Como avaliar a localização de um imóvel?

29 novembro 2017

Segundo uma pesquisa divulgada pelo site Zap Imóveis, o endereço é um dos fatores que mais influenciam no preço de uma moradia. Por essa e por outras razões, é muito importante avaliar a localização de um imóvel antes de comprá-lo. Contudo, o que deve ser observado nos arredores da moradia?

Neste artigo listamos alguns itens que você deve levar em consideração para ter um lugar especial para morar. Confira!

1. Verifique os comércios próximos

Um aspecto que pode facilitar muito a sua vida é a residência ser próxima de uma área comercial.

Talvez não seja possível comprar uma moradia perto de um grande centro que conte com agências bancárias, shoppings e grandes lojas, mas se no entorno do imóvel houver padarias, farmácias e mercados, com certeza tornará tudo mais prático.

Esse ponto positivo evita que você precise se deslocar de carro ou de ônibus e encarar um trânsito complicado para comprar itens essenciais do dia a dia.

2. Procure um lugar mais tranquilo

De acordo com um estudo feito com alguns moradores de Estocolmo, na Suécia, e publicado pelo jornal O Globo, morar em lugares barulhentos para gerar muitos malefícios para a saúde. Entre eles, estão o déficit de sono, o aumento de peso e o estresse crônico.

Sendo assim, se você deseja morar em um lugar que não tenha um alto nível de ruídos, é muito importante prestar atenção na movimentação da rua em que a residência está localizada.

Para isso, visite a localidade em horários diferentes do dia. Às vezes um lugar calmo pela manhã se transforma no período da noite. Por outro lado, mesmo que o imóvel fique em uma rua movimentada, pode ser que no interior dele o barulho não incomode tanto.

Uma dica certeira é: preze por ruas residenciais.

3. Fique de olho na segurança

Atualmente a falta de segurança parece estar em todo o lugar. No entanto, algumas regiões registram altos índices de violência. Por isso é bom evitar comprar uma residência nesses locais.

Mas como saber se um bairro é seguro para morar? Algumas boas dicas são:

  • pesquise na internet;
  • converse com pessoas que conhecem a região;
  • verifique se há policiamento na localidade;
  • veja se as ruas são bem iluminadas à noite.

Ainda no quesito segurança, é importante lembrar-se de nunca comprar uma moradia em áreas de risco, onde podem ocorrer deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais.

4. Veja a possibilidade de crescimento da localidade

Já pensou comprar um imóvel por um preço e pouco tempo depois ele valorizar? Isso pode acontecer se a região estiver em desenvolvimento — e esse é mais um fator que deve ser levado em consideração!

Talvez o bairro esteja bem perto de um grande centro urbano e, por isso, o número de habitantes está crescendo. Daí podem surgir novas linhas de ônibus e metrô, construção de lojas ou até mesmo um shopping, e também o investimento do governo em melhorias na infraestrutura da localidade.

Ter essa visão no longo prazo pode ajudar você a decidir se comprar a moradia é um bom investimento.

5. Prefira um local acessível

Morar em um lugar acessível é fundamental. Por isso, prefira bairros que tenham boas vias de acesso e linhas de ônibus que circulem nas proximidades. Antes de comprar a residência, faça um teste de quanto tempo você gastará para chegar ao trabalho e levar os filhos para a escola. Todos esses fatores vão influenciar na sua qualidade de vida.

Ao colocar em prática as sugestões apresentadas neste post, temos certeza de que você encontrará um lugar ideal para morar e ser muito feliz!

Agora que você entendeu como avaliar a localização de um imóvel, conta para gente o que achou do nosso artigo. Deixe um comentário!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório