Como combater a maresia: 10 dicas para proteger sua casa

31 dezembro 2020

4 comentários
Condomínio MRV em Buraquinhos, Lauro de Freitas

Se você tem um apê no litoral sabe muito bem a dor de cabeça que a maresia pode trazer para você e para o seu imóvel! Essa névoa bastante úmida trazida por meio do movimento das ondas e do vento carrega para o continente não só a água do mar, mas também diversos sais.

Em contato com o oxigênio, os átomos de ferro iniciam o processo conhecido como oxidação, que é capaz de enferrujar e danificar carros, estruturas de casas, eletrodomésticos e diversas outras superfícies vulneráveis à maresia.

Diante disso, selecionamos 10 dicas para você combater a maresia de forma eficiente e proteger a sua casa. Confira!

Os efeitos da maresia

O efeito mais conhecido da maresia é o processo de corrosão dos itens metálicos. Para que isso ocorra é necessário existe perda de elétrons que, na forma de íons, reagem com outras espécies existentes no local formando óxidos, hidróxidos e sais que são conhecidos como produto de corrosão.

Compreenda que esse processo ocorre de forma espontânea e sua velocidade pode variar com o tipo de material.

A maresia também pode provocar algumas manchas e fissuras, além de um possível desprendimento de fragmentos de concreto, conhecido como desplacamento.

Desse modo, é essencial ficar atento com esse processo, pois sua casa pode ficar altamente prejudicada com a maresia, mas isso pode ser evitado com algumas ações. Confira o que você pode fazer na sua casa e nos seus móveis!


1. Limpe constantemente a casa

O acúmulo de sais e outros elementos em portas, janelas, móveis e eletrodomésticos pode ser combatido com uma boa limpeza em curtos períodos. O detergente neutro é uma excelente recomendação para a limpeza de diversos tipos de áreas.

Com o auxílio de um pano úmido, o detergente ajudará na retirada dos agentes corrosivos acumulados nas mais diversas superfícies, evitando que elas oxidem com maior facilidade. Dessa forma, além de você preservar os móveis, você deixa a casa limpa e preparada para receber visitas.

2. Cuidado com os produtos de madeira

Saiba que a madeira consegue absorver muita umidade e, assim, ser danificada rapidamente. Por esse motivo, é necessário que você proteja os móveis desse material. Por exemplo, você pode passar óleo de peroba nas mesas, estantes, cômodas e as cadeiras para evitar possíveis infiltrações.

piso você pode proteger com um verniz varal, principalmente se eles estiverem em local externo e estiverem constantemente em contato com a maresia e raios solares. É essencial buscar ações para evitar estragos com a maresia, pois não é nada satisfatório precisa trocar sempre de móveis ou reforma alguma parte da casa.

3. Utilize cortinas e estofados à base de poliéster

Sofá e poltronas consistem em alguns estofados que podem ser prejudicados com a maresia, pois eles conseguem absorver muita umidade, provocando mofo. Então, para que isso não aconteça na sua cada, é satisfatório cobrir esses itens com tecido à base de poliéster, pois são mais resistentes e se adaptam facilmente.

Outro item que merece destacar são as cortinas, sendo assim você pode optar pelo modelo blackout, elas conseguem proteger sua casa de raios solares, insetos e da maresia. O material não estraga com facilidade.

4. Compre eletrodomésticos de aço inoxidável

Para evitar que os eletrodomésticos estraguem por causa da maresia, você pode comprar os de aço inoxidável. Embora eles apresentem um elevado valor, o custo-benefício vale a pena, visto que esse material não estraga com a salinidade responsável por oxidar e provocar a ferrugem que estraga a superfície.

Essa recomendação também é válida na hora de escolher janelas e portões, visto que são os itens da casa mais expostos a maresia. Se você deseja um material com um preço mais acessível, você pode decidir pelo alumínio.

5. Proteja eletrodomésticos com borracha

Para que os eletrodomésticos não fiquem enferrujados é indicado protegê-los com borracha ou plásticos. Caso isso não seja possível, fique esperto com as manchinhas de corrosão e tente contê-las o mais rápido possível.

Para isso, você pode usar uma lixa fina e adequada para a determinada superfície e, assim, retire a parte que está começando enferrujar do seu eletrodoméstico. Em seguida, você pode finalizar com uma cada de esmalte incolor de uma por cima para que a ferrugem não se espalhe por toda a superfície.

Mas, se o seu problema for maior, como em uma parte de um fogão ou de uma geladeira, o recomendado é contratar um profissional que trabalhe com esse problema e pedir para que ele consiga arrumar a parte atingida.

6. Utilize tintas impermeabilizante

Geralmente, o cimento usado nas paredes de nossa casa é poroso e, portanto, consegue absorver facilmente as partículas de água e os sais que a maresia carrega. Desse modo, os materiais metálicos usados na construção da casa podem se oxidar e a estrutura da casa pode rachar.

Logo, para que isso não acontece, é necessário que você pinte use tintas impermeabilizantes nas paredes de sua residência, isso impede a entrada de possíveis partículas.

Você também pode realizar isso na parte interna da casa, mas como a ação da maresia não é tão intensa na parte de dentro, por essa razão recomenda-se tintas com fungicidas, já que elas evitam o acúmulo de bolores e fungos provocados pela umidade e pelo excesso das infiltrações.

7. Insira bloqueadores para barrar a maresia

Para proteger a casa dos efeitos da maresia, você pode inserir bloqueadores na estrutura de sua residência, assim a maresia não afetará a parte interna de sua casa. Por exemplo, se na casa existe sacada, uma ótima ideia é investir no envidraçamento, ele impede que íons presente na maresia entre na sua casa. O vidro é uma ótima opção e, ainda, deixa sua casa bonita.

Se esse espaço for integrado a outro cômodo, você pode preferir pela instalação de vidro que bloqueia a salinidade nos ambientes e, além disso, você consegue diminuir a entrada de corrente de ar que pode estragar móveis que absorvem umidade.

8. Lubrifique as superfícies de metal

É muito comum encontrarmos diversos itens compostos por metais, como o ferro. Essas superfícies são extremamente suscetíveis à ação da maresia. Uma dica para evitar ou combater a oxidação nesses casos é uma periódica lubrificação das superfícies metálicas.

No caso dos eletrodomésticos, por exemplo, a geladeira e o fogão, o recomendado é a aplicação de uma fina camada de vaselina líquida em suas superfícies, proporcionando proteção e retardando a ação da maresia.

9. Escolha os produtos certos na hora da reforma

Na hora da reforma de algum item já danificado pela ação da maresia, o recomendado é que você escolha produtos que contribuirão na preservação futura do material, evitando que ele venha a oxidar novamente em um curto período.

Um bom exemplo é a utilização de fundos antiferrugem, como o zarcão, que após aplicado receberá as demãos de tinta óleo na superfície metálica, o que deixará a estrutura muito mais resistente à maresia. Confira os materiais que não danificam com maresia!

PVC

O PVC elevada resistência à maresia. Logo, ao realizar a reforma de sua casa opte por esse material, a construção civil escolheu gosta desse material por causa da sua elevada impermeabilidade, durabilidade, eles não corroem, e é um ótimo isolante térmico e acústico.

Porcelanatos

Os porcelanatos com acabamento fosco são recomendados para as casas que têm contato com a maresia, já que são impermeáveis e resistentes às manchas. Para realizar sua limpeza, é necessário aspirador de pó e pano úmido.

Alumínio

Alumínio pode uma opção para as residências que são afetadas pela maresia. Para proteger peças de alumínio recomenda-se usar tinta com esmalte sintético, epóxi, anodização ou eletrostática. 

Aço Inox

Prefira aço inox para as maçanetas, dobradiças, parafusos e fechaduras. Pois, esse material é altamente resistente à corrosão atmosférica e a processos de oxidações, além de apresentarem uma ótima durabilidade.

10. Escolha artigos que não oxidem

Existem atualmente centenas de opções para mobiliar e decorar a sua casa com itens não oxidáveis, preservando o seu imóvel dos males da maresia e o seu bolso de eventuais reformas e reparos.

Entre as opções estão os eletrodomésticos em alumínio, mesas e outros artigos para a sua casa produzidos a partir de material acrílico ou fibra sintética.

Atualmente, o mercado oferece uma variedade de produtos, você pode optar por aqueles que não oxidam com facilidade. Caso você não tenha dinheiro para adquiri-los, busque impermeabilizar com substâncias que ajudem em sua preservação. É primordial cuidar deles para evitar prejuízos.

Essas são algumas alternativas que passam longe da ação oxidante da maresia e, por esse motivo, poderão ter uma durabilidade muito superior em cidades litorâneas.

Com elas você conseguirá proteger sua casa e seus móveis, para isso basta colocá-las em práticas. Assim, você não precisará trocar os móveis sempre e nem precisará realizar reformas constantemente.

Viu só como é possível combater a maresia e manter o seu imóvel muito mais protegido contra os males da oxidação? Entre em contato conosco para saber mais a respeito desse e de outros importantes assuntos!

Comentários

Vanessa
Vanessa disse: 22 maio 2020
Adorei a dica vou fazer isso no apt
MRV
MRV disse: 22 maio 2020
Olá Vanessa, como vai?

Muito obrigado pelo seu comentário, ele é muito importante para nós. Depois que você aplicar nossa dica, conte aqui pra gente o resultado. Adoraremos saber!
Vanessa Mello
Vanessa Mello disse: 20 julho 2020
Obrigada pelas dicas. Preciso muito. Irá me ajudar bastante
MRV
MRV disse: 21 julho 2020
Olá Vanessa, tudo bem?

Ficamos felizes em poder ajudá-la a manter o seu apartamento sempre novinho com dicas fáceis. Aproveite para assinar a nossa News e receber mais dicas legais como esta que com certeza irão facilitar e muito o seu dia a dia!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório