Como declarar a compra de imóvel no IR

23 março 2013

10 comentários
Pessoa Física realizando a declaração do seu imposto de renda após a compra de seu imóvel

Quando o assunto é declarar imóveis no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), sejam eles rurais, urbanos ou comerciais, independentemente do tipo e da localização, especialistas são categóricos e afirmam que a dúvida de como declarar é unânime.

Preencher os dados na declaração de Imposto de Renda exige cuidado. Se você adquiriu um imóvel em 2012 e tem dúvidas sobre como incluir as informações no documento, confira a seguir os principais pontos que deve prestar atenção. E lembre-se: a entrega da declaração precisa ser feita até dia 30 de abril.

De acordo com dados da Receita Federal, deve declarar o IR quem, em 31 de dezembro de 2012, estava com a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil.

Quem se enquadra nesse aspecto deve apontar o tipo de imóvel a ser declarado, depois informar como ele foi adquirido - se à vista, na planta, em prestações diretamente com a construtora ou financiado por linha de crédito ou Sistema Financeiro de Habitação.

Algumas dicas úteis para declaração:

1. Cheque os documentos necessários para preencher a declaração. Tenha em mãos o contrato de compra e venda, a escritura lavrada em cartório e um resumo geral de todos os dados do imóvel.

2. Discrimine a forma de aquisição. É fundamental informar o modo exato de contratação, dados precisos do imóvel (matrícula em especial) e opção de pagamento.

3. Certifique-se de que os dados do seu IR sejam os mesmos informados por todos os envolvidos.

4. Não economize na descrição do imóvel. Aponte o tipo de imóvel, localização, de quem comprou, como adquiriu, data da aquisição, forma de pagamento, cartório em que está registrado e todas as demais informações que permitam – apenas com base na declaração – identificar, no futuro, o histórico desse bem.

5. Fique atento ao valor declarado. Em tese, todos os valores gastos com a compra do imóvel compõem o custo de aquisição, incluindo ITBI [Imposto sobre Transição de Bens Imóveis] e corretagens.

6. Especifique as condições de pagamento. É recomendável que toda explicação seja indicada no campo destinado à descrição do bem.

7. No caso do imóvel ter sido financiado, informe o total já pago, de forma cumulativa. E, no ano seguinte, comece a declaração com o saldo quitado até o ano anterior e some a este a quantia paga ao longo do novo ano.

8. Quando duas pessoas compram um imóvel juntas, a declaração depende do tipo de negociação e também do relacionamento existente entre elas. Quando se trata de um casal, é possível elaborar e entregar a declaração do Imposto de Renda tanto de forma conjunta como separada. Ao optar pela maneira conjunta, 100% dos bens são declarados por apenas um dos cônjuges.

9. Nos anos seguintes, o custo do imóvel deve ser mantido o mesmo. Não é permitida a valorização do bem, exceto pela realização de obras, que devem ser comprovadas com notas fiscais e/ou recibos de profissionais.

Comentários

Alba Lúcia de Oliveira Barros
Alba Lúcia de Oliveira Barros disse: 11 março 2020
Preciso de meu saldo 2019 para declarar meu IR
MRV
MRV disse: 18 março 2020
Olá Alva, como vai?

A senhora já é uma cliente MRV? Se sim, entre em contato com a gente em nossa central de Relacionamento com o Cliente por meio dos nossos canais: página MRV Responde no Facebook, telefone 4005-1313 ou aplicativo Meu MRV.
THAISE LEMOS
THAISE LEMOS disse: 31 março 2020
Bom dia! Como faço para obter meu extrato, para IR. Já liguei para 4005-1313. E não consegui nenhum retorno.
MRV
MRV disse: 31 março 2020
Olá Thaise, tudo bem?

Você pode solicitar o seu extrato através do nosso WhatsApp. Para isso, adicione o nosso número em sua agenda (31) 9900-9000 e logo após envie uma mensagem: Imposto de Renda. Assim, você irá receber o extrato completo e consultar todas as parcelas pagas!
Heraldo silva nogueira
Heraldo silva nogueira disse: 31 março 2020
Preciso do recibo para declarar o imposto de renda
MRV
MRV disse: 01 abril 2020
Olá Heraldo, como vai?

Você pode solicitar o seu extrato através do nosso WhatsApp. Para isso, adicione o nosso número em sua agenda (31) 9900-9000 e logo após envie uma mensagem: Imposto de Renda. Assim, você irá receber o extrato completo e consultar todas as parcelas pagas!
debora
debora disse: 14 abril 2020
Preciso do Extrato do meu imposto de Renda! Pelo whats só da mensagem de erro, pelo telefone não atendem e pelo site não tem essa informação. Um descaso com os clientes.
MRV
MRV disse: 22 abril 2020

Olá Debora, tudo bem?

Você pode acionar a Central de Relacionamento com o Cliente também pelo nosso canal digital WhatsApp e informar o seu pedido ao com o nosso consultor virtual. Aguardamos o seu contato!

GLEICE VIEIRA DO NASCIMENTO
GLEICE VIEIRA DO NASCIMENTO disse: 18 maio 2020
Olá bom dia! Envie mensagem para o número (31) 9900-9000, solicitando o IR e não estou tendo respostas. Qual é o outro canal de comunicação, para resolver este assunto ? Fico no aguardo. Obrigada.
MRV
MRV disse: 18 maio 2020

Olá Gleice, como vai?

Você também pode entrar em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313 e explicar sua situação. Aguardamos o seu contato!

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