Cadeira no quarto, pode? Descubra agora como escolher!

17 junho 2021

Mulher sentada em cadeira no quarto

Se você tem dúvidas se pode incluir na decoração a cadeira para quarto, saiba que a peça é umas tendências e precisa ser escolhida adequadamente. Apesar de parecer, em um primeiro momento, um móvel atípico no ambiente, a cadeira tende a ser muito útil e ainda traz um toque de elegância.

Sem contar que as opções de uso são muito variadas. O grande segredo, no entanto, está em compreender como o artigo pode entrar de maneira funcional no seu ambiente.

Seja para descansar ou trabalhar, existe uma cadeira que se encaixa com a proposta de sua decoração, não importa quanto espaço você tem disponível. Quer saber mais? Vamos mostrar como escolher uma cadeira para quarto ideal. Acompanhe!

O que observar ao escolher uma cadeira para quarto

Praticidade e versatilidade

Elas são chiques, práticas e muito versáteis. As cadeiras são móveis históricos, presentes em diversas épocas. Elas já foram consideradas artigos de luxos e até foram parar no guinness book. Isso mesmo! A cadeira mais leve do mundo pesa apenas 617 gamas e está registrada como um recorde do designer italiano de móveis Massimiliano Della Monaca.

Esse é só um exemplo das mil e uma facetas desta mobília tão tradicional, mas que pode ousar, seja no design, cores ou aplicação, como no quarto, onde ela pode proporcionar uma releitura do espaço, além de agregar mais conteúdo ao layout.

Quarto com cama de solteiro, edredom, mesa com xícaras, escrivaninha, cadeira, abajur e prateleira com quadros e pelúcia.

Dimensões do ambiente

Para Ana Karina Chaves e Klazina Norden, da Akinteriores, o uso da cadeira no quarto está ligado às dimensões do ambiente e da função que ela desempenhará no ambiente.

“Nos quartos de adolescentes, por exemplo, é comum o uso de cadeiras para bancadas de estudo. Elas devem ser totalmente ergonômicas, pois as pessoas passam horas sentadas estudando ou navegando pela internet. Para o quarto de bebê indicamos as cadeiras de amamentação mais compactas e com estilo contemporâneo. Assim, elas podem ser utilizadas quando o bebê crescer”.

As profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura, Roziane Faleiro e Patrícia Guerra, dão a dica sobre quais cadeiras compõem melhor o quarto: “O ideal é optar por um modelo clássico, assinado por um designer. Mas, seja qual for a escolha, nunca se deve abrir mão da qualidade”, ressaltam.

Ana Karina e Klazina alertam para outro item importante: “Em quartos pequenos devemos usar cadeiras com tamanhos reduzidos, porém com impacto estético marcante seja na cor, no estilo ou material”, ensinam.

Variações no ambiente

Para aqueles que gostaram da opção de especificar cadeiras no quarto e das dicas de como lançar mão do recurso neste ambiente, aí vai mais uma alternativa. Dependendo do tamanho do cômodo, há como dar uma incrementada e utilizar duas cadeiras.

“Uma cadeira deve ser usada para a bancada e a outra de composição e apoio. Nesse caso, a diversidade de uso é grande. Para uma decoração mais descontraída e lúdica, basta posicionar essa peça, de modo que faça a vez da mesa de cabeceira”, recomendam Patrícia e Roziane.

Se a intenção for deixar o quarto com o clima mais romântico, a dica é buscar inspiração no passado. As profissionais indicam as peças adquiridas em antiquários ou aquelas de famílias. Elas ficam parecendo novinhas e mais moderninhas quando pintadas em cores forte ou em tons pastéis.

Quarto com beliche modulado, escrivaninha embutida na cama, móvel com gavetas, cadeira, mesa de cabeceira e cortina.

Como escolher a cadeira para o quarto

O primeiro passo para escolher a melhor opção de cadeira para quarto é considerar qual modelo se encaixa com o ambiente. Existe uma infinidade de opções no mercado e a decisão errada pode comprometer toda a experiência. Tudo depende, na verdade da finalidade em que a cadeira será usada.

Por exemplo, caso seja para a composição da escrivaninha, o ideal é que o modelo tenha rodinhas e funcionalidades referentes à categoria de escritório. Agora, se a ideia gira em torno de trazer um toque de estilo, a melhor opção se torna uma cadeira versátil, que tenha um visual moderno e bastante espaço para abrigar almofadas.

Existe ainda a possibilidade de optar por poltronas que tenham acolchoados estampados, tornando o ambiente ainda mais aconchegante. Outra dica valiosa envolve a inclusão de cadeiras no estilo rústico e retrô em quarto de casal. As opções de madeira costumam ser muito funcionais e adaptáveis aos diferentes tipos de projetos.

Quarto com duas camas, mesa ao centro com cadeira, cortina, e prateleiras com ursos, cestas e almofada.

Combine com a decoração

A decoração do quarto é um dos fatores que interfere diretamente na escolha da cadeira. Afinal de contas, de nada adianta escolher algo que seja moderno e futurista se o a proposta do ambiente estiver voltada para o estilo romântico.

A ideia é que a cadeira seja uma peça que companha o espaço, de maneira harmoniosa e sem chamar muita atenção, porém, com uma característica estilosa na medida certa.

Então, avalie cuidadosamente quais são principais pontos da decoração do ambiente e inclua a cadeira dentro desse contexto. Por exemplo, um quarto clean, com foco nos tons neutros, pede uma peça com estofado discreto e uma cor dentro dessa cartela que pode, até mesmo, ser um modelo transparente, que está super em alta e combina com tudo.

Quarto com duas camas, edredons, almofadas, mesa ao centro com cadeira, um quadro, espelho na parede e cortina.

Pense na ergonomia

A cadeira deve ser confortável, acima de tudo, para que cumpra bem sua função de ficar no quarto. Ainda que na maior parte do tempo tenha um papel decorativo em algumas situações, torna-se indispensável pensar na ergonomia, na hora de escolher.

Isso porque uma cadeira é uma peça que sempre vai ser usada e precisa corresponder às expectativas.

Pense conforme o objetivo de uso e o tempo em que você permanecerá sobre o assento. A cadeira para estudos ou trabalho precisa ter um encosto adequado com os pés ao alcance do chão e apoio correto para os braços.

Vale priorizar os modelos que têm ajuste de regulagem, para que se encaixem às necessidades de pessoas com diferentes medidas de altura.

Agora ficou claro como escolher cadeira para quarto diante de diferentes objetivos. O mais importante é ter atenção especial com o material da peça e o seu tamanho.

Tire as medidas antes de começar o processo de compra e se certifique de que a cadeira não será responsável por atrapalhar a circulação no ambiente. Como resultado, você terá um modelo funcional, versátil e extremamente elegante.

Gostou das informações do artigo? Então, comente no post e nos conte qual tipo de cadeira se encaixa com a decoração da sua casa.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório