Como escolher armário de cozinha para apartamento

27 maio 2021

10 comentários
Armários clássicos estilo cozinha americana

Funcional, prático e bonito, o armário de cozinha é indispensável para decorar e ajudar a organizar os eletroportáteis, utensílios e mantimentos. Dependendo da escolha, você pode deixar a cozinha ainda mais charmosa e adequada às suas necessidades, por isso é fundamental analisar vários fatores antes de fazer a compra.

Tipos de armário de cozinha

Para acertar na escolha e deixar sua cozinha bonita e funcional, você deve analisar quais são os tipos de armários que existem e quais se enquadram melhor no seu espaço.

Cozinha com armários, fogão, geladeira e microondas. Mesa branca com jogo americano, pratos, talheres, guardanapos e taças.

Tamanho de armário de cozinha

O primeiro passo para fazer a escolha certa dos armários de cozinha é considerar o tamanho do ambiente. Se a sua cozinha for compacta, é melhor optar por um armário de cozinha pequeno; se houver mais espaço, vale analisar mais opções, como um armário de cozinha grande, por exemplo.

O armário de cozinha compacta geralmente é uma opção planejada ou modulada, porque permite aproveitar bem todos os espaços disponíveis. Além disso, o tamanho das portas e dos detalhes deve ser proporcional ao ambiente.

Cozinha com armário branco, fogão, microondas,  lavanderia na lateral e em frente um balcão com xícaras e flores

Modelos e formatos de armários

O armário de cozinha de parede é um dos mais procurados para apartamentos menores, pois possibilita um melhor aproveitamento do espaço, já que fica fixo na parede da cozinha, liberando a área da bancada e o entorno.

Ainda nesse formato, há o armário de cozinha aéreo ou armário de cozinha suspenso, que fica fixado na parede, em especial na parte de cima da cozinha, sobre a pia, o fogão, a geladeira e outros itens.

O armário de cozinha de canto é ideal para aproveitar todos os espaços do cômodo, contribuindo perfeitamente para a organização, a circulação e a funcionalidade do ambiente.

Vale destacar que estes modelos podem ser encontrados com vidros, nichos abertos ou fechados, portas, gavetas e outros detalhes fundamentais para trazer mais funcionalidade e beleza à cozinha.

Montagem e instalação dos armários

Na hora da compra, você ainda poderá escolher entre armário de cozinha completo, armário de cozinha planejado ou armário de cozinha modulado.

O armário de cozinha completo já conta com todos os móveis necessários para equipar seu cômodo, como armários suspensos, balcão, nichos e outras opções. A vantagem desse modelo é que todos os móveis combinam entre si e trazem mais praticidade na hora de montar a sua cozinha.

Já o armário de cozinha planejado é fabricado de acordo com as medidas e características específicas da sua cozinha. Assim, será possível aproveitar todos os espaços e criar armários personalizados para as suas necessidades, com mais ou menos prateleiras internas, com alturas diferenciadas, detalhes no pegador, entre outras exclusividades.

O armário de cozinha modulado, por sua vez, é um meio-termo entre os dois anteriores. Isso porque ele dispõe de módulos pré-fabricados que ajudarão a montar sua cozinha como preferir. Você pode optar por diferentes tipos de armários, compondo o espaço de acordo com as suas necessidades.

Material do armário de cozinha

O armário de cozinha poderá ainda variar de acordo com o material, já que há diversas opções. O armário de cozinha de aço ou metal, por exemplo, tem inúmeras vantagens, especialmente a durabilidade e a resistência, além de ser um material fácil de limpar e manter, pois a umidade não danifica o móvel.

Já o armário de cozinha de madeira é charmoso e pode ser fabricado em diferentes materiais, com diversos acabamentos, trazendo personalidade ao seu ambiente. Dependendo da madeira usada e do tratamento dado a ela, esse armário pode ser também resistente e durável.

Cor do armário de cozinha

Por fim, lembre-se de considerar as tonalidades do armários, já que elas trazem personalidade ao projeto e ajudam a fazer com que a cozinha pareça mais ampla, iluminada e estilosa.

O armário de cozinha preto, por exemplo, é ideal para quem adora decorações modernas, urbanas ou com uma pegada mais industrial. Como esse tom é neutro, não é difícil combiná-lo com os eletrodomésticos, os detalhes de decoração e os revestimentos.

Outra opção é apostar no armário de cozinha branco, perfeito para apartamentos pequenos, pois confere a sensação de que o espaço é mais amplo, iluminado e arejado, valorizando o ambiente e a decoração.

Além disso, a decoração branca é clean e favorece a sensação de limpeza, extremamente importante em uma cozinha. Por também ser uma cor neutra, você pode investir em detalhes coloridos em objetos de decoração ou nos revestimentos. 

Painel, televisão, prateleira com letras e plantas, armário com quadro, vasos e banquetas, e cozinha com móveis brancos.Se você tem uma personalidade mais criativa e descontraída, que tal optar por um armário de cozinha vermelho? Os armários coloridos são uma tendência e ajudam a trazer um toque charmoso ao espaço, destacando a decoração.

Armário de cozinha para apartamento

Para escolher o armário de cozinha, avalie o espaço disponível no ambiente, medindo todas as paredes, e considere também suas necessidades de organização e a funcionalidade do cômodo.

Nesse sentido, observe os eletrodomésticos, utensílios de cozinha e outros objetos que precisam ser organizados nos armários, pensando na quantidade de prateleiras, gavetas, armários e outros compartimentos, como garrafeiros e porta pano de prato.

Meça seus eletroportáteis para ter uma ideia da distância ideal entre as prateleiras dentro dos armários e, se precisar de espaço extra, invista em nichos para deixar alguns itens visíveis.

Considere ainda o estilo decorativo do cômodo, analisando se você sonha com uma cozinha moderna, vintage, industrial, rústica ou clean, por exemplo. Assim, será mais fácil definir as cores e os materiais do armário de cozinha.

Uma cozinha moderna e clean fica excelente com armários brancos, já em uma cozinha industrial é possível ousar, optando por armários cinza e amarelo ou com detalhes em preto, por exemplo.

Outro ponto a ser analisado é o tipo de cozinha do apartamento, que pode ser americana, corredor ou uma cozinha planejada. Esse formato deve ser necessariamente considerado na hora de instalar os armários.

Uma cozinha aberta e integrada a outro ambiente deve ter uma preocupação maior com a estética dos armários, que ficarão visíveis e precisam estar em sintonia com o cômodo ao qual a cozinha está integrada. 

Cozinha com armários, fogão, balcão, geladeira e pia na parte aderida ao balcão em frente aos móveis.É importante também definir as cores. Para apartamentos pequenos, cores claras e neutras são sempre mais indicadas, porque ajudam a ampliar o espaço e favorecem a iluminação do ambiente.

Nesse caso, você pode investir em detalhes coloridos, como portas em tons mais fortes, detalhes em algumas gavetas, puxadores cromados ou então deixar as cores para os objetos decorativos, eletroportáteis e revestimentos.

Viu só como não é tão difícil escolher o armário de cozinha para seu apartamento? Se você gostou dessas dicas da Leroy Merlin, ajude seus amigos compartilhando este post nas suas redes sociais!

Comentários

KAREM ALVES MUNIZ
KAREM ALVES MUNIZ disse: 28 maio 2021
Lindos
MRV
MRV disse: 06 julho 2021
Olá Karen, como vai?
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais para receber dicas como esta sempre em primeira mão: FacebookInstagram e Twitter. 
LEANDRO
LEANDRO disse: 30 maio 2021
Gostaria de saber mais acerca dos armários planejados, decorações, entre outros.
MRV
MRV disse: 08 junho 2021
Olá Leandro, como vai?
Para saber mais detalhes sobre os Armários Planejados MRV e consultar a disponibilidade em sua região, converse com nosso atendente virtual pelo WhatsApp e saiba todos os detalhes! 
GIZELY
GIZELY disse: 13 junho 2021
Boa tarde, Acabei de adquirir um apto mrv em Maringá, Spazio MONTECARLO. Gostaria de saber a medida da altura da parede (piso ao teto) aproximada. Poderiam me informar? Grata
MRV
MRV disse: 14 junho 2021
Olá Gizely, como vai?
Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato!
KARINA Marques
KARINA Marques disse: 07 outubro 2021
Oi eu tenho interesse
MRV
MRV disse: 08 outubro 2021
Ei Karina, tudo bem? Vem conversar com a nossa assistente virtual MiaEla está te esperando para ajudar a encontrar o apê perfeito pra você do jeitinho que você sonha. Entre em contato com ele através do nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas! 😉 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório