Como comprar móveis planejados | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Como comprar móveis planejados

24 setembro 2015

Para o projeto ser durável, prático e moderno sempre, busque por empresas que aliem estilo e funcionalidade.


estar_jantar_web


Quem procura por mesa, bancada e armário planejados quer exclusividade! É como comprar um vestido de alta-costura em vez de um modelo já pronto. Nada se compara ao ajuste, ao acabamento e à sensação de ter algo criado apenas para você. Mas nem por isso essa escolha tem a ver com status elevado. Às vezes é porque o consumidor percebe que nada daquilo que ele procura nos grandes magazines se encaixa na cozinha ou no dormitório de sua casa. Ou talvez seja porque o estilo que ele aprecia é tão único e pouco explorado que apenas um artesão ou empresa especializada no assunto poderia desenvolvê-lo. Confira!


estarjantar3


1. PRIMEIRAS PORVIDÊNCIAS
"Para iniciar um projeto planejado é necessário ter em mãos as medidas corretas da alvenaria do local onde o mobiliário será inserido, assim como o levantamento dos pontos das redes elétrica, hidráulica e de encanamentos de gás", explica Lívia Ribeiro Lacerda Mendonça, designer de interiores da ProCompra, plataforma de cotação e intermediação de móveis planejados. Além disso, é preciso levar em consideração o orçamento do morador e suas necessidades funcionais para se pensar nas configurações.


DSC_7849


2. VISITA IMPORTANTE
Solicite a presença dos fornecedores (muitos são arquitetos)! "Eles compreendem os materiais a serem utilizados, podendo dar dicas baseadas em experiências próprias e sugerir melhorias de acordo com o uso específico", comenta o arquiteto Gustavo Cipullo. Caso eles não façam essa visita técnica, há chances de seu projeto apresentar divergências, já que você não é um perito. O momento também é oportuno para negociar pacotes para decorar vários ambientes, aumentando seu poder de barganha.


DSC_3903


3. ESCOLHA DE MATERIAIS
Cada fornecedor tem sua cartela de opções, seja de revestimentos, ferragens ou acessórios internos, como divisórias de gavetas, porta-talheres, sistema de dobradiças; isso varia de um projeto para outro. "Procure escolher não necessariamente o mais caro, que nada tem a ver com boa qualidade, mas sim o que te agrada e é atestado pelo fornecedor", orienta a designer Lívia Ribeiro. Revestimentos que imitam madeira ou que sejam sustentáveis estão entre os mais procurados nos últimos tempos.


quarto2_web
4. GOSTO ALINHADO

Personalização é fundamental, entretanto, tenha cuidado com os modismos em excesso! "Como estamos falando de móveis duráveis e de um investimento para o imóvel, dê preferência ao estilo clássico, que nunca sai de moda", recomenda o arquiteto Gustavo Cipullo.


DSC_79525. SUCESSO GARANTIDO
Segundo a arquiteta Ana Yoshida, "outro aspecto positivo de se adquirir planejados é o pósvenda e a garantia", ressalta. Ou seja, o pronto atendimento dos fabricantes ao solicitar reparos e a manutenção do móvel já depois de instalado - mesmo após anos. Algumas marcas respeitadas oferecem assistência permanente ao consumidor. Fique atento se esse serviço não estiver incluído e se a garantia for menor do que cinco anos. Atenção ainda ao prazo de entrega, que, em média, não ultrapassa 30 dias úteis.


Fonte: Revista Casa e Construção

Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório