Descubra como é morar em Natal, a capital do Rio Grande do Norte

10 agosto 2022

Ponte Newton Navarro

A Capital do estado do Rio Grande do Norte é uma cidade que encanta quem vem de fora e quem mora por lá a anos. Isso porque a cidade conta com uma costa litorânea com belíssimas praias e um centro histórico rico em cultura e diversidade.

Se você está pensando em se mudar para a terra dos Potiguar, então precisa conhecer todas as vantagens que a cidade pode te oferecer!

Localização

Natal está localizada na região Nordeste, e a maior parte do estado é banhada pelo oceano Atlântico. Devido à posição geográfica privilegiada, algumas correntes marítimas vindas da África deixam a água da praia quentinha. Além das belezas naturais do lugar, esse fator também é um dos atrativos que justificam turistar ou morar em Natal.

A capital tem um estilo alegre e radiante. Isso torna o ambiente agradável, tanto nas praias como em outras partes da cidade. O calor predominante o ano inteiro atrai turistas de todos os lugares, movimenta o comércio local e aquece o setor imobiliário. 

Moradia em Natal 

Por ser uma região que atrai muitos turistas, a cidade de Natal possui uma valorização imobiliária de padrão médio a alto.

No entanto, cada vez mais, empresas e construtoras têm investido em moradias populares para atender uma grande parcela da população que necessita deste tipo de moradia.

Sendo assim, Natal se torna uma das capitais no nordeste brasileiro com um grande potencial de negociações em moradias de padrões variados.

Sendo assim, a capital atende às necessidades de quem deseja se mudar para a cidade ou mesmo adquirir um imóvel como investimento imobiliário.

Além disso, o que tem ajudado no aquecimento do mercado imobiliário na região, é justamente a infraestrutura que a cidade oferece aos moradores e visitantes.

Segurança

A capital é dividida pelo Rio Potengi. Além de embelezar a paisagem, o rio também ajuda a minimizar a violência. De um lado, ficam os bairros populares, do outro, a parte mais rica e desenvolvida. Assim, não há tantos problemas com segurança porque, além do policiamento ostensivo, os bairros que concentram o maior índice de criminalidade ficam isolados.

Qualidade de vida

Além da segurança e infraestrutura, a capital potiguar tem praticidade e comodidade para facilitar a vida de quem tem muitos compromissos. Tranquilidade, trânsito mais livre e inúmeras possibilidades de lazer e diversão tornam Natal um lugar leve, dinâmico e uma das melhores cidades do Brasil.

Mobilidade urbana

Curiosamente, Natal tem uma população menor que as outras capitais brasileiras e é um local tranquilo para morar. Por questões culturais, a cidade ainda preserva hábitos interioranos, como o de almoçar em casa. Muitas pessoas fazem esse trajeto a pé, de bike ou mesmo de carro, pois o trânsito flui bem mesmo nos horários de pico.

Escolas

Natal tem diversas opções de escolas, que variam desde as mais simples até as que atendem as classes mais privilegiadas. Na capital, além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN), há outras instituições públicas com um ensino de qualidade.

No setor privado, também há ótimas opções. Igualmente qualificada é a parte hospitalar: são grandes hospitais, excelentes profissionais, clínicas e consultórios à disposição de quem decidir morar em Natal.

Gastronomia

Além de tantos atributos positivos, a gastronomia potiguar é deliciosa. Destaque para a comida tradicional nordestina, com ervas de cheiro e pimenta, que agrada até ao público mais exigente. Peixes, frutos do mar e carne de sol com feijão verde encantam a todos que passam por lá.

Custo de vida acessível

Em comparação com as outras capitais, o custo de vida em Natal é baixo. Logo, essa é uma das razões que tornam essa cidade uma das melhores para investir em casas ou apartamentos, já que isso possibilita viver numa metrópole com ótima infraestrutura, sem precisar gastar muito.

Belas praias

As praias de Natal são belíssimas, limpas e com a maior parte apropriada para banho. Morar em Natal é ter oportunidade de desfrutar de privilégios singulares, como um mergulho nas águas azuis e transparentes nas primeiras horas da manhã.

Listamos algumas das praias mais bonitas e preferidas por quem mora na capital. Veja quais são!

Ponta Negra

Esse é o bairro mais turístico e valorizado da capital potiguar. Ponta Negra abriga uma das praias mais bonitas e famosas da região.

Mas não é só a beleza que chama a atenção nessa praia. A vida noturna é bem agitada: há uma variedade de bares, quiosques e restaurantes na orla.

Na alta temporada, é comum ter apresentações culturais e shows na areia da praia. Eventos esportivos, como os circuitos brasileiros de vôlei de praia e de beach tennis, também têm destino certo no verão: a maravilhosa praia de Ponta Negra.

Na região e nas imediações da cidade também há outras excelentes opções de praias. Quem aprecia curtir a natureza, mergulhar entre os recifes de corais ou simplesmente contemplar a imponência do mar de Natal também deve conhecer:

  • Praia da Baía Formosa;
  • Praia da Barra do Cunhaú;
  • Praia da Redinha;
  • Praia do Forte;
  • Praia do Meio;

Principais pontos turísticos

Como já descrito, a localização geográfica da cidade a torna um dos pontos mais estratégicos do planeta. Sabia que Natal abriga o maior centro aeroespacial do Brasil? Sim, a região é ideal para o lançamento de foguetes.

Devido às restrições da pandemia, essa base ainda está sem agendamento para visitação. Geralmente, ela recebe escolas e associações em alguns períodos especiais do ano.

Se, por enquanto, a entrada no espaço aeroespacial não está autorizada, isso não é problema. Quem visita Natal pode se lançar, livremente, sobre algumas das melhores atrações turísticas da capital. Além do maior cajueiro do mundo, confira outras atrações imperdíveis!

Centro Histórico

Na região mais centralizada de Natal, está o conjunto dos melhores atrativos culturais. Quando você for morar nessa cidade, reserve um tempinho para visitar o Centro de Turismo de Natal, situado no Centro Histórico.

São variadas lojas de artesanatos, com a demonstração mais fiel da arte dos nativos. Inclua na lista a Catedral Metropolitana e o Museu de Arte Sacra. 

Dunas de Genipabu

Uma atração à parte é o belíssimo Parque Ecológico das Dunas de Genipabu. O acesso é fácil, pois fica apenas a 30 quilômetros da cidade.

O ideal é fazer esse passeio em um buggy, Também há uma forma exótica de visitar as dunas: um serviço especial que permite ir de dromedários. 

Como você notou, há motivos de sobra para morar em Natal, não é mesmo? Além das belezas naturais, boa infraestrutura e bem-estar, há outros  benefícios que você pode descobrir investindo em um imóvel na capital potiguar.

Agora que você conhece mais de Natal, que tal planejar a sua mudança com a conquista do seu primeiro apê na cidade? Aproveite o momento e compre seu apartamento com a MRV na melhor região agora mesmo!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório