpetes 

Quarto de bebê com dois berços brancos com mosqueteiros, mesa de cabeceira, prateleiras com caixas e cortina.
É muito importante ter atenção especial ao escolher cortinas e carpetes do ambiente que será transformado em quarto de bebê. Isso porque alguns modelos tornam o espaço mais carregado e acumulam ácaros e poeiras.

Já as cortinas são aliadas indispensáveis no controle da entrada de luz e no aquecimento térmico do ambiente.

Outro ponto importante é que, quando pensadas de maneira estratégica, elas conseguem deixar o quarto mais fresco no verão.

Portanto, verifique se as janelas ficam longe o suficiente do berço para evitar que o bebê consiga puxá-las ou a corrente de vento deixe a sensação mais fria.

Depois de um tempo, o bebê engatinhará e explorará o espaço. Por esse motivo, pesquise por opções que não sejam muito enfeitadas e não encostem no chão. Em relação aos tapetes, o ideal é escolher algo que seja antiderrapante com tecidos duros e sem pelúcia.

Preste atenção na segurança

Antes de começar a lista para montar quarto de bebê, é importante avaliar se o espaço disponível é realmente seguro. Como citamos no tópico anterior, lembre-se de cada fase da infância que o recém-nascido passará no ambiente, pois isso precisa ser levado em consideração na vistoria.

Pense na estrutura de maneira geral e verifique o funcionamento de portas e janelas, o tipo de piso e a possibilidade de criar uma decoração com móveis que não sejam pontiagudos.

Outro detalhe é a localização do futuro quarto, pois é necessário que seja silencioso e que a parte elétrica seja revisada por um profissional. Veja, a seguir, outras dicas para garantir a segurança do quarto do bebê:

  • faça um esquema que evite fios soltos e tomadas desprotegidas;
  • deixe a circulação livre;
  • monte um checklist de segurança;
  • evite brinquedos dentro do berço;
  • use móbiles de tecido.

Cuidado com a iluminação

Regular o sono dos bebês é sempre um desafio para os pais. Diante disso, a iluminação do ambiente também precisa receber bastante atenção. O principal objetivo deve ser realizar adaptações para a iluminação indireta ou difusa.

O ideal é evitar que as lâmpadas fiquem expostas, pois deixam os pequenos bastante desconfortáveis.

Outra dica interessante é considerar qual é o ponto de vista do bebê na maior parte do tempo no ambiente. Com base nisso, fica muito mais simples criar uma decoração delicada em que pendentes de teto personalizados e luminárias sejam muito úteis, especialmente quando instalados próximo ao berço.

Pronto! Agora você já sabe o que é necessário para começar a lista para montar quarto de bebê, outro ponto que merece muita atenção é a preocupação com a higienização do local.

Por se tratar de um recém-nascido, é fundamental fazer uma limpeza frequente, com produtos sem componentes químicos fortes. Em seguida, monte um checklist de segurança que garanta transformação do espaço no cantinho dos sonhos.

Gostou das informações deste artigo? Então, leia também sobre como aproveitar partes do berço do bebê na decoração.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório