Canteiro de obras da MRV Engenharia em Várzea Grande é o primeiro do Mato Grosso a aderir ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção

23 julho 2014

Iniciativa reforça o pioneirismo e a proatividade da companhia em seguir as diretrizes do Compromisso.



Na manhã da última terça-feira, 22 de julho, a MRV Engenharia oficializou a adesão do primeiro canteiro de obra do estado do Mato Grosso ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção. Com a iniciativa, o canteiro de obra do Parque Chapada do Horizonte, localizado na rua Goiás, 525 no bairro Nova Várzea Grande em Várzea Grande se alinha aos propósitos do Compromisso, que é aprimorar as práticas de trabalho, segurança e qualificação de pessoal, além de instituir na obra, a figura de “representante sindical”.


O evento contou com as presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, do assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijoó, do presidente do Conselho Administrativo da MRV Engenharia, Rubens Menin, do presidente da MRV Engenharia Rafael Menin, de sindicalistas, autoridades estaduais e municipais, além de diretores da MRV.



Durante a cerimônia, dois representantes sindicais foram empossados para atuar como ponte entre as obras e a Companhia. Esses colaboradores, indicados pelo sindicato, deverão dedicar até duas horas diárias de atenção aos profissionais que atuam nas obras, o que facilitará a apuração de informações sobre condições de trabalho e segurança, dados que deverão ser repassadas diariamente à MRV.


No evento, a MRV Engenharia também inaugurou uma escola de alfabetização, inciativa que atende a uma das premissas do Compromisso, que prevê a qualificação dos profissionais. O espaço erguido no próprio canteiro é reservado para trabalhadores da empresa que devem iniciar as aulas em breve.


A iniciativa
O Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção foi instituído em março de 2012, em iniciativa conjunta do governo federal, empresários do setor de construção civil e trabalhadores, representados pelas centrais sindicais. O Compromisso prevê avanços e inovações nas relações e condições de trabalho, além de assegurar aos trabalhadores direitos fundamentais como saúde, segurança, qualificação e proteção social. O Compromisso passa também por questões de recrutamento, formação e qualificação de trabalhadores, representação sindical em cada obra e relações com a comunidade.


Cada obra pode ser signatária do Compromisso por 24 meses, período que pode ser estendido por mais seis meses. Esse tempo coincide com a média das obras da MRV. O Compromisso estabelece que cada obra tenha, no máximo, sete representantes sindicais, que podem ser eleitos ou nomeados. Nos canteiros da MRV os representantes sindicais foram apontados por nomeação dos sindicatos.


O Compromisso tem como foco grandes obras de construção civil e a MRV é a primeira construtora residencial signatária. Dessa forma, a adesão do primeiro canteiro do Mato Grasso com 480 apartamentos, um canteiro de médio porte, reforça ainda mais o pioneirismo e a proatividade da companhia em seguir as diretrizes do Compromisso.


Várzea Grande é a décima primeira cidade a contar obras com implementação do Compromisso Nacional. Nos próximos meses, a MRV estenderá essa iniciativa a canteiros localizados em outras diversas localidades.

Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório