Em imóveis compactos estratégia e planejamento são aliados da decoração para se chegar a um bom resultado. Em quarto de solteiro pequeno, que pode apresentar uma média de 10 m² a 12 m² essa combinação faz ainda mais diferença. Conheça a seguir os truques usados por arquitetos e designers para ampliar visualmente e otimizar o espaço interno, mantendo a estética atrativa sem prejudicar a funcionalidade.

quarto de solteiro pequeno 1
quarto de solteiro pequeno 1

As premissas da decoração de um quarto de solteiro pequeno?

Todo lugar pode ser melhor aproveitado por meio de um bom planejamento. É preciso considerar questões como tamanho, formato, as aberturas de portas e janelas e, claro, o perfil da pessoa que vai utilizar o recinto. Ao levantar essas características, você consegue definir as melhores cores, móveis e materiais para o projeto.

A primeira dica para um quarto de solteiro pequeno é priorizar a escolha de peças que cumpram diversas funções, já que o cômodo não tem espaço para abrigar tantos elementos. Esse pode ser, inclusive, um ponto positivo do cômodo compacto: a impossibilidade de concentrar ou acumular muitas coisas, já que isso facilita a organização diária para evitar a temida bagunça. Para deixar essa organização ainda mais fácil, que tal pensar em diferentes locais de armazenamento? Nichos, prateleiras, organizadores e caixas decorativas são alguns exemplos.

O passo a passo para decorar um quarto de solteiro pequeno

O primeiro passo é conhecer as medidas do ambiente para não errar nas proporções. Então, pegue uma fita métrica e anote os trechos básicos, como a altura do pé direito, a largura e a distância entre as paredes. Faça uma representação simples no papel e mantenha esse registro sempre com você, para evitar dúvidas na hora de escolher os produtos nas lojas.

Escolha um tema

Você já deve ter visto projetos que misturam diferentes estilos decorativos. Eles funcionam melhor em imóveis amplos ou que integram ambientes diferentes, como cozinha e sala de estar. Nas áreas dos quartos é importante priorizar um único tema, a fim de evitar excessos que deixam a estética confusa.

Trabalhar um visual específico é ainda mais importante em um dormitório pequeno. Nesses casos, a simplicidade tende a ser uma excelente escolha para preservar ao máximo o espaço interno. Há quem goste, por exemplo, da pegada moderna ou minimalista para não exagerar nos ornamentos.

Prefira as cores claras

A sensação de amplitude é muito bem-vinda em um quarto de solteiro pequeno. Para obtê-la, tente incluir cores claras em boa parte dos acabamentos do cômodo. Quanto mais neutra e suave for a base, mais luz será refletida por todo o recinto. Isso ajuda a destacar cada superfície e passar a ideia de que o local é maior.

O branco é a opção mais tradicional para pintar paredes e revestir o piso. Porém, se você gosta muito de outras cores, a dica é investir nos tons pastel. Verde-água, lavanda e azul-turquesa são bons exemplos de nuances que recebem bastante mistura de branco, o que preserva a capacidade de refletir a luz natural ou artificial.

Capriche na iluminação

O efeito das cores claras demanda uma boa iluminação. Portanto, não se contente com uma ou duas luminárias posicionadas no teto do quarto. É interessante incrementar esses recursos com outros pontos de luz, distribuídos em diversas áreas do cômodo. Isso valoriza a decoração e torna a claridade eficaz à noite.

Quem tem o hábito da leitura, por exemplo, pode se beneficiar com a instalação de uma arandela próxima à cabeceira da cama. Você também consegue trabalhar a iluminação decorativa ao contornar partes da mobília ou detalhes da parede com fitas de LED. Pense nas suas necessidades e preferências para definir onde adicioná-las.

Busque móveis multifuncionais

Alguns produtos cumprem diferentes funções e são ótimos para lidar com a falta de espaço. Se ficar muito apertado para colocar um colchão de casal, aposte na bicama de solteiro. Ela veio para substituir os tradicionais beliches e permite que mais de uma pessoa durma no local. O bom é que a base fica totalmente recolhida quando não está em uso.

Outras opções de mobília funcional incluem as cabeceiras, calçadeiras ou pufes com baú, já que podem guardar desde roupa de cama até materiais e pertences menores, como livros e cadernos. Quanto aos armários, é interessante que tenham portas de correr e tragam bastante divisórias internas.

Verticalize a decoração

As paredes são estruturas valiosas em um quarto de solteiro pequeno. Afinal, servem de suporte para os ganchos, nichos e prateleiras que vão exibir boa parte dos itens decorativos. Tente verticalizar ao máximo para evitar que as coisas fiquem espalhadas pelo chão, sobre a cama e outros móveis.

A própria cabeceira da cama pode trazer compartimentos para você apoiar os seus arranjos preferidos. Com um belo papel de parede e conjuntos de quadros, é possível adicionar texturas e estampas que enriquecem a composição.

Crie compartimentos

Seguindo a ideia dos móveis com baú e dos itens que ocupam o espaço vertical, você pode prever novos compartimentos para armazenar os pertences. Como não dá para colocar muitos armários ou, até mesmo, uma cômoda, use a criatividade para otimizar o espaço e abrigar todas as suas coisas.

As caixas organizadoras são ótimas apostas porque podem ser empilhadas sobre uma pequena superfície. Existem modelos de vários tamanhos para você adaptar ao local em que serão acomodadas, seja o interior de um guarda-roupa ou o vão-livre de uma escrivaninha.

E aí, o que achou dos passos para transformar um quarto de solteiro pequeno? Aproveite que as sugestões estão fresquinhas e avalie quais mudanças já podem ser aplicadas no local. Aos poucos, as suas ideias vão sendo concretizadas para deixar tudo do jeito que você sempre quis.