Como é morar em Samambaia, no Distrito Federal? Descubra!

01 agosto 2022

Casal aproveitando a área verde d parque em Samambaia para praticar atividade física ao ar livre

Samambaia tem se tornado o destino de muitas pessoas, por causa das grandes oportunidades de emprego, concursos públicos e mais.

A qualidade de vida também é um dos principais motivos para escolher morar na capital do nosso país.

Com bairros planejados e bem residenciais, a cidade é bastante desenvolvida e oferece muitas opções de lazer, educação e economia, sendo que um dos principais distritos administrativos da capital brasileira é Samambaia.

Quer conhecer mais sobre como é morar em Samambaia e suas vantagens? Venha com a gente nessa leitura.

Características da cidade de Samambaia

Como você viu, Samambaia é um dos principais distritos administrativos da capital brasileira. Localizada na 12ª Região Administrativa do Distrito Federal, a cidade nasceu em 1989 e tem esse nome devido à planta do mesmo nome, que é encontrada com frequência na região, próximo ao córrego que a corta.

Samambaia é dividida por áreas. Ela é formada pela área:

  • Samambaia Norte;
  • Samambaia Sul;
  • Setor de Mansões de Samambaia.

A cidade também é composta por áreas rurais. Lá, é possível encontrar chácaras, sítios e muitas fazendas, como é comum no centro-oeste do país. Assim, Samambaia tem mais de mil quadras formando a cidade.

O município foi nascendo por conta do aumento do fluxo migratório para a região e o aumento da procura por imóveis no local, devido ao desenvolvimento crescente.

Condomínios e residenciais foram construídos por lá, valorizando a área e permitindo que se desenvolvesse ainda mais.

Atualmente, Samambaia conta com mais de 250 mil habitantes, sendo a maioria mulheres. A maior parte dos moradores de Samambaia estão em um casamento ou união estável, o que simboliza o quão o distrito é considerado familiar, residencial.

Com localização estratégica, Samambaia costuma receber diversos imigrantes, o que enriquece a cultura do local.

É também um lugar com diversas opções na área da educação e condomínios residenciais de baixa altura, o que ameniza o clima e deixa o local com um ar mais interiorano e tranquilo, com um clima mais agradável.

Assim, Samambaia tem se destacado como um ponto residencial muito escolhido por brasilienses, devido às grandes vantagens que oferece. Um local tranquilo e bem arborizado, mas próximo dos centros urbanos da região.

Como é morar em Samambaia?

Morar em Samambaia é ter disponível diversas opções de lazer e cultura, além de estar em uma região administrativa bem desenvolvida e tranquila, ao mesmo tempo.

A cidade possui um crescimento populacional ordenado e é um ponto de investimento por parte de grandes construtoras e imobiliárias que veem, na região, uma ótima oportunidade de crescimento.

Assim, morar em Samambaia tem diversos benefícios que oferecem uma qualidade de vida mais alta. Conheça alguns deles e saiba como é incrível morar lá!

Educação

Por ser uma cidade mais residencial, você pode encontrar diversas escolas e centros educacionais. Na Região Administrativa no qual fica localizada, a RA XII, são encontradas mais de 20 escolas, 9 centros de ensino fundamental e 2 centros de ensino médio.

A única desvantagem nesse quesito é a falta de faculdades e centros universitários. Mas encontrar centros universitários nas regiões próximas é bem fácil e a locomoção é bem tranquila.

Infraestrutura 

O município conta com prédios baixos e condomínios planos, sem muita presença de prédios altos. As ruas, em sua maioria, são retas e sem muitas inclinações, possibilitando uma melhor locomoção no dia a dia. Para os pedestres e pets, o local também é vantajoso, isso porque as calçadas são bem largas e agradáveis.

As ruas são bem arborizadas e iluminadas, o que é bom para praticar exercícios ao ar livre. Além disso, o distrito possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Dessa maneira, a infraestrutura da cidade é bastante valorizada pelos moradores da região.

Segurança

É considerado uma cidade segura, já que na região se encontram duas delegacias da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar.

Por ser um local mais residencial, ele é mais tranquilo, em relação a outros distritos administrativos. Além disso, os condomínios fechados possuem sistemas de segurança e vigilância que permitem maior tranquilidade para os moradores.

Lazer e cultura

O local conta com um complexo cultural, onde é possível pegar um cinema e assistir a espetáculos teatrais. Assim, é uma região com forte presença de opções culturais para aproveitar.

Perfeito também para atividades ao ar livre, o lugar conta com muitas árvores e ruas bem planejadas. Na cidade, é possível encontrar um Parque Ecológico, Pistões de Lazer e praças municipais bem conservadas.

Além disso, os condomínios da região têm áreas incríveis de lazer e diversão para toda a família, com espaços recreativos que melhoram a qualidade de vida nos residenciais da cidade de Samambaia.

Ou seja, você pode encontrar condomínios completos com diversas opções na região, graças aos investimentos das imobiliárias e construtoras no distrito.

Transporte

O lugar tem três estações de metrô e conta com mais de 70 linhas de ônibus, o que é uma das grandes vantagens de se morar em Samambaia.

Além disso, o local é recheado de supermercados, lojas, farmácias e clínicas médicas.

O distrito, assim, torna-se de fácil acesso, aumentando a qualidade de vida, ao reduzir o tempo gasto em engarrafamentos.

Custo de vida

Você deve estar se perguntando sobre o preço de morar em Samambaia com tantos condomínios fechados e ruas residenciais, não é mesmo?

O custo de vida em Samambaia não é tão baixo quanto em outras regiões vizinhas de Brasília. O aluguel de apartamentos de dois quartos gira em torno de 1.800 reais, por exemplo.

As passagens de ônibus giram em torno de 6 reais. Já um almoço em um restaurante de baixo custo gira em torno de 13 reais. Assim, dá para ter uma noção de quanto custa morar em Samambaia.

De maneira geral, morar nesse lugar traz muitas vantagens, melhorando a qualidade de vida dos moradores. O distrito localizado em Brasília é uma ótima opção para quem quer uma vida tranquila e com muitas opções por perto.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais desta nova cidade do Distrito Federal? Se você pretende mudar de cidade e ir morar em Samambaia, saiba que a MRV tem opções de imóveis na cidade que você pode comprar direto com a construtora!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório