7 dicas ideais para manter seu armário da cozinha organizado

27 julho 2020

2 comentários
Mulher fazendo a limpeza do armário da cozinha para poder organizá-lo

Manter o armário da cozinha organizado não precisa ser uma tarefa complicada. Isso sem falar que, ao ver um armário de cozinha todo arrumadinho, permite que você visualize e use tudo o que tem guardado. Principalmente quando o assunto for alimentos ou itens de primeira necessidade.

Isso mesmo! Ao avaliar todos os itens disponíveis e o que realmente é funcional no dia a dia, todo o processo de organização se torna muito mais simples. Outro diferencial está na possibilidade de personalizar a cozinha com armários planejados que são feitos para atender suas necessidades.

E para te dar aquela forcinha na hora de organizar os armários de sua cozinha, preparamos algumas dicas para deixar a sua cozinha com tudo no lugar, acompanhe!

1. Tenha várias gavetas

As gavetas são uma excelente opção para quem deseja encontrar rapidamente tudo o que procura. Além disso, fazem toda a diferença na rotina de apartamentos pequenos, ao mesmo tempo que tornam a cozinha muito mais elegante. O mais importante é avaliar a quantidade de talheres e outros acessórios que podem ocupar os gaveteiros.

Assim, fica muito mais simples perceber o que precisa estar sempre à disposição e o que costuma ser usado apenas ocasionalmente. Outro ponto indispensável é ter gavetas na área destinada à despensa. Pequenos pacotes de comida podem ser separados nessas repartições para trazer praticidade aos moradores e deixar a lista de compras sempre em ordem, por saber quando falta algo.


2. Use organizadores

Os organizadores são grandes aliados quando se trata de manter a cozinha impecável. Em vez de apenas soltar os talheres na gaveta, esses itens permitem separar tudo por categorias. Isso vale também para acessórios volumosos, que podem dar trabalho para serem encontrados, como cortador de legumes, ralador, abridor de garrafa e formas.

Perder tempo procurando por um objeto essencial na hora de cozinhar é uma frustração e tanto, não é mesmo? Pois saiba que ter tudo sempre ao alcance das mãos é capaz até de melhorar sua qualidade de vida em meio a uma rotina de tanto estresse. Escolha os organizadores que tenham a ver com a decoração de modo geral.


3. Separe os itens por setores

Se você precisar agora de um abridor de garrafas, sabe exatamente a localização ou tem que procurar até encontrar? Eliminar a fase de busca ajuda sua casa a se manter organizada por muito mais tempo e favorece a proatividade de toda a família na hora de colocar a mão na massa.

Por exemplo, se seu filho sempre pergunta onde está cada coisa antes de fazer um simples sanduíche, certamente, com a separação por setores, ele vai conseguir se localizar sozinho sem grandes esforços. Em função disso, determine nos armários os itens conforme sua grade de uso e, se possível, deixe tudo sinalizado de forma criativa. Alem disso, organize o descarte de lixo para facilitar a remoção sem sujar a cozinha.


4. Organize os potes

Os potes, quando desorganizados, causam uma grande dor de cabeça na família inteira. Isso porque as crianças podem acabar misturando açúcar com achocolatado e prejudicar a qualidade dos alimentos. Por isso, estar em ordem é de grande ajuda no momento de montar os lanches e ter mais variedade no cardápio.

Ao ter um panorama de tudo que está disponível, fica simples ousar nas receitas e, até mesmo, fazer aquela dieta que sempre é adiada. Durante o processo de organização dos potes, é indispensável comprar kits com cores e temáticas semelhantes.

Os potes destinados aos biscoitos, por exemplo, devem trazer essa inscrição, ter as mesmas tonalidades ou ser transparentes para facilitar a identificação. A partir disso, os potes entram no mesmo esquema de divisão por setores que, além de organizada, também deixa a cozinha muito mais bonita.


5. Desapegue de alguns itens

De nada adianta querer organizar a cozinha mas juntar muitas coisas sem uso dentro dos armários. Essa tendência acumuladora acaba passando batida no dia a dia pela falta de tempo e contribui para a desorganização quando não recebe atenção especial. Saiba que a bagunça na cozinha costuma ser resultado de armários cheios de coisas que raramente ou nunca são usadas.

Por esse motivo, faça uma faxina completa e distribua os itens por ordem de importância. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas repetidas e até quebradas esquecidas entre gavetas.

Separe utensílios e louças que estão sem uso há bastante tempo e selecione o que pode ser doado. Caso as peças estejam quebradas ou muito desgastadas, o melhor é jogar fora em uma coleta de lixo responsável.

6. Utilize nichos e suportes

Nichos e suportes são essenciais em cozinhas de apartamentos compactos, especialmente se você tem vários eletrodomésticos e deseja setorizar o cômodo focando em praticidade. Além disso, também é possível usar os espaços verticais com soluções inteligentes e agregar aquele toque diferenciado.

No cantinho destinado ao café, por exemplo, colocar um suporte para canecas e mexedores na própria parede deixa a rotina mais criativa. Próximo ao fogão também é muito interessante incluir nichos com potinhos de temperos. Dessa forma, você nunca mais vai deixar uma panela queimar enquanto procura o sal.


7. Invista em armários planejados

Os armários planejados agregam valor ao ambiente de sua casa. Quando se trata de um imóvel recém-comprado, então, a situação se torna ainda mais interessante. A MRV Engenharia, por exemplo, oferece a opção de armários planejados para facilitar o processo de mudança e o conforto dos moradores.

Além do visual harmonioso, os modelos disponíveis ainda permitem aproveitar cada cantinho do apartamento e deixar completamente personalizado. Vale lembrar que existem várias facilidades de pagamentos com economia de até 30% no custo total na entrega do melhor custo-benefício do mercado.


Pronto! Agora você já sabe como manter o armário da cozinha organizado e montar o apartamento perfeito. Para isso, o grande diferencial está em otimizar os espaços com a ideia de usar somente itens completamente funcionais. Só assim será possível personalizar os detalhes, economizar tempo e ainda trazer muito mais conforto aos seus familiares.

Aposto que com essas dicas a sua cozinha ficará ainda mais organizada, certo? Se você conhece alguém que precise de uma ajudinha pra organizar a cozinha dele, então compartilhe esse post com nossas dicas de organização!

Comentários

Paola
Paola disse: 01 agosto 2020
Gostaria de saber o valor dos armários planejados?
MRV
MRV disse: 03 agosto 2020
Olá Paola, tudo bem?

Para saber mais detalhes sobre os Armários Planejados MRV e consultar a disponibilidade em sua região, converse com nosso atendente virtual pelo WhatsApp e saiba todos os detalhes!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório