Canto alemão: como usar em seu apartamento!

20 abril 2020

2 comentários
Otimizando espaço na cozinha de apartamento com canto alemão

Ao planejar uma decoração moderna para seu apartamento, nada mais justo do que também pensar na otimização dos espaços. Afinal de contas, conforto, beleza e praticidade devem caminhar lado a lado quando o assunto envolve deixar cada detalhe como você sempre sonhou.

Nesse caso, o melhor caminho é usar o canto alemão como aliado de modernidade — que pode, ao mesmo tempo, ser um móvel cheio de beleza. Por oferecer bastante versatilidade, esse formato ainda incentiva a socialização da família e permite usar menos peças nos ambientes.

Quer saber mais? Vamos explicar o que é o canto alemão neste post e oferecer dicas de como usá-lo. Acompanhe!

Entenda o canto alemão

Também chamado de banco em L, o canto alemão é uma verdadeira tendência em decoração e veio para ficar. Esse tipo de aposta em um apartamento pequeno e moderno que precisa ter seu espaço otimizado traz muitas vantagens. Na prática, o canto alemão funciona como um longo banco e é usado em ambientes de maior reunião de pessoas, como sala de estar ou cozinha.

Em uma opção como essa, o banco não fica no centro do cômodo: ele é colocado no canto da parede para automaticamente oferecer mais espaço e conforto ao ambiente. Assim, além da possibilidade de ter um cantinho personalizado, você ainda consegue fazer com que mais pessoas se sentem para as refeições ao mesmo tempo.

Sem contar que, com a alta do formato dentro do universo decorativo, muitas pessoas optam por preencher uma das paredes com o banco apenas por motivos estéticos. Como você pode imaginar, o canto alemão decorativo teve origem na Alemanha, onde virou moda ao ser usado em estabelecimentos comerciais.

Em bares, cafés, restaurantes e lanchonetes, a intenção já era otimizar os espaços e fazer com que mais clientes pudessem interagir. Porém, levou bastante tempo até que essa proposta ganhasse as residências.

Pesquise sobre as formas

Existe uma infinidade de formatos para colocar o canto alemão em seu apartamento. Por mais que o espaço seja compacto, com criatividade e um estilo único fica mais simples deixar o ambiente com sua cara e adaptável para toda a família. Dessa maneira, pesquisar sobre todas as opções que o formato oferece abre um verdadeiro universo de possibilidades.

Saiba que o mais usado é o banco fixo que cria um ambiente elegante quando o assunto envolve deixar o apê cheio de estilo. Porém, os móveis também são recomendados na hora de diversificar o cômodo ou até mesmo levar o banco alemão a outros lugares da casa para interagir entre amigos e familiares.

Outro formato muito popular é o alemão com baú embutido e reto: para quem tem espaço compacto, essa opção facilita ao guardar acessórios ou brinquedos das crianças da casa. Esse tipo de praticidade evita ainda que mais um móvel seja incluído no ambiente e limite os espaços de circulação.

Decoração diferenciada

Independentemente da escolha (L ou reto), as cadeiras podem ficar do outro lado da mesa, encostadas na parede. Com essa estratégia, todos os espaços são preenchidos e a decoração ganha um olhar diferenciado. Entretanto, existem opções em que somente o canto alemão é usado para atender à necessidade de cada ambiente e suas preferências.

Vale lembrar também que nem todas as mesas desse estilo têm o mesmo formato. Há o tradicional quadrado, mas os ovais, redondos e até triangulares estão entre os mais procurados. Tudo depende do que ajuda a deixar a casa mais aconchegante.

Conheça suas vantagens

Como você já deve ter notado, a fama do canto alemão como móvel decorativo caminha lado a lado com conforto e funcionalidade. Pensando nisso, tenha em mente que é muito importante conhecer todas as vantagens da tendência para acertar em cheio na escolha, não sobrecarregar seu orçamento e, ainda, agradar a todos da família.

Soluções inteligentes para o espaço

Em muitas situações, você precisa usar peças-chave de decoração que otimizem o ambiente sem perder aquele potencial decorativo que todo mundo adora. Para tanto, buscar por soluções inteligentes como o canto alemão é uma forma de dar o tom da decoração de maneira única. Esse móvel pode ser mais rústico em um contraponto com outras peças leves na sala, por exemplo.

Versatilidade

Ao combinar funcionalidade e beleza, esse tipo de móvel se apresenta também com bastante versatilidade. Quando usado como banco de canto para mesa de jantar, costuma trazer mais aconchego ao ambiente e evitar uma sensação de decoração pensada sem estratégia. Ou seja: quanto mais móveis funcionais e versáteis bem distribuídos, melhor, pois assim você consegue otimizar ainda mais o espaço em seu apartamento.

Socialização

Ter uma mesa de jantar com o banco no formato alemão significa praticamente investir em um espaço para reunir a família e os amigos, com foco no conforto. Como o móvel é sempre bastante espaçoso, a renovação do ambiente salta aos olhos e é capaz de proporcionar momentos inesquecíveis, pois favorece a socialização.

Sem contar que a harmonia visual de uma varanda, por exemplo, estimula comemorações especiais. Lembre-se de que as pessoas se sentam próximas umas das outras, no mais famoso estilo lanchonete, portanto a peça não parece deslocada em nenhum momento por não estar centralizada.

Pense em móveis planejados

Ao realizar o sonho da casa própria, muitas pessoas acabam tendo uma série de dúvidas por conta dos apartamentos compactos. Saiba que, na verdade, essa é uma oportunidade de investir na decoração que tem sua cara, aproveitando os espaços da melhor maneira com móveis planejados.

Essa dica vale para deixar os ambientes funcionais, mas sem perder a beleza. Antes de se mudar para o novo cantinho, tire as medidas do apartamento com cautela, inclusive de elevadores ou escadas caso seja necessário. Com essas precauções, a escolha do banco adequado e do local de instalação fica mais fácil na hora de definir a decoração como um todo.

Pronto! Agora você já conhece os principais benefícios do canto alemão. Ao fazer parte do Clube de Vantagens MRV, por exemplo, a compra de móveis e outros artigos necessários para o novo apartamento é assessorada de perto pela construtora. Assim, o beneficiado conta com descontos exclusivos em grandes marcas, o que ajuda bastante na hora de tomar decisões.

Gostou deste artigo? Então, siga a gente no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de mais novidades.

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Marcos Brito
Marcos Brito disse: 12 junho 2020
Gostaria de receber dicas de decoração para apê MRV de 39m2
MRV
MRV disse: 12 junho 2020
Olá Marcos, como vai?

Temos este post especial, tipos de móveis para apartamentos pequenos, que pode te ajudar a se inspirar para decorar um apê de 39 metros. Não deixe de acompanhar o Blog da MRV, porque aqui você encontrará muitas dicas de decoração, organização, financeira e doméstica para te ajudar no dia a dia!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório