Aprenda a decorar uma sala de jantar pequena

10 março 2015

Aliando bom gosto e criatividade, dá, sim, para criar uma bela sala de jantar, independentemente de seu tamanho.


_DSC6604menor

Não dá para negar que uma sala de jantar bem planejada dá um toque de sofisticação e charme a qualquer residência, não é mesmo? Mas nem sempre é possível ter uma sala de jantar tão espaçosa quanto se desejaria a princípio, certo? Mas a boa notícia é que, aliando bom gosto e criatividade, dá, sim, para criar uma bela sala de jantar, independentemente de seu tamanho. Quer saber como? Então veja a seguir algumas dicas para decorar essas modernas saletas de jantar com muito estilo. Vamos lá?


_DSC6732menor


Aposte na integração
Com os espaços cada vez mais reduzidos, a melhor saída para os imóveis pequenos é apostar na integração de ambientes. Nesse caso, você pode integrar a sala de jantar com a sala de estar, a sala de jantar com a varanda ou até mesmo a sala de jantar com a cozinha. Avalie a área disponível em sua casa ou seu apartamento e descubra qual é a melhor alternativa para você.


DSC_3826


Crie um espaço adaptável
Se você mora em uma casa pequena, mas não abre mão de receber visitas e fazer as refeições na mesa, crie um espaço adaptável. Para tanto, invista em móveis multifuncionais e versáteis, priorize peças compactas, aposte em itens retráteis e dê preferência a mesas extensíveis, ou seja, que possam ser aumentadas, dependendo da quantidade de convidados que você receberá.


DSC_3913


Mantenha uma área livre
Para que a decoração não fique sobrecarregada e a sala de jantar não atrapalhe o funcionamento da casa, evite os excessos: descarte os elementos supérfluos e mantenha uma área livre para circulação. Você pode até encostar um dos lados da mesa na parede para ganhar espaço, mas os outros lados precisam ter pelo menos 90 centímetros livres para que se arraste as cadeiras sem obstáculos, garantindo, assim, uma boa circulação ao ambiente.


DSC_9768


Prefira cores claras
As cores claras proporcionam, automaticamente, uma sensação de amplitude aos ambientes, passando a impressão de que os cômodos são maiores do que realmente são. Sendo assim, prefira cores claras para pintar as paredes da sua sala de jantar — o branco, o palha, o pérola, o amarelo e o nude são ótimas pedidas! Se você puder colocar um espelho em uma das paredes vai ver como esse ambiente parecerá ainda mais espaçoso!


DSC_4250


Use iluminação suspensa
Para incrementar a decoração e economizar espaço, uma ótima alternativa é apostar na iluminação suspensa. Por isso, lâmpadas dicroicas embutidas no gesso, lustres, luminárias e pendentes são muito bem-vindos, uma vez que não comprometem a área de circulação.


Fonte: Casa Show

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório