Coifa ou depurador de ar? Entenda a diferença entre eles

22 março 2021

Depurador de ar para apartamento

Muitos eletrodomésticos são criados, atualmente, com o função de gerar mais comodidade, elegância e charme para as residências. Nesse sentido, muitos lares brasileiros têm uma coifa ou depurador de ar que, por sua vez, são aparatos utilizados para renovar o ar gorduroso e impuro presente nas cozinhas.

Porém, existe muita dúvida entre as pessoas sobre a real utilidade desses equipamentos e suas principais diferenças. Aprofundaremos sobre assunto nos próximos parágrafos, portanto, prossiga a leitura!

Quais as principais diferenças entre a coifa e o depurador?

A diferença básica entre esses dois utensílios domésticos é que o depurador de ar funciona como um filtro, absorvendo o ar impuro e devolvendo um ar mais limpo para o ambiente. Em contrapartida, a coifa não tem um sistema de filtragem e, por isso, durante a sua instalação, ela precisa de uma saída externa (duto) por onde será eliminada a fumaça.

Esses aparatos são usados sob diferentes condições. Por exemplo, para uma pessoa que mora em um apartamento e que tenha uma cozinha pequena e sem muita ventilação, o depurador de ar é mais indicado. Além disso, por não precisar de uma saída de ar específica e ser facilmente adaptável ao tamanho do cômodo, sua instalação é mais rápida.

Porém, nos casos de residências maiores, com cozinhas planejadas e arejadas, em que o fogão é usado constantemente no preparo de alimentos, a coifa é uma opção mais viável e eficiente. Ela elimina o cheiro forte da cozinha, além de absorver o calor e trazer um ar mais fresco.

O fato de não precisar de um filtro para o seu funcionamento faz com que sua manutenção seja mais simples.

Logo, antes de escolher um desses eletrodomésticos para sua casa ou apartamento, é preciso fazer algumas consultas, afinal, tanto a coifa como o depurador foram feitos para ambientes específicos.

Quais são os pontos importantes ao comprar um depurador ou coifa?

É de fundamental importância que antes de adquirir esses eletrodomésticos, o cliente esteja ciente de algumas condições. Primeiramente, é preciso analisar o tamanho do fogão da sua residência, afinal, o tamanho do depurador ou da coifa precisa ultrapassar a largura do fogão, ou pelo menos cobri-lo.

Outro fator que é pertinente pontuar é o sobre o tamanho da cozinha, pois, para um bom funcionamento do eletrodoméstico, a medida em metros cúbicos deve ser proporcional à quantidade de ar que o aparelho conseguirá retirar do ambiente.

Logo, para fazer o cálculo certo é importante multiplicar a área da cozinha por 10 e, assim, o valor encontrado se refere à vazão do eletrodoméstico. Abaixo, falaremos mais sobre as coifas e suas utilidades.

Como usar a coifa ou o depurador para deixar a sua cozinha mais harmoniosa?

Usar a criatividade e se inspirar em novos conceitos tem sido uma opção para pessoas que optam por fazer da sua cozinha um ambiente mais climatizado e agradável. Por isso, se bem escolhida, a coifa pode ser usada como forma de decoração, afinal, existem diversas cores, padrões e formas.

A exemplo disso, pode-se citar a coifa suspensa que, para os amantes de sofisticação e modernidade, é uma excelente alternativa. O seu funcionamento acontece da mesma forma que os demais, porém, o fato de ele ficar pendurado e ter um design mais criativo dão mais charme à cozinha.

Ademais, existem pessoas que preferem uma cozinha mais básica e isenta de utensílios domésticos expostos. Existem coifas e depuradores embutidos que, por sua vez, são colocados de forma discreta em alguns cantos da cozinha. Isso confere mais possibilidades às diferentes configurações de cozinhas presentes nos lares dos brasileiros.

Quais são as principais funcionalidades da coifa?

É preciso deixar claro que a coifa é usada como forma de extrair os odores marcantes na cozinha e retirar também os vapores gordurosos que impregnam o ambiente após o preparo de alimentos.

Uma coifa, ao sair da fábrica, conta com duas funções, sendo elas a exaustão e a depuração. O cliente que optar pelo uso da primeira precisará fazer uma abertura na parede para que seja instalado um duto exaustor a fim de eliminar os resíduos presentes no ar.

Entretanto, quem optar por fazer uso da depuração não precisará fazer furos na parede. É necessário que o aparelho tenha apenas filtros com carvão ativado, que extraem os maus odores e devolvem um ar limpo para o ambiente.

Qual a relação de custo-benefício entre o depurador de ar e a coifa?

Na maioria das vezes, o custo do depurador de ar tende a ser menor que o da coifa, mas isso também depende do tamanho do espaço disponível para instalação e com qual frequência você prepara alimentos em sua cozinha.

A coifa tem um custo maior de maneira geral, porém, se comparada ao depurador de ar, a sua eficácia é bem maior. Somado a isso, o depurador requer mais tempo para a sua higienização por causa da limpeza dos filtros, que acumulam sujeira constantemente e requerem mais atenção.

Dessa forma, independentemente do aparato a ser comprado, é preciso escolher aquele que trará um custo-benefício mais interessante e que poupará possíveis contratempos.

Quais são os tipos de depuradores de ar mais procurados no mercado?

Inicialmente, um dos modelos mais procurados é o Suggar Slim, pois, além de ter 3 velocidades de funcionamento, elimina boa parte da fumaça presente nas cozinhas e tem baixo nível de ruído. Ele pode ser encontrado com valores na casa de R$ 250,00.

Outro eletrodoméstico que tem ganhado espaço e conquistado boa parte das donas de casa é o depurador de ar da Electrolux. Ele é mais compacto e moderno e, por ser de aço, a sua limpeza é facilitada, além de combinar com qualquer tipo de fogão. O seu valor no mercado se encontra a partir de R$ 287,00.

Em suma, para atender a necessidade de cada indivíduo, o setor de eletrodomésticos busca oferecer equipamentos diversos, com diferentes funcionalidades e com um preço acessível ao cliente. Por isso, ao planejar o seu apartamento, busque comprar aparatos domésticos que darão mais comodidade e bem-estar ao seu dia a dia.

Gostou do post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades, estamos no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório