8 atividades para se distrair na quarentena com crianças!

08 maio 2020

Pais e crianças aproveitando a quarentena para brincarem juntos em casa

Durante o isolamento social é necessário buscar atividades de estímulo físico, mental e criativo para as crianças com a finalidade de garantir maior qualidade de vida durante esse período. Então, conheça algumas atividades que podem ser realizadas na quarentena com crianças:

  • jogos de raciocínio;
  • cursos online;
  • brincadeiras antigas;
  • delegação de tarefas;
  • ensino de robótica;
  • aplicativos de reforço escolar;
  • exercício físico.

E aí, preparados para a diversão? Se sim, então continue a leitura e conheça 8 atividades para fazer na quarentena com as crianças!

Importância de desenvolver uma rotina para a criança

É fundamental criar uma rotina para as crianças durante o período de quarentena, pois elas precisam se adaptar da melhor forma. Essa prática ajuda no desenvolvimento dos pequenos e faz com que eles não fiquem estressados e irritados. Por isso, é muito importante que os pais busquem estratégias para melhorar o dia a dia dos seus filhos.

É preciso ressaltar que é fundamental sempre buscar o bem-estar das crianças, visto que esse tempo pode interferir no retorno das atividades. Por essa razão, procure ficar sempre com seus filhos e compreenda suas necessidades e dificuldades.

8 atividades para se distrair na quarentena com crianças

Existem diversas atividades que podem ser realizadas durante esse período de isolamento social com seu filho. Desse modo, valorize aquelas que ajudam no desenvolvimento físico, mental e criativo de suas crianças. Continue a leitura e conheça algumas práticas que você pode realizar para estimular essas características em seus pequenos!

1. Invista em jogos de raciocínio

Os jogos de raciocínio lógico podem auxiliar muito no desempenho escolar e também no desenvolvimento cognitivo. Por esse motivo, permita que a sua criança dedique um tempo do dia para jogar estimulando o lado esquerdo do cérebro, seja por meio do computador, celular ou videogame.

2. Busque por aplicativos de reforço escolar

Mesmo que as aulas estejam suspensas durante esse período, é preciso manter os estudos ativos. O que faz desse momento uma ocasião excelente para o seu filho aprender com mais tranquilidade aquilo que tem dificuldade na sala de aula. Para isso, uma boa opção é a utilização de aplicativos de reforço escolar.

3. Estimule o aprendizado de robótica

Com o desenvolvimento da tecnologia, noções de robótica se tornam cada vez mais importantes. E desenvolver isso ainda nas idades iniciais pode ser muito vantajoso para o futuro do seu pequeno. Sendo assim, ajude seus filhos a expandirem os conhecimentos a respeito do assunto, principalmente se já demonstram interesse na área.

4. Reserve um tempo para se exercitarem juntos

Realizar exercício nesse momento é primordial, visto que não é nada satisfatório ficar só comendo e dormindo. Dessa maneira, para deixar a prática de exercício mais interessante, junte todos os integrantes da casa para realizar os exercícios. Logo, todos ficam saudável e melhoram o físico.

5. Considere cursos online

É necessário sempre aprender algo além dos conhecimentos transmitidos pela escola. Esse momento pode ser uma ótima oportunidade para aprender um novo idioma, aprender programação ou qualquer outra coisa que a criança goste.

6. Delegue tarefas para ajudar na organização da casa

Para que a rotina fique mais produtiva e a casa organizada, determine tarefas para que as crianças tenham alguns trabalhos. Assim, além de ajudarem, elas compreendem também a necessidade de manter um ambiente limpo e organizado.

7. Faça as crianças brincarem sozinhas

Em diversos momentos as crianças acabam ficando sozinhas. Por isso, é interessante oferecer passatempos que não exigem a presença de outras pessoas. Você pode optar por quebra-cabeça e jogos de lego, que precisam de dedicação e tempo.

8. Ensine brincadeiras antigas

Durante esse período de quarentena com crianças é necessário realizar brincadeiras para o seu filho se divertir e aprender coisas novas. Então conheça algumas que você pode participar com os pequenos!

Telefone sem fio

O telefone sem fio tradicional é realizado com duas latinhas limpas e vazias, com um furo no fundo sem a tampa. As duas conectadas por um barbante passando pelo buraco. Essa brincadeira estimula a memória e o raciocínio do seu filho.

Caça ao tesouro sensorial

A caça ao tesouro pode ficar muito mais legal se feita com objetos sensoriais. Então, selecione texturas distintas — como liso, áspero, aveludado, rígido, macio — e solicite ao seu filho que corra pela casa e ache objetos com aquelas texturas.

Stop

É uma brincadeira que precisa de pelo menos três participantes. Além de ser um clássico que vai fazer você recordar o tempo de criança, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas se as pessoas estiverem animadas!

Cantinho da leitura

O cantinho da leitura é criado para estimular a leitura do seu filho. Para isso elabore um local agradável e que estimule sua criança a ler.

Boliche

Para realizar essa brincadeira você vai precisar de seis a dez garrafas, papelão e uma bola feita de meia. Depois é só organizar os pinos improvisados, achar um lugar para criar a pista e se divertir com a garotada.

Encaixe de forma

Desenhe quadrados, círculos, triângulos e diversas outras formas geométricas em uma cartolina com caneta ou no chão com fita adesiva. Em seguida, corte papéis coloridos repetindo as formas e os tamanhos e dê para sua criança encaixar. Com essa brincadeira, a criança treina a coordenação motora e conhece as diferentes formas geométricas.

Pintura sem tinta

Para modificar um pouco as brincadeiras de pintura, você pode usar água. Para isso, basta separar um pote com água, um pincel e um papelão. As crianças vão amar pintar e perceber suas obras sendo absorvidas pelo papelão, gerando uma nova tela.

Como você percebeu, essas atividades são muito importantes para garantir a saúde mental e deixar menos estressante esse período de quarentena com crianças. Essas práticas podem ajudar muito seus filhos e, além do mais, podem contribuir para deixar a relação familiar melhor. Não é nada fácil esse período, mas com dedicação e sabedoria é possível deixar o tempo mais dinâmico e produtivo.

Gostou do nosso post com 8 atividades para se distrair na quarentena com crianças? Então, aproveite para deixar seu comentário para sabermos o que achou do assunto! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório