Campinas/SP também tem escola no canteiro de obras

13 junho 2013

Mais uma escola acaba de nascer nos canteiros da MRV Engenharia. Desta vez, em Campinas, onde as obras do Parque das Águas abriram espaço também para o saber e o conhecimento. As aulas começaram no último dia 3 de junho, e, por lá, já são 12 profissionais da construção civil que se transformaram em alunos empenhados em compensar o tempo perdido e que agora estão às voltas com livros e cadernos.


A turma é composta por profissionais de duas obras: Parque das Águas – Águas Formosas, onde foi montada a escola, e Turquesa Ville, no Parque Prado. O espaço foi adaptado para se parecer o quanto possível com uma sala de aula convencional, com lousa, mesas e cadeiras. Isso, para estimular o aprendizado e aproximar os profissionais-alunos da realidade escolar que não conheceram, seja por falta de oportunidade, tempo ou condições. As aulas de ensino fundamental (Alfabetização de adultos), ministradas pela professora Alexandra, acontecem de segunda a sexta-feira, de 17h30 às 19h30 e a frequência é garantida.


O pedreiro João Carlos da Silva, de 46 anos, é um dos alunos do projeto. Há mais de 30 anos longe dos estudos, ele conta que a volta à escola é principalmente para melhorar a escrita. “Eu havia estudado até o 2º ano primário, mas tinha parado há muitos anos. Com o tempo, a gente vai esquecendo as coisas. Com as aulas, o cérebro volta a funcionar direitinho e isso é muito bom. Eu leio bem, mas queria avançar na escrita, melhorar minha letra. Já sinto que estou desenvolvendo, estou indo bem nas redações”, explica orgulhoso.


O curso de alfabetização foi uma iniciativa do coordenador de Segurança do Trabalho Hertz Setti Junior e organizado pela engenheira Fernanda Brandani e pelos técnicos Eliseu e Roni, com ajuda dos técnicos da Segurança do Trabalho e outros colaboradores da obra.


O projeto é uma parceria da MRV Engenharia com o SESI-SP. O objetivo é aumentar o nível de escolaridade dos trabalhadores da construção civil, referente aos primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) e aperfeiçoar seus conhecimentos relativos à língua portuguesa e à matemática. “Divulgamos em todas as obras pra que formássemos uma boa turma. A resposta foi positiva, há muita gente querendo aprender”, explica o coordenador Hertz Setti.


A previsão é que a primeira turma se forme em dezembro. O SESI ficará responsável pela emissão dos certificados de conclusão do curso. Uma nova turma já está prevista para janeiro de 2014.

Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório