Como comprar apartamento com renda informal?

18 fevereiro 2022

2 comentários
Casal comprando o primeiro apê com renda informal

Uma das maiores dúvidas de quem sonha com a casa própria é saber como comprar apartamento com renda informal. Vários fatores são avaliados na hora de conseguir um financiamento e o resultado precisa ser bom tanto para a instituição financeira quanto para o comprador.

O melhor caminho é saber que existem documentos e comprovações que são exigidas pelas instituições financeiras e construtoras para não ser pego de surpresa no meio do caminho.

Seja você um Microempreendedor individual, trabalhador informal ou profissional liberal, você precisa saber o momento certo de dar esse passo tão importante e conhecer as exigências.

Quer saber mais? Vamos falar sobre como comprar um apartamento com renda informal. Acompanhe!

Burocracia reduzida

Aqui na MRV trabalhamos para oferecer sempre um atendimento diferenciado e sem burocracias, prova disso é a possibilidade de você comprar seu apartamento de maneira 100% digital e segura, sem precisar sair de casa e ir em um de nossos plantões de venda, por exemplo.

Ao comprar um apartamento on-line você passa pelas mesmas etapas que uma pessoa passa quando visita uma de nossas lojas, a diferença é que na modalidade de compra online, o seu futuro apê pode ser comprado usando apenas o celular, de maneira prática, simples e extremamente segura.

O processo de escolha do imóvel e a assinatura do contrato também acontecem de forma digital. Sem contar que os documentos são encaminhados ao nosso corretor através do WhatsApp.

Se a renda de uma pessoa informal, MEI ou autônomo é diferente de quem tem carteira assinada, é preciso que ela comprove sua renda e o jeito mais utilizado e recomendado pelos bancos e construtoras é que a pessoa apresente o extrato bancário com movimentações de recebimento dos últimos 6 meses.

Com isso, fica mais fácil a instituição financeira aprovar seu crédito. Mas além da comprovação de renda, existem outros fatores que pesam na hora de liberarem o seu financiamento: bom score bancário, nome limpo na praça e condição financeira comprovada pelo banco de levar o financiamento até o final.

Processo

A forma de avaliação varia conforme as regras de cada instituição bancária. Entram normalmente, aqui, imposto de renda, extrato bancário, entre outros.

O grande diferencial é conseguir mostrar durante a etapa de comprovação de renda quais são as suas atividades remuneradas e ter comprovantes que demonstrem a frequência.

O valor do imóvel precisa estar dentro da faixa de sua renda para conseguir o financiamento no banco. A Caixa, por exemplo, financia até 80%. Por isso, lembre-se: quanto maior for o valor do imóvel, maior deve ser o valor da entrada que são os 20% restantes.

Vale destacar também que o valor das parcelas do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda formal ou informal aceita. Os autônomos, por exemplo, não costumam enfrentar muitos problemas na hora de fazer o financiamento.

A principal avaliação gira em torno se existe renda suficiente para pagar as parcelas em dia. Já para quem é MEI, alguns documentos podem ser apresentados na solicitação do financiamento.

Entre eles estão o comprovante de entrega do imposto de renda, extrato dos últimos seis meses, cópia do contrato social de microempresa, faturamento do último ano.

No caso dos trabalhadores informais podem ser aceitas comprovações alternativas, como fatura de cartão de crédito e extratos dos últimos 6 meses.

Além disso, também é muito importante demonstrar despesas básicas, como contas de consumo e até mesmo boletos do plano de saúde.

Casa Verde e Amarela

O programa habitacional Casa Verde e Amarela é um facilitador para quem deseja financiar um imóvel com renda informal.

Existe um verdadeiro mundo de facilidades para que você realize o seu sonho com praticidade, segurança e rapidez. O financiamento do programa permite que a quitação do imóvel seja feita até em 360 meses.

Outro destaque fica por conta da menor taxa de juros com valores que podem variar de acordo com a renda familiar. A melhor parte, no entanto, é que parte da quitação do imóvel será feita pelo Governo Federal.

Assim, fica muito mais simples dar adeus ao aluguel e conquistar a casa própria conforme suas possibilidades.

Documentos necessários

Para que um autônomo possa solicitar um financiamento, os documentos necessários são:

  • três últimos pró-labores com guias do INSS pagas (se tiver);
  • RG e CPF;
  • comprovante de endereço;
  • certidão de nascimento;
  • divórcio com averbação e dos dependentes menores de 18 anos;
  • três últimos meses de despesas em seu nome;
  • três últimos extratos bancários com movimentações de conta-corrente.

Composição de renda

Uma possibilidade muito bacana é somar uma pessoa com renda formal e outra com renda informal no financiamento. Quanto mais documentos forem apresentados, melhores serão as opções disponíveis na busca pelo imóvel adequado. Cada instituição tem regras diferentes em relação às possibilidades da composição de renda.

Para ter certeza de que é possível arcar com a dívida de um financiamento, os bancos adotam vários critérios e avaliam muitos itens, sendo o principal o comprometimento de até 30% da renda do que é recebido mensalmente. Assim, como mais pessoas podem se comprometer a arcar as parcelas, as possibilidades de imóveis aumentam.

FGTS

Além da possibilidade de dividir com alguém os valores das parcelas, a composição de renda possibilita o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), caso a pessoa que faça a compra junto com você tenha o benefício.

O resgaste desse saldo contribuí bastante na hora de encontrar facilidades. Porém, caso a composição de renda seja com outro autônomo, existem ainda inúmeras opções de imóveis que se encaixam com suas necessidades.

Vale lembrar que para a composição de renda ser aprovada existem alguns critérios. Ambos devem ter bom score e nome limpo e a idade é avaliada para que seja possível determinar qual será a participação de cada um.

A idade do mais velho dos participantes é que será levada em consideração. Assim, a proporção da participação somada ao tempo de amortização não pode ser maior do que 80 anos.

Limite de participantes

Não existe limite de participantes no caso da composição de renda. Todos de sua família podem ajudar na compra da casa nova quando cumprirem os requisitos.

Mas é importante destacar que financiar um imóvel e conquistar a casa própria é um passo que exige bastante responsabilidade e você, quando escolher dividir esse momento, deve selecionar as pessoas com bastante cuidado.

Momento certo

Diversas situações mostram que é o momento certo de tirar os sonhos do papel e comprar seu imóvel. Entre as principais estão a necessidade de sair da casa dos pais, casamento e a chegada dos filhos.

O mais importante é se organizar financeiramente para conseguir arcar com as parcelas do financiamento. Então, antes de mais nada, monte um planejamento financeiro focado em eliminar dívidas, gerenciar o que sobra no final do mês e montar uma reserva para os próximos passos.

Lembre-se de que além da entrada e do financiamento, a mudança envolve uma série de outras despesas. Sem contar a chance de deixar cada cantinho da forma como você sempre sonhou na decoração, estrutura e distribuição dos cômodos.

Assim, além de oferecer mais qualidade de vida para sua família, receber convidados passa a ser uma experiência prazerosa e muito divertida.

Momento econômico

A compra de um imóvel representa um verdadeiro investimento que ultrapassa o momento econômico de cada época. Afinal de contas, o patrimônio se valoriza ao longo dos anos e se você precisar vendê-lo ao optar por uma nova compra, por exemplo, vai conseguir fazer isso com diversas vantagens.

Vale citar ainda a chance de escolher uma casa ou apartamento na região que você deseja morar e trazer mais conforto para sua família.

Dentro do contexto econômico atual, com a taxa Selic em alta, muitas pessoas ficam em dúvida se podem comprar apartamento financiado, já que ela serve como base para investimentos imobiliários.

De maneira geral, a alta não significa encarecimento do mercado imobiliário e com o Programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, é possível, as taxas de juros são as mais baixas do Brasil e as mensais menores do que o aluguel.

Agora ficou claro como comprar um apartamento com renda informal. Para realizar o desejo de sair do aluguel e ter seu próprio cantinho, você precisa conhecer todas as possibilidades e se preparar adequadamente para aproveitá-las.

Saia na frente e compre o seu apartamento com a MRV. Acesse o nosso site e veja como é fácil realizar este sonho!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório