Como comprar um apartamento sem se endividar  | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

Como comprar um apartamento sem se endividar

08 setembro 2017

Ao pensar em como comprar um apartamento, muitas pessoas enxergam no financiamento a única forma de viabilizar seus sonhos.

Por ser um compromisso de longo prazo, porém, a decisão de financiar um imóvel deve ser feita com muita atenção. Você sabe quais são os principais cuidados que é preciso ter para comprar um apartamento sem se endividar?

Neste artigo, apresentaremos 5 itens que vão contribuir com o seu planejamento. Confira!





1. Pesquise e compare taxas

Por mais que você esteja ansioso em concretizar o negócio, acredite: vale a pena dedicar um tempo a mais para garimpar fundo em busca das melhores taxas, comparando as ofertas dos diversos bancos.

Em um financiamento de longo prazo, como é o caso do imobiliário, cada ponto percentual faz uma diferença enorme no valor total a ser financiado. Por isso, não deixe de olhar com carinho as vantagens de programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida, cujos juros são mais acessíveis.

Se você quer mesmo saber como comprar um apartamento sem se endividar, leve em consideração a hipótese de até mesmo procurar um imóvel mais barato para se encaixar ao perfil do Minha Casa Minha Vida, tamanhas as vantagens do programa em relação aos juros.

2. Teste suas possibilidades de pagamento

Antes de assumir um financiamento, é importante que você tenha certeza de suas possibilidades de pagamento. Para tanto, uma boa estratégia é poupar, por alguns meses, o valor equivalente ao que é estimado para as futuras prestações.

Nessa projeção, não se esqueça de calcular a diferença de quanto você paga atualmente de aluguel (se for o caso) e quanto passaria a pagar no financiamento.

Conforme o nível de dificuldade em guardar o planejado, você saberá se é necessário diminuir o valor das prestações, o que pode ser feito prolongando o número de parcelas ou reduzindo o valor do financiamento.

Os simuladores de parcelas — disponíveis online ou nos próprios bancos e corretoras — também podem ser grandes aliados nessa fase de testes. Ao avaliar suas possibilidades de pagamento, você tem uma noção exata de quanto pode pagar e se tal valor será suficiente para adquirir o imóvel de seus sonhos. 

3. Procure aumentar o valor da entrada

Um exemplo eficaz de como comprar um apartamento sem se endividar é o aumento do valor da entrada. Você pode, inclusive, aproveitar o valor que foi poupado no teste que sugerimos no item anterior para deixar seu financiamento mais barato.

Os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) podem ser empregados para complementar o valor da entrada — assim como em outros momentos, conforme o regulamento do fundo.

A ideia é simples: quanto maior for a entrada, menor será o financiamento e, consequentemente, menor o risco de endividamento. Se for viável, pode ser interessante até mesmo postergar a compra do apartamento para juntar um valor maior para a entrada.

4. Tome cuidado com a renda informada

Pensando em viabilizar a compra de um apartamento maior, muitos compradores buscam meios de aumentar a renda declarada para financiar um valor mais elevado.

A composição de renda é um bom exemplo dessa prática. Em muitos casos, apenas um dos participantes arca com o pagamento das prestações, o que pode se tornar insustentável ao longo dos anos.

Normalmente, os bancos limitam o valor das parcelas a 30% de sua renda. Esse percentual é uma estimativa de quanto você pode comprometer de sua renda sem se endividar. Ao inflar os números informados, você corre o risco de não conseguir honrar o compromisso com o passar do tempo.

5. Saiba se adequar à realidade

Se você observou os itens anteriores e chegou à conclusão de que não tem condições de financiar o imóvel desejado, seja flexível. Procure apartamentos em outras localidades e com uma estrutura que caiba no seu bolso, garantindo que sejam atendidas as necessidades da família.

Aproveite que agora você já sabe como comprar um apartamento sem se endividar, comece já a procurar o imóvel ideal! E para receber outras novidades do mercado imobiliário em primeira mão, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório