Aprenda como usar cobre na decoração e aproveite essa tendência

18 março 2019

Na hora de montar a sua casa do jeito que deseja, vale muito a pena aproveitar algumas tendências, como o uso de cobre na decoração. Aliás, o material está em alta e é um dos queridinhos de perfis de décor populares no Instagram, Facebook e Pinterest.

Além de ser famoso, o cobre também pode ser usado de diversas formas no ambiente, como em luminárias, tubulações expostas (de eletricidade ou encanamento), mobiliário, molduras e revestimentos. Não é à toa que ele combina tão bem tanto no banheiro e na cozinha quanto no quarto e na sala — e até na varanda em apartamentos!

Dependendo do seu objetivo, com ele, ainda é possível criar espaços mais modernos ou rústicos. No entanto, como utilizá-lo de maneira prática e harmoniosa? Qual a diferença do efeito produzido pelo cobre polido e opaco? O material e a cor servem para tudo mesmo?

Se você gostou da ideia, mas tem algumas dúvidas ou não sabe por onde começar, continue com a leitura a seguir e confira algumas dicas bem práticas para usar bem o cobre na decoração!

Use o cobre na decoração do quarto do casal

Algo interessante com relação ao cobre é que esse tipo de material dá um toque aconchegante e romântico na decoração do quarto do casal, principalmente se for polido.

Ele pode estar presente em alguns detalhes do cômodo, como na estrutura dos abajures, na cabeceira ou até no criado mudo ao lado da cama. Os puxadores do armário ou das gavetas, o cabideiro e o suporte da televisão também são outros lugares em que ele pode ser utilizado.

Outro aspecto positivo de usar o cobre é a questão das boas energias que ele proporciona ao quarto, fundamental para todos os tipos de casais, especialmente os recém-casados. Afinal, acredita-se que o elemento tem a capacidade de filtrar energias negativas e ainda de proteger o ambiente.

Aposte no material em luminárias

Apostar em luminárias é uma das formas mais populares e certeiras de usar o cobre na decoração. Dá para encontrá-las já prontas em lojas especializadas ou até mesmo construir uma personalizada e de acordo com suas preferências.

Para esse último caso, a dica é comprar canos de cobre de diferentes formatos — inclusive conexão “T” e estruturas curvas chamadas de "joelhos" — para que seja possível montar uma peça bem estável. Para isso, basta pesquisar na internet que você encontrará diversos DIY (“Do it yourself”, ou faça você mesmo, na tradução para o português) que são bem fáceis para iniciantes. E o material é vendido na maioria das grandes casas de construções.

Independentemente da sua escolha, luminárias grandes de cobre ficam ótimas em espaços mais amplos, como a sala de estar ou a cozinha. Por outro lado, modelos menores são excelentes para o quarto, banheiro e escritório.

Combine com madeira e outras cores

Ter cuidado na hora de combinar com outras cores e materiais também é uma dica importante para quem pretende usar o cobre. Caso contrário, o ambiente ficará em desequilíbrio e sobrecarregado de informações.

De modo geral, ele harmoniza bem com tons pastéis ou mais neutros, como as variações de rosa, coral vivo, branco, bege e cinza. Além disso, fica charmoso com cores e elementos metalizados, como é o caso da prata e do ouro.

Somado a isso, madeira, ferro e tijolo são materiais que fazem boas combinações com o cobre na decoração, principalmente se ele for opaco. Aliás, investir em detalhes aparentes da construção feitos com esses elementos proporciona uma decoração moderna e sofisticada para a sua casa, característica marcante do estilo industrial.

Dê mais brilho aos utensílios e às peças decorativas

O cobre ainda pode estar presente nos utensílios domésticos e nas peças decorativas da sua casa. Na área da cozinha, por exemplo, o jogo de panela pode ser feito com o material, assim como o suporte para o papel-toalha.

Já na área de entrada ou nos corredores, vale a pena inserir o cobre em peças decorativas e funcionais, como porta-chaves, molduras de quadros, suporte ao redor de espelhos, vasos de plantas ou painel com fotos de momentos especiais da família.

Nas salas de estar e jantar, uma boa ideia é colocar lâmpadas pendentes com uma estrutura feita com o metal, para deixar o ambiente mais charmoso e perfeito para recepcionar os amigos. Por fim, canos de cobre podem servir como ótimo apoiador para tablets e notebooks dentro do escritório ou na área destinada para essa finalidade.

Garanta charme para a sua mobília

Depois de conhecer todos esses usos, saiba que, em termos de cor, o cobre também pode garantir um charme todo especial para o seu lar, especialmente para a mobília e paredes.

Entre inúmeras opções, você pode escolher uma mesa ou as cadeiras em tons de cobre para trazer mais alegria a uma sala de tons mais neutros. O mesmo vale para o estofado ou as almofadas com essa coloração.

No caso das varandas, o verde das plantas fica belo e harmônico com um suporte de jardim vertical feito com uma estrutura de cobre. Ainda é possível optar por revestimentos feitos com o material ou até mesmo combiná-lo com estruturas de vidro.

Sem dúvidas, o cobre deixa sua casa com mais personalidade, proporciona uma sensação aconchegante ao quarto do casal, combina bem com madeira e outros materiais e dá brilho ao banheiro, escritório e cozinha.

Acrescenta-se a isso o fato de que ele ainda é fácil de inserir nos cômodos, seja por meio de cor, objetos ou estruturas mais complexas, e favorece as boas energias dos ambientes. Para quem busca por soluções simples, mas cheias de estilo, o metal é muito versátil e atende bem essas expectativas!

O que você achou das nossas dicas sobre o cobre na decoração? Muito interessantes, não é mesmo? Pois saiba que, em nossos perfis no Facebook, Instagram e Pinterest, temos ainda mais informações legais para quem deseja decorar o próprio lar com muito estilo. Por esse motivo, você não pode deixar de seguir a gente por lá. Estamos esperando por você!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório