Aprenda como transformar um espaço em um quarto de bebê

02 dezembro 2019

Quarto de bebê com dois berços, uma poltrona de amamentação e nichos decorativos

Montar o quarto de bebê é ver um grande sonho se tornar realidade. Por isso, antes da chegada do pequeno, você pode aproveitar um cômodo de sua casa para deixar tudo confortável e personalizado na medida certa.

O segredo do sucesso está em realizar um planejamento detalhado, de acordo com o tempo até o nascimento. Só assim será possível acertar em cheio nas escolhas, ter uma decoração versátil e criar algo único.

Quer saber mais? Criamos dicas imperdíveis para transformar um espaço de seu apê no cantinho dos sonhos. Acompanhe!

Invista em móveis básicos

O primeiro passo para transformar um cômodo em um quarto de bebê é investir na compra de móveis básicos. Isso porque a escolha de opções versáteis costuma facilitar muito a vida das mamães, deixa o ambiente mais bonito e evita gastos futuros conforme o recém-nascido cresce.

Um berço compacto que se transfora em minicama torna possível os pais aproveitarem duas fases da vida da criança com conforto e tranquilidade, por exemplo. Outra sugestão muito interessante é a possibilidade de ter uma cômoda para colocar as roupinhas com um trocador na parte de cima.

Ou seja: a economia de espaço deixa o quarto mais organizado e aumenta as chances de criar uma decoração personalizada. Lembre-se, no entanto, de que é muito importante atentar ao design dos móveis em questão de segurança, dê preferência a empresas certificadas e com propostas ergonômicas.

Fique de olho nos prazos

Dependendo do tamanho do espaço disponível para o quartinho do bebê, você pode optar por transformar toda a decoração ou apenas realizar uma um pouco mais elaborada. Afinal de contas, a realização desse grande sonho merece todo o esforço e a dedicação dos pais. O mais importante em uma situação como essa é avaliar o tempo restante até o nascimento.

Se o casal acabou de se estabelecer na casa própria e já deseja deixar tudo pronto para a chegada do pequeno, uma boa sugestão é investir em uma reforma de maneira tranquila, pensando cuidadosamente em deixar tudo mais amplo. Agora, se a gravidez está no começo, uma decoração mais leve se transforma em uma excelente opção.

 Prefira uma decoração personalizada

Depois de descobrir o sexo do bebê, o desejo natural das mamães é transformar a decoração do quarto com algum tema que ela acredite combinar com o bebê. Seja em uma proposta mais simples ou com muitas cores, você precisa se concentrar em algo harmonioso visualmente.

A compra de móveis também necessita de planejamento. Uma forma de mudar de maneira prática, por exemplo, é usar papéis de parede coloridos, que são facilmente instalados e não exigem o trabalho de pintura.

Em um formato mais básico, você pode deixar de lado os personagens fofos e seguir pelo lado da combinação entre tonalidades neutras. Isso costuma funcionar muito bem para quem deseja transformar um quarto que se encaixe tanto com menino quanto com menina.

Assim, as peças podem ser trocadas com mais frequência e se tornam adaptáveis. Veja a seguir algumas sugestões de objetos para o quartinho:

  • lustres;
  • luminárias;
  • almofadas;
  • tapetes;
  • cortinhas;
  • bichinhos de pelúcia;
  • mesas de apoio;

Monte um enxoval prático

O segredo para montar um enxoval prático é ser o mais objetivo possível na lista do chá de bebê. Muitas vezes, na empolgação de fazer uma festa inesquecível antes da chegada da criança, fica difícil se lembrar de tudo o que é usado no dia a dia. Pensando nisso, torna-se muito importante que você foque em algumas miudezas.

Além das roupinhas, mantas e do famoso kit berço, existe a necessidade de ter atenção especial com as fraldas, que são bastante exigidas em todas as fases dos primeiros anos de vida. Confira algumas sugestões do que pedir de presente:

  • macacões de pijamas;
  • meias para recém-nascido;
  • calças de algodão;
  • porta cotonetes e algodão;
  • lencinhos umedecidos;
  • bodies de manga curta e longa;
  • lixeira temática;
  • organizadores para mantas e toalhas;

Priorize o conforto do ambiente

Depois do nascimento do bebê, o quartinho certamente será o lugar onde os pais vão passar mais tempo. Por este motivo, tudo precisa ser bastante confortável, para que a criança fique tranquila e a mamãe possa aproveitar a nova fase ao máximo. Uma boa dica é evitar a instalação de luz direta, que atrapalha o sono do recém-nascido.

Dê prioridade às luminárias, aos difusores e à luz natural durante o dia. Também é muito importante dividir as áreas do quarto. Assim, os móveis não tão próximos ao outro, impedindo a movimentação na hora de ninar o bebê. O ambiente precisa ser bem arejado, mas fique de olho nas correntes de ar, especialmente na passagem para o banheiro e em direção ao berço.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que acordar de madrugada se torna uma necessidade durante o primeiro período de amamentação. Então, deixe algumas luzes estratégicas nesse caminho, para evitar colisões ou até riscos de derrubar objetos.

Escolha entre poltrona de amamentação ou cama extra

Um móvel adequado para amamentação faz toda a diferença na rotina das mamães. Dessa forma, você pode optar por uma poltrona ou cama extra que sirva como apoio no quarto de bebê. Uma das principais vantagens da poltrona é que ela tem um design compacto, que deixa as costas na posição correta e evita desgastes desnecessários.

Isso facilitará bastante a vida dos pais no futuro, que poderão trocar a cor e até mesmo o estofado do móvel caso achem necessário . Mas a cama de solteiro extra também tem seus benefícios.

O principal deles é que, quando for necessário, o espaço fica disponível para dormir ao lado do berço do recém-nascido. Sem contar que muitos modelos se transformam em sofá facilmente, o que deixa a mais simples receber visitas de maneira confortável.

Pronto! Agora você já sabe como transformar um espaço no quarto de bebê de maneira prática. Um ponto que merece muita atenção é a preocupação com a higienização do local. Por se tratar de um recém-nascido, é fundamental fazer uma limpeza frequente, com produtos sem componentes químicos fortes.

Gostou das informações deste artigo? Então, aproveite para ler também sobre os móveis que ajudam a otimizar espaços

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório