Casa própria: como realmente funciona o financiamento de imóveis?

13 abril 2022

13 comentários
Casal pesquisando o financiamento de imóveis com um corretor

Você está pensando em comprar uma casa própria, mas não sabe como realmente funciona o financiamento de imóveis? Não se preocupe! Esse tipo de dúvida é muito comum e é fundamental conhecer os detalhes que envolvem todas as etapas para tirar o sonho do seu cantinho do papel de maneira simples.

O grande segredo na hora de tomar decisões é colocar na ponta do lápis as suas possibilidades em comparação com as diversas condições facilitadas oferecidas pelas linhas de crédito.

Além disso, se organizar financeiramente para lidar com esse passo tão importante faz a diferença na qualidade de vida em longo prazo. 

Quer saber mais? Acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas.

Entenda como funciona o financiamento de imóveis 

A lógica do financiamento de imóveis é bem simples: o comprador se interessa por um imóvel e recorre a um banco para financiar o pagamento.

Após análise, o banco paga ao vendedor a quantia financiada, e a obrigação do comprador passa a ser com a instituição financeira.

Enquanto o financiamento não é quitado, o imóvel está vinculado ao comprador e ao banco, não podendo ser negociado durante o período.

Atualmente, é possível encontrar opções de financiamento em diversos bancos. Os contratos costumam variar quanto às condições. Questões como as taxas de juros e o prazo para o pagamento devem ser avaliados com atenção.

Documentação

Como qualquer linha de crédito, o financiamento imobiliário passa por alguns trâmites burocráticos, sendo obrigatória a apresentação dos documentos exigidos.

O comprador deve apresentar seus documentos pessoais (RG/CNH e CPF), comprovantes de renda e de estado civil.

Se for o caso, é exigida a documentação do casal. O estado civil é comprovado pela certidão atualizada de nascimento ou casamento.

Já a comprovação de renda varia conforme a ocupação do comprador. Normalmente, são apresentados documentos como o contracheque, extrato bancário ou declaração de imposto de renda, sendo aceitos também outros comprovantes no caso dos autônomos. 

Se a intenção for utilizar os recursos do FGTS, será necessária a apresentação da carteira de trabalho.

Apuração da margem consignável

A margem consignável, baseada na renda comprovada, é apurada para definir o valor que pode ser financiado. A margem, normalmente fixada em 30% dos rendimentos brutos, indica a capacidade de pagamento, o valor máximo da parcela.

Muitos compradores fazem composição de renda para financiar um valor maior. A prática, que junta rendimentos de mais de uma pessoa para aumentar a margem, é tradicionalmente utilizada por casais.

Hoje em dia, porém, está liberada para qualquer pessoa. É preciso ter cuidado, pois todos os participantes da composição de renda tornam-se proprietários do imóvel.

Uma forma de reduzir o valor das prestações é dando uma entrada maior. Para isso, é possível utilizar os recursos do FGTS, dos quais falaremos à frente.

Programa Casa Verde e Amarela

O Programa Casa Verde e Amarela tem juros mais baixos para todo o Brasil quando comparado com os valores praticados pelo mercado e possibilita a quitação do imóvel em até 360 meses.

Essa taxa costuma variar conforme a renda familiar, o estado e a cidade do imóvel pretendido no financiamento.

A melhor opção para é o subsídio do Governo disponível no programa. Sim! O Governo Federal será responsável por pagar uma parte do financiamento e facilitar as suas condições de compra.

Com isso, a possibilidade de dar adeus ao aluguel se torna uma realidade e você pode usar o valor que pagava como aluguel para pagar as parcelas da casa própria que tem muito mais conforto, segurança e tranquilidade para sua família.

Tipos de financiamento imobiliário

Existem basicamente dois tipos de financiamento imobiliário: os que fazem parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e os do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

A diferença básica entre os dois tipos está no limite dos valores do imóvel e do financiamento, que no caso do SFH variam periodicamente. Atualmente, o teto é de R$ 1,5 milhão. Em relação aos financiamentos que fazem parte do financiamento SBPE, não há limite de valores.

Os financiamentos pelo SFH apresentam algumas vantagens, como o limite das taxas de juros, que não podem superar os 12% ao ano e a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS. O valor pode ser usado para compor a entrada ou amortizar parcelas.

FGTS 

Em linhas gerais, para usar o FGTS, é preciso ter três anos de trabalho sob o regime (não necessariamente consecutivos), não ser proprietário de imóvel no município ou região metropolitana onde mora ou trabalha e não ter financiamento ativo no SFH em qualquer lugar do país. O imóvel também deve preencher requisitos específicos.

Conheça as vantagens do financiamento imobiliário

Quando um financiamento imobiliário acontece de maneira bem planejada, ele não só tem a capacidade de mudar a realidade de sua família como também ajuda na organização financeira.

Afinal de contas, fica mais simples fazer o controle dos gastos do que é preciso para manter o novo lar em funcionamento, das parcelas e dos valores destinados às contas do dia a dia.

O principal ponto é que ao pagar algo que é seu, você se organizará melhor para o investimento no patrimônio em que o retorno será de sua família.

Sem contar que em muitas situações, especialmente quando as condições são muito facilitadas, como no caso do Programa Casa Verde e Amarela, as parcelas do financiamento podem ser menores do que um mês de aluguel.

Simulação 

Cada pessoa que deseja comprar um imóvel tem uma realidade diferente, principalmente financeira. Dessa forma, uma das principais vantagens de um financiamento com condições facilitadas é a possibilidade de simulação.

Isso permite ter um processo de compra personalizado em todas as etapas conforme os seus objetivos e pretensões financeiras ao longo do tempo.

Mudança Imediata

Quando a compra de um imóvel é feita na planta, por exemplo, é preciso aguardar a construção até o final para que a mudança seja feita. E isso implica gastos duplicados com o financiamento e o aluguel da casa onde mora na maioria das vezes.

Para quem pode arcar esperar, a planta também é uma boa opção por conta dos valores mais baixos, mas a possibilidade de mudança imediata do financiamento se destaca bastante.

Sem contar que se você esperar juntar todo o dinheiro para pagar o imóvel à vista, vai esperar por bastante tempo no aluguel e isso não é uma boa decisão financeira.

Com o financiamento, a mudança para a casa própria é imediata. Assim que a liberação do contrato acontece, já é possível deixar cada detalhe do novo lar como a família deseja.

Liquidação antecipada

A possibilidade de liquidar o valor completo antecipadamente é outro ponto positivo do financiamento. Se com uma organização financeira baseada em disciplina, sua renda aumentar, você pode fazer o pagamento antecipado do que falta para quitar o imóvel próprio. É vantajoso também antecipar o que puder de parcelas.

O mais importante está em definir prioridades para entender onde o seu dinheiro está indo. Viver de acordo com a renda faz muita diferença quando se trata de assumir um compromisso com o financiamento imobiliário sem comprometer a qualidade de vida.

Em alguns momentos pode ser necessário adotar adaptações nas compras e no consumo, mas quando todos estão alinhados com o mesmo objetivo, o processo fica muito mais simples e os pagamentos são feitos em torno do foco em construir um patrimônio e ter mais conforto no imóvel personalizado como desejado.

Segurança

Ao escolher um financiamento com boas condições de pagamentos, a segurança no processo é uma vantagem significativa para quem escolhe essa modalidade.

O financiamento é feito com muita seriedade e representa uma das melhores possibilidades de ter a casa própria no mercado atual para diferentes tipos de perfis.

Além das condições facilitadas, os contratos normalmente trazem uma série de garantias e seguros voltados para proteger o bem do comprador e, dessa forma, ter transações mais seguras em todas as etapas envolvidas.

Sem contar que ao ficar por dentro do que acontece nos detalhes, as decisões em relação aos pagamentos e ao imóvel são mais práticas.

Dicas para escolher o financiamento de imóvel ideal

Ficou claro que quando bem planejado o financiamento imobiliário é um aliado e tanto no caminho até a casa nova, não é mesmo?

Para acertar em cheio na escolha, existem algumas questões que merecem atenção especial de acordo com suas expectativas para o processo de compra, os pagamentos e o seu imóvel dos sonhos.

O primeiro passo é considerar a taxa de juros. Afinal de contas, é a porcentagem cobrada que vai direcionar os valores de sua parcela.

Além disso, tudo varia entre as opções de linhas de crédito e é preciso se certificar de que as parcelas estão dentro do seu orçamento. Vale ressaltar que os juros também podem variar com o passar do tempo do financiamento.

Valor máximo do imóvel

O valor máximo do imóvel também é determinante na escolha do financiamento. Como toda linha de crédito define um valor máximo disponível conforme a renda mensal.

Pois é muito importante saber quanto pode ser financiado e como vai ser o comprometimento da renda com o objetivo de encontrar o equilíbrio ideal entre os dois valores.

A principal dica aqui é contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto e considerados referências no mercado para te apresentar os mais variados cenários possíveis.

Tome uma decisão como essa sem pressa e estude todas as mudanças que sua renda pode passar no futuro. O que você faria se perdesse o trabalho, por exemplo?

É preciso pensar em tudo ao assumir um financiamento e ter um plano faz muita diferença para não bagunçar toda a sua relação com as finanças.

Esse olhar estratégico em expandir as oportunidades em relação ao dinheiro e aprender a usá-lo melhor é significativo também por mostrar como guardar uma reserva financeira específica para socorrer em crises de acordo com seus compromissos assumidos.

Agora que você já sabe como funciona o financiamento de imóveis, pode se planejar melhor para a compra da casa própria.

Estude todas as possibilidades disponíveis e dê o passo em frente com bastante consciência sobre o futuro e as vantagens que um lar confortável traz para sua família, a qualidade de vida e a organização financeira.

Gostou das informações do artigo e deseja conhecer as condições facilitadas para financiar a casa própria? Então, entre em contato com um de nossos corretores credenciados pelo WhatsApp e saiba como a MRV pode te ajudar a financiar o seu apê com crédito aprovado na hora.

Comentários

Lilian aparecida pinto
Lilian aparecida pinto disse: 27 março 2020
Gostaria de tentar fazer um financiamento de um AP de dois ou três quanto
MRV
MRV disse: 27 março 2020
 
 
Olá Lilian, tudo bem?
 
Podemos te ajudar a conquistar o seu grande sonho de forma 100% online. Escolha um de nossos canais digitais, WhatsApp ou Chat, para você conversar com nosso consultor virtual, para ele te ajudar em todo o processo!
Renata Alexandra de Cassia Lucca
Renata Alexandra de Cassia Lucca disse: 17 novembro 2020
Gostaria de saber como funciona Essa proposta da MRV Obrigada
MRV
MRV disse: 17 novembro 2020
Olá Renata, como vai?

Venha conversar com nosso Consultor virtual! Ele es te esperando no WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas com relaçãà unidade de seu interesse. Aproveite para fazer uma simulação gratuita! 😉 
ELIZABETH DE SOUZA IGNACIO DA SILVA
ELIZABETH DE SOUZA IGNACIO DA SILVA disse: 02 dezembro 2020
Olá, eu gostaria de saber como funciona para eu financiar pela minha casa minha vida. Quanto é de entrada, como paga..
MRV
MRV disse: 07 dezembro 2020
Olá Elizabeth, tudo bem?

O programa Minha Casa Minha Vida está de cara nova e agora se chama Casa Verde e Amarela. Por que você não entra em contato com a gente para que possamos te explicar tudinho? É muito fácil: basta acessar nossa página e preencher o formulário, que depois entramos em contato com você!
Islania
Islania disse: 07 janeiro 2021
Gostaria de comprar uma casa com 3 quartos
MRV
MRV disse: 08 janeiro 2021
Olá Islania, tudo bem?

Temos casas disponíveis em algumas regiões. Para verificar a disponibilidade, acesse nosso WhatsApp e converse com nosso Consultor virtual. Aproveite para fazer uma simulação gratuita! 😉 
Solange Silva Santos
Solange Silva Santos disse: 02 março 2021
Quero financiar uma casinha em Niterói
MRV
MRV disse: 10 março 2021
Olá Solange, tudo bem?

Vem conversar com a nossa assistente virtual MiaEla está te esperando para ajudar a encontrar a casa perfeita pra você do jeitinho que você sonha. Entre em contato com ele através do nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas! 😉 
Dulcineia Adão Nunes
Dulcineia Adão Nunes disse: 10 março 2021
Com quem falo pra maiores explicações?
MRV
MRV disse: 10 março 2021
Olá Dulcineia, como vai?

Você já tentou falar com a MiaEla está disponível e poderá te ajudar atravédo nosso WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma simulação gratuita. Estamos te esperando! 😊 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório