Os apartamentos com área privativa estão entre os mais desejados e valorizados dos condomínios. A possibilidade de transformar esta área, o conforto e a privacidade são alguns atributos que tornam esses espaços cada vez mais cobiçados por quem vai alugar ou comprar um apê. Afinal, não há nada como ter um espaço exclusivo e com a possibilidade de decorá-lo e de personalizá-lo de acordo com o seu estilo de vida.

Tendo isso em vista, vamos apresentar as maiores vantagens em fazer investimentos em apartamentos com área privativa. Considerando que a transformação começa em casa, saiba como explorar esses espaços e assegurar maior bem-estar e qualidade de vida para a sua família.

Entenda as diferenças entre área privativa, área comum e área total

área privativa 3

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre a área privativa, a área comum e a área total de um imóvel. Saber conceituar bem esses espaços é importante na hora de avaliar um projeto, já que esses detalhes influenciam consideravelmente no valor do empreendimento. A área total, por exemplo, não pode ser confundida com a útil, já que essa última se refere a todo espaço utilizável.

De forma resumida, essas áreas podem ser assim definidas:

  • área privativa: é todo espaço extra dos apartamentos térreos e que é utilizado somente pelo proprietário do imóvel; 
  • área comum: corresponde ao espaço utilizável por todas as pessoas que residem no condomínio;
  • área total: é calculada pela soma de todos os espaços que constituem o prédio, sejam eles de uso comum ou não. 

Vantagens de um apartamento com área privativa

Valorização do apartamento

Devido à metodologia de construção, que prioriza mais segurança quanto à estrutura dos prédios modernos, os apartamentos do andar térreo têm se valorizado, ainda que os apartamentos na cobertura continuem mais caros.

Também houve uma significativa redução de problemas estruturais, como infiltrações e complicações na rede hidráulica. Além disso, os novos prédios são projetados de modo que a construção fique “protegida” do barulho da rua.

Mais espaço 

A área privativa dos apartamentos do térreo pode ser aproveitada de diferentes maneiras: desde uma cozinha externa, churrasqueira ou uma extensão para o descanso. Há quem prefira um cantinho para tomar sol ou colocar mesa de pintura e transformar a área privativa em um belo ateliê. 

As áreas privativas oferecem uma versatilidade muito maior, sobretudo para quem valoriza privacidade e gosta de ter momentos de tranquilidade. Esses espaços são ideais também para pessoas de mais idade, que gostariam de um espaço sossegado para tomar um chá da tarde, relaxar a mente e descansar. Logo, há múltiplas formas de explorar a área externa de um apartamento térreo.

Múltiplas possibilidades de decoração

O espaço, além de ampliar a área do imóvel, complementa o paisagismo e a decoração do lar. Você pode explorar sua área privativa conforme a sua criatividade. Para tanto, explore cores diferentes, texturas e mosaicos na parede. Combine móveis e utensílios com plantas e lembre-se: o importante é personalizar o seu cantinho do seu jeito e da forma como você sempre sonhou.