Confira 4 dicas para criar um jardim na apartamento!

18 março 2022

Pai e filho criando um jardim em seu apartamento

Você já pensou em criar um jardim no apartamento e ter um pouquinho de natureza na decoração do seu lar? Saiba que, mesmo que o espaço seja compacto, você pode escolher plantas de diversos tipos para deixar o local com a sua cara e ainda desenvolver um novo hobby.

Mesmo pessoas com pouca experiência podem ter um jardim no apartamento. Com frequência na manutenção, em pouco tempo, já é possível ver os primeiros resultados. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, listamos 4 dicas para você criar um jardim no apartamento e personalizar cada detalhe. Acompanhe! 

1. Escolha o melhor local

O primeiro passo para que o jardim no apartamento fique perfeito é escolher o melhor local para começar. Várias questões interferem no crescimento das plantas, e isso precisa ser levado em consideração.  

Quem planeja um jardim também se preocupa com a harmonização visual do ambiente. Existem opções para todos os gostos e habilidades. 

Então, é importante avaliar o tamanho do espaço que você tem disponível para deixar a irrigação mais dinâmica e escolher as espécies ideias.  

De maneira geral, o lado leste do apartamento é indicado para montar o jardim por conta da incidência de raios solares e do clima mais agradável. 

2. Procure plantas que combinem com o ambiente

Depois de definir o local onde o jardim no apartamento será montado, o passo seguinte é identificar quais são as plantas que se adaptam melhor ao espaço. 

Considere a sua disponibilidade de tempo para os cuidados com o jardim, o nível de habilidade que você tem e o espaço para as plantas se desenvolverem. 

Se você é um iniciante, o melhor caminho é buscar espécies bonitas e fáceis de cuidar. Uma boa sugestão é investir em suculentas, que dão um toque especial em qualquer estilo de decoração, não exigem grandes conhecimentos em relação aos cuidados e não precisam ser regadas com tanta frequência. 

3. Cuidado com a iluminação

A iluminação correta é um ponto importante para que o jardim se desenvolva e responda positivamente aos cuidados. 

Lembre-se que as plantas precisam de luz solar e de ventilação natural. Dessa forma, o clima da sua cidade também influencia bastante no tipo de planta que será escolhido. 

Em relação à iluminação, é preciso avaliar como a luminosidade chega ao espaço de montagem do jardim.  

Mesmo que seja uma dose indireta de raios solares, eles são indispensáveis para que as plantas produzam energia para se desenvolverem. Então, dê prioridade aos pontos que batem sol, mas não são extremamente quentes. 

4. Compre ferramentas de jardinagem

Para quem deseja deixar a casa nova cheia de estilo e com um cantinho que traz proximidade com a natureza, a montagem do jardim vai além de uma forma de relaxar. 

É preciso, também, se atentar aos detalhes e fazer a manutenção do espaço. 

Para facilitar esse trabalho, compre as ferramentas básicas de jardinagem. Dessa forma, as plantas vão estar sempre bonitas e surpreender as visitas. 

Coloque na lista regadores, pás, fertilizantes, repelentes naturais, entre outros. Uma forma de adicionar personalidade ao jardim é utilizar caixotes recicláveis na decoração e personalizá-los. 

Pronto! Agora você já sabe como montar um jardim no apartamento e cultivá-lo corretamente. Uma solução muito bacana para quem mora em um apartamento pequeno é apostar no jardim vertical 

Os jardins verticais se tornaram uma grande tendência decorativa e permite trazer um ar moderno e aconchegante ao espaço. 

Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário contando qual é a sua ideia para um jardim no apartamento! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório