Como combater a maresia: 5 dicas para proteger sua casa

20 maio 2016

Cadeiras espreguiçadeiras de frente para o mar

Se você tem um apê no litoral sabe muito bem a dor de cabeça que a maresia pode trazer para você e para o seu imóvel! Essa névoa bastante úmida trazida por meio do movimento das ondas e do vento carrega para o continente não só a água do mar, mas também diversos sais.

Em contato com o oxigênio, os átomos de ferro iniciam o processo conhecido como oxidação, que é capaz de enferrujar e danificar carros, estruturas de casas, eletrodomésticos e diversas outras superfícies vulneráveis à maresia.

Diante disso, selecionamos 5 dicas para você combater a maresia de forma eficiente e proteger a sua casa. Confira!

Limpe constantemente a casa

O acúmulo de sais e outros elementos em portas, janelas, móveis e eletrodomésticos pode ser combatido com um boa limpeza em curtos períodos de tempo. O detergente neutro é uma excelente recomendação para a limpeza de diversos tipos de áreas. Com o auxílio de um pano úmido, o detergente ajudará na retirada dos agentes corrosivos acumulados nas mais diversas superfícies, evitando que elas oxidem com maior facilidade.

Lubrifique as superfícies de metal

É muito comum encontrarmos diversos itens compostos por metais, como o ferro. Essas superfícies são extremamente suscetíveis à ação da maresia. Uma dica para evitar ou combater a oxidação nesses casos é uma periódica lubrificação das superfícies metálicas.

No caso dos eletrodomésticos, como por exemplo a geladeira e o fogão, o recomendado é a aplicação de uma fina camada de vaselina liquida em suas superfícies, proporcionando proteção e retardando a ação da maresia.

Escolha os produtos certos na hora da reforma

Na hora da reforma de algum item já danificado pela ação da maresia, o recomendado é que você escolha produtos que irão contribuir na preservação futura do material, evitando que ele venha a oxidar novamente em um curto período de tempo.

Um bom exemplo é a utilização de fundos antiferrugem, como o zarcão, que após aplicado receberá as demãos de tinta óleo na superfície metálica, o que deixará a estrutura muito mais resistente à maresia.

Escolha para a sua casa artigos que não oxidem

Existem atualmente centenas de opções para mobiliar e decorar a sua casa com itens não oxidáveis, preservando o seu imóvel dos males da maresia e o seu bolso de eventuais reformas e reparos. Entre as opções estão os eletrodomésticos em alumínio, mesas e outros artigos para a sua casa produzidos a partir de material acrílico ou fibra sintética.

Essas são algumas alternativas que passam longe da ação oxidante da maresia e, por esse motivo, poderão ter uma durabilidade muito superior em cidades litorâneas.

Viu só como é possível combater a maresia e manter o seu imóvel muito mais protegido contra os males da oxidação? Deixe um comentário em nossa página e diga de que forma a maresia já prejudicou você e a sua casa!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório