O tempo passa e muitas coisas na vida de seu bebê se transformam. Ele fica mais independente, começa a ter necessidades diferentes até que seu pequeno não precisar mais usar um berço de bebê. E agora: o que fazer com esse móvel que custou caro e não será mais utilizado? Confira a seguir como dar vida nova ao móvel de forma criativa na decoração da sua casa.

berço de bebê 1

Decoração sustentável

O berço de bebê é um investimento alto que os pais realizam antes da chegada da criança, mas que não é usado por muito tempo. Poder reaproveitar o móvel é uma forma de fazer valer seu investimento, economizar e ainda dar um toque personalizado, funcional e cheio de estilo à decoração da sua casa.

Partes reaproveitáveis do berço de bebê

Para conseguir aproveitar o berço do bebê na decoração da sua casa, o primeiro passo é identificar suas diferentes partes. Cada uma delas pode ganhar uma nova função.

Dependendo do modelo do berço, é possível reaproveitar até quatro partes principais, dando um novo significado ao móvel e um novo visual ao ambiente de sua casa. São elas:

  1. Estrado;
  2. Grades de proteção;
  3. Cabeceira;
  4. Pés ou base do berço.

Agora que você já sabe quais as partes do berço que podem ser reaproveitadas, aprenda com as nossas dicas quatro maneiras criativas para transformá-lo e explorar novas possibilidades.

4 maneiras de transformar o berço do bebê

Com criatividade e um pouco de habilidade manual, você consegue fazer um upciclyng de respeito para transformar o berço em um objeto decoração personalizado. Cada parte dele rende boas aplicações. Confira:

1. Estrado

A placa de madeira que cobre todo o fundo da caminha do bebê pode ser transformada de diversas formas dentro do próprio quarto da criança. Assim, você pode aproveitar a sensação de bem-estar que a madeira agrega ao ambiente e ainda ficar em dia com a sustentabilidade e as últimas tendências de decoração. As ripas de madeira podem dar origem a:

  • Caixas para guardar brinquedos;
  • Baú para organizar sapatos ou roupa de cama;
  • Caixas organizadoras de material escolar ou de colorir em casa;
  • Nichos organizadores de cadernos e livros da criança.

2. Grades de proteção

Com as grades de proteção do berço é possível montar painéis em diferentes cômodos da casa ou fazer um mural com novos objetos de decoração para o quarto infantil ou outros cômodos de seu apartamento. Veja alguns exemplos:

  • Mural iluminado com um varal de lâmpadas para pendurar os desenhos e lembretes da criança;
  • Mural de fotos e recordações;
  • Jardim vertical na área privativa ou varanda;
  • Suporte para instalar ganchos e pendurar toalhas no banheiro.

3. Cabeceira

A cabeceira do berço de bebê pode se transformar em outra linda cabeceira, por exemplo, para a cama de casal, desde que você una as duas partes, superior e inferior. Outra possibilidade é reaproveitar esta parte na própria cama do quarto de seu filho. Neste caso, vale a pena você aplicar uma nova cor à madeira para dar uma cara nova à cabeceira, a chalk paint pode ser uma boa maneira de fazer isso.

Os apoios laterais do bercinho podem se transformar em prateleiras, que servirão de base para os brinquedos e objetos da criança. Ou outra possibilidade é utilizá-los em seu home office para organizar ainda mais o ambiente.

4. Pés ou base do berço

Até os pés do berço podem render itens de decoração criativos. Você pode aproveitar essas partes da cama do bebê para fazer:

  • Mesinhas de centro para sala de estar;
  • Mesa de apoio para área privativa, sacada gourmet ou para usar em sua sala;
  • A base de criado mudo;
  • Mesinha de estudo.

Viu quantas possibilidades temos para reaproveitar de maneira inteligente o berço de bebê em novos móveis organizadores e de decoração? Com poucas peças e muita criatividade, você garanta vida longa ao móvel e um toque de renovação à sua casa.