Como deixar o apartamento arejado durante todo o ano? | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Como deixar o apartamento arejado durante todo o ano?

26 abril 2019

Manter o apartamento arejado é uma das formas mais eficazes de minimizar o impacto das diferentes temperaturas durante todo o ano. Em nosso país, nas épocas mais quentes do ano, é preciso buscar novas alternativas para amenizar os efeitos das temperaturas extremas.

No entanto, a boa notícia é que é possível tornar o apartamento mais ventilado e promover a saúde, por meio de medidas simples, mas eficazes.

Se você está em busca de estratégias para contornar esse problema, conheça as sugestões e dicas que apresentaremos aqui. Veja, neste artigo, como renovar a atmosfera de seu ambiente, experimentar novos ares, e tudo isso de forma bem mais saudável, prática e simples! Confira!

Por que é tão importante manter a ventilação no apartamento?

Listamos alguns motivos que justificam a importância de manter o apartamento arejado. Veja quais são!

Reduz o risco de doenças

Devido às condições climáticas e à localização geográfica de nosso país, muitas doenças costumam surgir em algumas épocas do ano. Problemas relacionados à baixa imunidade, como viroses e diarreias, por exemplo, são mais comuns nos períodos mais quentes do ano.

Em locais fechados, os germes — vírus e bactérias — se espalham pelo ambiente com muito mais facilidade. Por isso, manter o apartamento bem ventilado é um dos meios mais seguros de evitar a proliferação dessas doenças.

Outro fator importante é quanto à fumaça do cigarro. Se houver fumantes na casa, é necessário redobrar o cuidado, já que os componentes nocivos do cigarro impregnam nos objetos, nas paredes e contaminam todo o ambiente. Nessas circunstâncias, eleva-se o risco de doenças alérgicas e pulmonares.

Torna o ambiente mais agradável

Tornar o ambiente mais fresco e agradável é necessário, principalmente em lares compostos por crianças, idosos ou pessoas com a defesa imunológica comprometida. O quarto deles deve ser bem arejado e ter boa circulação.

Por isso, além de tornar o ambiente mais leve e agradável, garantir a ventilação adequada pode evitar graves complicações e proteger a sua família de problemas futuros. A atenção a essas medidas é imprescindível para assegurar o bem-estar e manter a qualidade de vida de seus familiares.

Diminui problemas relacionados ao mofo

O mofo é um problema que pode surgir em qualquer estação e traz graves problemas, tanto à estrutura física como à saúde em geral. Normalmente, o mofo é provocado por micelas de fungos que se proliferam em locais quentes e úmidos.

Um ambiente fechado e mal arejado torna-se bastante propício ao desenvolvimento do mofo. Ele apresenta aparência e odor característico de locais fechados, com pouca iluminação ou oxigenação. Assim, manter a casa ou o apartamento arejado é um meio de reduzir a alimentação dos agentes causadores de mofo, além de impedir a formação dele.

Como tornar o apartamento arejado e bem mais agradável?

Há diversas formas de tornar o seu apartamento arejado e o dia a dia bem mais agradável. Elencamos algumas delas. Confira!

Instale ar-condicionado

Para amenizar o problema do calor, uma das possibilidades é a instalação de ar-condicionado, exaustores e umidificadores, para os períodos mais secos. Há diferentes portes e modelos desses equipamentos e que podem ser adaptados em apartamentos de todos os tamanhos e estilos.

Para tanto, basta consultar previamente as possíveis alterações permitidas no apartamento. Mediante a autorização, analise calmamente e escolha o modelo que mais se aproxima de sua necessidade.

O ar-condicionado ajuda a conservar a temperatura local no nível ideal de bem-estar e conforto, principalmente nos dias mais quentes. No entanto, é necessário priorizar também ações favoráveis à sustentabilidade ambiental em prol da preservação dos recursos naturais.

Use a criatividade e explore o poder das plantas

Usar a criatividade e explorar o poder das plantas trazem bastantes benefícios ao ambiente e o torna bem mais atraente. Cultivar flores e folhagens ajuda a purificar o ar nos compartimentos fechados e garante o frescor e muito mais vida ao ambiente de seu lar.

Entretanto, para desfrutar dessas vantagens substanciais, cultivar uma ou outra plantinha não será suficiente. É necessário investir em diferentes espécies, preencher vasos com diversas mudas a fim de garantir o colorido necessário à harmonia do ambiente.

O ideal é manter plantas naturais na parte interna e externa do apartamento. Dê preferência aos vasos maiores e com folhagens verdes para a parte externa. Elas ajudam na renovação do oxigênio do ar e conferem ao ambiente um cheiro suave, refrescante e agradável.

Evite objetos e tecidos que reduzam a umidade

Nos dias mais quentes, espaços mal ventilados costumam ficar úmidos e abafados de forma muito rápida. Como vimos, essa condição torna-se propícia ao aparecimento do mofo e de todas as características que lhe são peculiares.

Por isso, é muito importante cuidar e higienizar bem os tecidos que compõem a decoração de sua residência, principalmente em dias mais frios ou durante as chuvas de verão. Logo, cuidar de almofadas, tapetes, cortinas e dos demais componentes é fundamental.

Dê preferência a tecidos leves, de algodão ou de materiais fáceis de higienizar. Tenha atenção também aos métodos de secagem, já que a umidade excessiva compromete a qualidade do material e eleva os riscos de alergias e de outras doenças.

Entretanto, nos dias de frio muito intenso, procure utilizar tecidos mais espessos. Eles ajudam a manter a umidade natural do ambiente, e com ela a sensação de um ar mais agradável do que a secura típica desta época do ano. Por isso, a importância de priorizar maneiras de assegurar a máxima ventilação aos ambientes e com isto manter o apartamento arejado durante todo o ano.

Modifique a posição dos móveis

Uma das formas de favorecer a ventilação e de tornar o ambiente mais leve e diferente é modificando a posição dos móveis. Mas antes de trocar os objetos de lugar, observe a posição de seu imóvel em relação ao sol.

Procure fazer adaptações que favoreçam a máxima ventilação e a circulação de ar para todo o apartamento. Evite deixar móveis grandes, como armários, por exemplo, em posição que intercepte a passagem de ar. Além de mudar a aparência do espaço, esse cuidado possibilita distribuir melhor a ventilação.

Como as cores dos móveis e das cortinas impactam a temperatura interna do apartamento?

Para tornar o apartamento arejado, convém dispensar atenção à disposição estratégica das cores utilizadas. Isso porque algumas cores são formadas por matizes que, se adequadamente combinadas, favorecem muito a temperatura interna.

As cores claras refletem mais facilmente a luz do sol, o que é essencial para dissipar o calor e promover mais frescor. Por isso, se seu apartamento foi construído em posição desfavorável à ventilação e tem pouca luminosidade, investir nessa estratégia pode representar soluções viáveis.

Trocar a cor de móveis, de tapetes e de cortinas pode simbolizar melhoria significativa. Isso porque o uso de cores claras torna mínima a absorção do calor, reduz o gasto com energia para climatização e torna o ambiente naturalmente mais fresco.

Para obter ainda mais vantagens com essa estratégia, você pode aplicar cores claras nas paredes internas dos cômodos. Use a criatividade e explore as múltiplas possibilidades de combinação de diferentes tonalidades.

Afinal, para garantir mais saúde e leveza ao ambiente, tornar o apartamento arejado depende de criatividade e bom gosto.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Se você se interessou por adquirir um apê da MRV pra chamar de seu, entre em contato com um de nossos consultores pelo Chat da MRV e encontre o seu apê dos sonhos!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório