Charme vintage: 7 dicas de decoração retrô para sua casa

09 abril 2016

O estilo retrô voltou com tudo, não só na moda, mas também na decoração de ambientes. Além de deixar o espaço com um o clima mais cult, a decoração retrô permite reaproveitar móveis antigos da família e criar um ambiente repleto de memórias. Você também pode se inspirar em itens de outras épocas e incorporá-los aos ambientes.

O que deixa essa decoração ainda mais charmosa é justamente a mistura inusitada entre os elementos antigos e modernos. Não sabe por onde começar? No post de hoje daremos dicas e revelaremos algumas peças-chave indispensáveis na sua decoração retrô. Confira!

1. Madeira desgastada

O toque rústico é indispensável nessa decoração. Caso você não tenha móveis de madeira desgastada em casa, lixar a madeira pode dar o mesmo efeito e é uma ótimo opção. Outra dica é colocar puxadores de gaveta antigos em seus móveis e armários. Esses detalhes fazem toda a diferença no ambiente!

2. Pés de palito

Os pés de palito fizeram sucesso nos anos 50 e voltam com tudo, pois dão um toque antigo em decorações mais modernas. Vale usá-los em sofás, mesas de centro e poltronas. Curvas, design arredondado e bordas ornamentadas também devem ser escolhidos para compor a sua decoração vintage.

3. Molduras barrocas

As molduras servem para espelhos, quadros, fotos e até mesmo quando colocadas vazias na parede, elas mantêm o charme. Elas dão todo um ar clássico ao ambiente e o efeito quando misturadas com figuras modernas é surpreendente! Você pode, também, colocar pôsteres de filmes antigos, reforçando o efeito com as molduras antigas.

4. Ferro e porcelana

Peças de ferro são bastante valorizadas na decoração retrô, principalmente se tiverem o tom de ferrugem. Ele vale para fruteiras, vasos, cantoneiras, maçanetas e mãos francesas. Os acessórios em porcelana também não podem faltar, podendo aparecer em louças antigas em prateleiras, ou mesmo com pratos pendurados na parede.

5. Peças icônicas

Vitrolas, vinis, máquinas de escrever, livros antigos, luminárias e malas velhas são alguns exemplos de peças que ficam bem em qualquer ambiente. O interessante é que os objetos podem ser reaproveitados para outras funções daquelas que desempenharam um dia. Livros e malas, por exemplo, podem ser empilhados, formando suporte para mesa de canto.

6. Estampas clássicas

Não há nada mais vintage que padrões. Seja florido, abstrato, listrado ou com formas geométricas, todos podem ser usados — lembrando que a mistura de cores é importantíssima! Essas estampas podem aparecer nas paredes, cortinas, almofadas, tapetes e até mesmo em estofados.

7. Contraste de cores

Misturar cores vibrantescom cores pastel é o segredo. Vale considerar móveis, paredes e acessórios. As cores que mais fazem mais sucesso são o rosa claro, azul-turquesa, verde, vermelho, amarelo e dourado (ou ouro envelhecido). Além de criarem contraste entre si, elas também combinam com os tons de marrom das madeiras.

Agora você já sabe o que fazer para deixar a sua casa com uma decoração retrô! Atualmente, caso você não tenha relíquias em casa, já existem réplicas perfeitas de antiquaria - com a vantagem de serem novos. Além disso, vale a pena conferir brechós, bazares, antiquários, feiras e mesmo a casa de parentes. Nesses lugares você encontra verdadeiras preciosidades, e por preços excelentes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este condomínio? Se você quer um apê da ‘MRV pra chamar de seu, entre em contato com um de nossos consultores pelo Chat da MRV.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório