Bairro Seguro: 4 dicas para identificar o melhor lugar para morar

26 fevereiro 2018


Quando o assunto é a localização do seu novo apartamento, todo mundo logo pensa nos serviços que são oferecidos por perto e se a região é de fácil acesso. Porém, há ainda outro quesito a ser analisado e que é tão importante quanto esses que listamos aqui: a segurança! Você sabe como identificar um bairro seguro?

Existem muitos fatores que colaboram para a segurança de uma região. É preciso se atentar a todos eles. No post de hoje, vamos mostrar 4 dicas de como escolher o melhor bairro para morar, pensando na segurança do seu maior patrimônio: a sua família. Continue a leitura e descubra!

1. Um passeio pelo bairro vai ajudar

Visitar o bairro é a dica mais óbvia de todas, não é mesmo? Mas existem alguns detalhes importantes, pois a segurança de um bairro pode ser relativa. Preste atenção à rotina da sua família e verifique como é a região nos horários em que você costuma sair e chegar em casa.Por exemplo, se você chega por volta de 21h, visite a região nesse horário e tente responder a estas perguntas:
• as ruas são bem iluminadas?
• existe comércio aberto nesse horário?
• há movimento ou as ruas estão desertas?

Lembre-se de visitar a região em diferentes dias da semana. Se há escolas, durante a semana será mais movimentado; se há muitos bares, o movimento será maior de quinta a sábado.

2. As pessoas gostam de falar e você deveria ouvi-las

Seus futuros vizinhos são as melhores pessoas para falar sobre a segurança da região, principalmente os que moram lá há algum tempo. Na sua visita ao bairro, conversar com eles é uma ótima oportunidade para saber mais sobre aquele local e fazer alguns amigos, afinal, são os vizinhos que estão mais perto quando precisamos de ajuda.Ouça o que eles têm a dizer e questione sobre o policiamento, se há muitos casos de assalto e se eles se sentem seguros naquela região. Aproveite para perguntar também se existe algum horário ou algumas ruas do bairro que devem ser evitadas.

3. A internet pode ser uma boa fonte de consulta

Além de falar com as pessoas e verificar o sentimento de segurança que aquele lugar gera nos moradores, a internet pode fornecer alguns dados importantes. Jornais locais e redes sociais podem ter notícias e relatos sobre segurança que podem alertar a sua família.Pesquise por roubos, assaltos, sequestros e outros termos que achar relevantes. Alguns jornais e sites especializados costumam até criar um ranking das regiões mais seguras. Procure para saber se o seu futuro bairro é um deles.

4. Bairro seguro tem comércio funcionando até mais tarde

Normalmente, as lojas de bairro ficam abertas até as 19h. Porém, existem ainda alguns estabelecimentos que funcionam até mais tarde — como padarias, bares, restaurantes, academias e escolas —, gerando fluxo de pessoas e movimento que tende a tornar a região mais segura.Se você vai morar perto de algum desses locais, também pode conversar com as pessoas que trabalham lá. Com certeza elas te receberão bem e te darão mais informações relevantes sobre o lugar.De qualquer modo, atente-se aos detalhes e procure conciliar a sua rotina com o cotidiano daquela região. Além disso, um bairro pode ter ruas mais seguras e outras menos. Verifique com calma, pesquise e escolha aquele que você considera um bairro seguro e agradável em todos os aspectos.

Curtiu nossas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório