Saiba como montar um cantinho do café na sua casa

03 janeiro 2022

Como montar um cantinho do café em casa

Depois da água, o café é a bebida mais consumida pelos brasileiros, razão que justifica o fato de muitas pessoas reservarem um espaço em casa para montar o cantinho do café. A praticidade em degustar diferentes preparos com os amigos, bater um papo agradável no conforto do seu lar, é gratificante e ajuda a renovar as energias.

Tendo isso em vista, o objetivo deste artigo é dar dicas para que você possa montar um espaço do café na sua casa. Veja como explorar essa possibilidade e desfrutar das vantagens de construir um cantinho exclusivo para relaxar com a família e os amigos ou para ter um tempo de qualidade sozinho. Boa leitura! 

O que é o cantinho do café?

Para quem aprecia um bom café, o ideal é ter um lugar superdecorado, personalizado e charmoso em casa para passar momentos agradáveis e tomar aquela bebida maravilhosa com os familiares e amigos. Muitas pessoas optam por separar um móvel, como um aparador, e montar o cantinho do café na cozinha mesmo. 

Reforma

No entanto, você também pode dedicar um espaço da sua sala de jantar ou de estar para colocar um balcão a mais e decorar o ambiente do seu jeito. Para quem curte estilos mais rústicos, ainda há a vantagem de fazer isso de forma muito econômica: experimente restaurar algum móvel antigo que você já tem em casa. 

A ideia é renovar o espaço e incluir um novo item da mobília com essa função e, desse modo, tornar o ambiente ainda confortável e prático. Explore a criatividade, utilize cores vivas mescladas com tonalidades mais suaves para dar um charme extra ao seu cantinho do café.  

Pesquise na internet as novas tendências, inove, ouse e construa esse espaço da forma que mais combina com o seu perfil. Você pode observar fotos ou simulações de projetos que mostrem cantinhos prontos para usar como referência e fonte de inspiração. 

Como surgiu essa tendência? 

A ideia de ter um cantinho do café em casa existe desde os séculos passados, mas essa tendência era mais comum nas famílias de classes favorecidas. Principalmente nas casas de fazenda, os grandes proprietários de terra tinham o hábito de convidar os amigos e vizinhos, também fazendeiros, para curtir momentos de lazer e falar de negócios enquanto tomavam um café. 

Com o passar do tempo, essas reuniões começaram a ganhar um tom de privacidade. Isso resultou na criação das salas de chá ou de café exclusivamente para receber convidados e conversar de maneira mais reservada. Quando essa tendência chegou às cidades, ganhou um novo formato devido à necessidade de adaptar o cantinho a espaços cada vez menores. 

Ultimamente, o surgimento das máquinas caseiras para café facilitou a separação de um móvel ou de um local em casa para apreciar a bebida. Pela praticidade, montar uma pequena cafeteria em casa já ganhou a preferência de famílias de todas as classes sociais, o que torna o cantinho do café um ambiente confortável, aprazível e aconchegante. 

O que colocar no cantinho do café? 

Confira, agora, o que você pode colocar no cantinho do café para transformar esse espaço em um ambiente personalizado e que tenha o seu estilo! 

Cafeteira

É o item principal do cantinho do café. Entre as diferentes opções disponíveis no mercado, você pode escolher a que mais combina com a sua preferência ou com o seu bolso. Há modelos bem simples, mas que também atendem a função básica: fazer um bom café e proporcionar momentos agradáveis e relaxantes para você, seus familiares e amigos. 

Também há alternativas mais modernas, com modelos automáticos e que possibilitam fazer café no estilo expresso, com creme ou da forma que você preferir. Para famílias que têm criança em casa, assim como adultos que apreciam chocolate quente ou chás, há diferentes opções de máquinas que produzem café e outras receitas de bebidas. 

Porta-cápsulas

Uma boa solução para famílias que moram em apartamentos pequenos é otimizar o espaço colocando um porta-cápsulas na parte interna das portas dos armários do próprio móvel. Outra possibilidade é comprar suportes já destinados para esse fim ou armazenar as cápsulas em bombonieres/baleiros giratórios.  

Xícaras e pires

O ideal é deixar canecas, xícaras e pires bem próximos da máquina de café para facilitar a utilização na hora de servir a bebida. Um detalhe importante é disponibilizar copos, já que alguns modelos de máquinas liberam o café diretamente nos copinhos. 

Letreiro na parede

Para deixar o seu ambiente com uma cara mais alegre, abuse da criatividade e confeccione um letreiro para colocar na parede. Escreva “cantinho do café” ou outra frase de sua preferência. Quanto ao material da placa, você pode apostar em ideias de decoração que tornem esse espaço mais jovial e divertido. O importante é escolher um letreiro que melhor representa o seu estilo. 

Quadro com frase

Use a criatividade e coloque um quadro com frases ou imagens da bebida no espaço escolhido. É uma ótima forma de personalizar o cantinho do café do seu jeito. Há quem goste de explorar frases em inglês, como “I love coffee” e “I need more coffee, and you?”. Escolher uma gravura bonita com frases do tipo “Toda hora é hora de café” ou “Café, vem comigo?” deixam o ambiente mais alegre e descolado. 

Objetos DIY

Ultimamente, há uma infinidade de comércios com artigos de decoração a preços bem acessíveis: são as lojas estilo 1,99. Chamados de objetos DIY, esses produtos servem tanto para utilização quanto para decoração. De acordo com o estilo, é possível explorar essa alternativa para reduzir custos e personalizar o seu ambiente. 

Como fazer o cantinho do café na varanda gourmet?

Para quem conta com uma varanda gourmet, saiba que esse espaço oferece um verdadeiro universo de possibilidades. Isso inclui, é claro, montar um cantinho do café espaçoso, cheio de estilo e muito aconchegante. Imagine só fazer uma pausa no trabalho no meio do dia e contemplar a paisagem da varanda gourmet com um delicioso café e uma fatia de bolo.

Uma delícia, não é mesmo? Por este motivo, o primeiro ponto que você precisa pensar no momento de criar o espaço é no seu estilo de vida. Sim! Afinal de contas, de nada adianta colocar inúmeros apetrechos que não serão utilizados. Avalie em quais momentos a varanda gourmet será usada, os convidados que pode receber e se todos da família vão aproveitar de maneira confortável.

Adicionais

Como é um espaço maior do que as pessoas costumam ter para montar o cantinho do café dentro de casa, a varanda gourmet permite incrementar com alguns itens adicionais. Então, além dos itens básicos que citamos acima, você pode incluir algumas delícias para acompanhar o cafezinho.

Entre as sugestões estão biscoitos, chocolates, bolos, salgados e até água com gás para limpar o paladar antes dar o primeiro gole. Tudo isso, é claro, em potes e recipientes próprios e, de preferência, de vidro ou acrílico para que deixe o visual mais elegante e harmonioso.

Vale pensar também em algo mais descontraído com cores vibrantes para trazer mais alegria ao ambiente. Mas é importante considerar a temática predominante na sala de estar, que muitas vezes está integrada com a varanda gourmet.

Decoração

Uma dica muito bacana é trazer uma decoração repleta de cultura pop para o cantinho do café. De fato, muitos filmes, séries e personagens famosos abordam o assunto de maneira divertida. Por exemplo, colocar um pôster de uma cafeteria muito famosa no mundo do entretenimento ou xícaras com trechos de músicas e frases divertidas torna o espaço único.

A ideia gira em torno de encontrar um tema que te encanta para trazer o máximo de referências possíveis. Uma temática muito usada, por exemplo, é uma varanda inspirada nos cafés de Paris com louças, cores e docinhos que lembram a capital francesa. Vale ainda incluir o famoso croissant que é sempre uma excelente pedida.

Home office

Se você trabalha em home office, o cantinho do café na varanda gourmet representa um respiro e tanto para fazer pausas estratégicas. Além de ter praticamente uma cafeteria personalizada em casa, você ainda pode apreciar a vista na hora de se inspirar e receber convidados para reuniões em um ambiente confortável e aconchegante. Tudo isso com o adicional de ter os sabores preferidos ao seu alcance.

Sem contar a possibilidade de fazer da varanda um espaço alternativo de trabalho que impulsiona a criatividade e a produtividade na medida certa. No entanto, antes de criar a dinâmica de funcionamento da varanda gourmet e colocar a disposição dos móveis em prática, é muito importante identificar como o processo de higienização dos itens e do espaço será realizado.

Como você pôde notar, o ideal é que o seu cantinho do café ocupe um pedaço da área social para facilitar a integração da casa com o novo projeto. Como não existem regras, não importa se usará uma decoração clássica ou rústica. O objetivo é fazer do ambiente um espaço para promover o relaxamento, o bem-estar e melhorar a convivência com as pessoas. 

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como montar um cantinho do café cheio de estilo.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório