Barulho é principal causa de multa em condomínios | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

Barulho é principal causa de multa em condomínios

01 abril 2009

Estacionamento de veículos fora da vaga adequada e transtornos causados por cães empatam na segunda posição.

O barulho excessivo após as 22h e aos finais de semana é a causa de cerca de 40% das multas aplicadas contra moradores de condomínios na cidade de São Paulo.

De acordo com levantamento da administradora Lello, em segundo lugar, empatados com 20% do total de multas, estão o estacionamento de veículos fora da vaga do condômino ou em espaços destinados a visitantes e transtornos causados por cães, como latidos constantes durante o dia e trânsito dos animais nas áreas comuns.

Outros 20% das infrações que geram multas são relativos a alteração de fachadas, lixo jogado pela janela (principalmente cigarros), utilização da vaga da garagem como depósito de móveis e outros objetos e uso do apartamento para fins não residenciais.

Os valores das multas variam conforme o estipulado na convenção de cada prédio, mas, segundo o Código Civil Brasileiro, podem chegar a até 10 vezes o valor da cota de condomínio mensal paga pelos moradores.

Daniel dos Santos Júnior, gerente de Plataforma da Lello Condomínios, orienta para que o síndico somente aplique a sanção após esgotadas todas as tentativas de diálogo com o condômino. “Os síndicos normalmente preferem soluções amigáveis para evitar desgastes e é recomendável que seja assim. Mas há determinadas situações em que é preciso ter pulso firme, para dar exemplo aos demais condôminos”, diz.

Fonte: ImovelWeb, consultado em 26/03/09

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório