Como aproveitar o tempo no seu lar durante o isolamento social

04 maio 2020

Mãe e filho se divertindo em casa para cuidar da saúde mental durante o isolamento social

Ficar em casa é a prática mais eficiente na luta contra o avanço do Coronavírus. Mas o período de isolamento social não é nada confortável, pois a sociedade deve lidar com o afastamento de pessoas queridas, a restrição do direito de ir e vir e as dúvidas que rondam a doença.

Nesse sentido, é necessário destacar que tal realidade interfere de forma significativa na saúde mental de toda a população. Ou seja: pode proporcionar sintomas de raiva, medo, solidão, irritação, preocupação, tristeza e, consequentemente, desencadear quadros clínicos de ansiedade, depressão ou insônia.

Continue a leitura e veja como cuidar da saúde mental durante o isolamento social!

Estabeleça uma rotina

Determinar uma rotina dentro de casa é fundamental para você manter a mente ocupada e em ordem. Organizar-se durante o dia alivia os sintomas de angústia, ansiedade, preocupação e medo.

Então, usar blocos de lembretes e notas do celular ao definir suas tarefas é uma excelente opção para alcançar ótimos resultados nas atividades diárias.

Desenvolva o hábito da leitura

Ler durante o isolamento social é ótimo para passar o tempo e criar o hábito da leitura diariamente após a quarentena. Trata-se de uma prática muito satisfatória para manter a mente ocupada e se distrair com boas histórias. Dessa forma, leia e inclua essa atividade na sua nova rotina!

Use as informações com cuidado

O exagero de informações é o principal motivo de estresse, angústia e ansiedade em época de quarentena. Saiba o seu limite e busque se informar somente sobre o que for relevante para você.

Nesse contexto, durante o isolamento social, evite ler qualquer matéria na internet: busque por fontes confiáveis para se informar. Não fique o dia todo na frente da televisão ou do computador e escolha um horário para acessar as notícias, caso contrário você passará todo o tempo pensando nisso.

Realize atividades em família

Com a família reunida em casa, é preciso que todos ajudem nas atividades domésticas. Isso contribui para não sobrecarregar quem sempre deve realizar as tarefas e ainda permite que todos passem um período juntos, dividindo conhecimento. Além do mais, tal ação é capaz de unir ainda mais os integrantes de sua casa.

Faça exercícios físicos

Mesmo que em tempos de isolamento social não seja possível sair de casa, faça alongamentos e pratique atividades físicas. Para tanto, você pode usar escadas em vez de elevadores, caminhar entre os cômodos da casa e assistir a tutoriais na internet sobre como fazer atividades de musculação sem ir à academia. Lembre-se de que o importante é praticar algum tipo de exercício!

A prática de atividades físicas é comprovadamente uma ótima medida contra sintomas de ansiedade e estresse, então busque por maneiras de fazer algum tipo de exercício. As atividades liberam endorfina, o hormônio responsável pelo humor, bem-estar, concentração e autoconfiança, ajudando sua saúde mental.

Há vários aplicativos e canais de YouTube que mostram como realizar atividades físicas em casa e podem ajudar no seu relaxamento.

Aproveite a tecnologia

As ferramentas tecnológicas são excelentes aliadas para manter o equilíbrio da saúde mental durante a quarentena. Portanto, use as redes sociais para ficar conectado com a empresa em que trabalha e os colegas de serviço, amigos ou familiares. Mesmo que o contato pessoal não seja possível, ligações de vídeo podem ajudar as relações e melhorar os impactos do afastamento.

Além do mais, é possível encontrar séries, filmes, livros e jogos gratuitos para várias idades. Com o elevado número de pessoas em isolamento social, as instituições passam a proporcionar mais recursos à população.

As operadoras Vivo e Claro, por exemplo, disponibilizaram acesso a um conjunto de canais por assinatura. Já a Sky, Amazon, Globoplay e Netflix abriram alguns conteúdos para as pessoas que não são assinantes. Algumas plataformas de ensino a distância (Udemi e Stoodi) e grandes universidades ou centros educacionais, como FGV, Senai e Harvard, disponibilizaram vários cursos com certificados gratuitos.

Teste receitas

Durante o afastamento social, que tal aproveitar para criar novas receitas na cozinha? Diversifique o cardápio e deixe a alimentação mais saudável, assim você acaba distraído com outras atividades interessantes.

É necessário sempre buscar por alternativas para que o tempo passe e você não fique preocupado ou estressado. Isso pode prejudicar significativamente sua saúde mental (e a das pessoas que convivem diariamente com você). 

Invista em cursos online

Os cursos online são ótimas opções para um momento de quarentena. Fazendo-os, você aprende coisas novas, atualiza seu repertório e fica mais preparado para o mercado. Aproveite para aumentar seu conhecimento e ficar por dentro de tudo, já que você terá tempo suficiente para realizar novas tarefas, não é mesmo?

Saiba que várias instituições estão oferecendo cursos online gratuitos neste tempo de quarentena, a exemplo do SENAI. Nesse sentido, busque por mais informações a respeito e invista em cursos online. Como resultado, você deixará o seu dia mais produtivo.

Medite

A meditação é uma maneira incrível de se manter no presente e acabar com sentimentos que ocasionem desconfortos. Para as pessoas que ainda não têm esse hábito, as meditações guiadas são uma boa opção, já que basta se concentrar naquilo que está sendo orientado.

É indicado meditar pelo menos uma vez por dia. Caso prefira praticar por mais vezes, a recomendação é iniciar e finalizar a sua rotina com pequenas meditações, assim você vai ficar mais relaxado e tranquilo para aproveitar o tempo.

Essas são nossas dicas para o período de isolamento social! Seguindo-as, você pode garantir a sua saúde mental e tornar a quarentena menos estressante ou tensa. Busque adotar essas ações no seu dia a dia e lembre-se: o isolamento social não é uma tarefa fácil, exige de você esforço e dedicação, pois é necessário ficar em casa nesse momento de pandemia.

A ideia de se isolar do mundo não agrada a ninguém, certo? Portanto, use as redes sociais para interagir com a família e se manter mais próximo de quem gosta. Mas fique sempre em casa!

Gostou do post? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro desse e de outros assuntos!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório