Morar em Vitória significa ter tranquilidade, bem-estar e qualidade de vida. Também conhecida como Ilha do Mel, essa cidade tem um misto de modernidade e simplicidade, que encanta. Nas últimas décadas, cresceu bastante, atraiu investimentos de empresas nacionais e estrangeiras, mas não perdeu o seu charme.

Morar em Vitória 1

Como é viver em Vitória?

Para quem está considerando em se mudar para a capital capixaba, conhecer o que de melhor a cidade tem a oferecer é o primeiro passo antes da grande decisão.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Vitória se equipara ao de cidades de países desenvolvidos, colocando-a no ranking das melhores cidades para se viver no Brasil. Quer mais razões para viver em Vitória? Confira!

Qualidade de vida

Acordar olhando para o mar, respirar ar puro e sentir a brisa no rosto. Gostaria de morar em um local assim, mas que tenha praticidade e comodidade para facilitar a sua rotina? Vitória oferece isso e muito mais.  

A maioria das praias tem boa infraestrutura, pistas de caminhada, corrida e bicicleta. Na areia, é possível encontrar aulas gratuitas de esportes da moda, como beach tennis.

Tranquilidade e segurança

A maioria dos bairros de Vitória é monitorada por equipamentos de segurança ou tem os destacamentos policiais em pontos estratégicos. Na cidade também tem a Guarda Municipal, que faz a ronda na região, principalmente nos horários de menor movimentação nas ruas.

Infraestrutura

A cidade oferece uma boa infraestrutura comercial e de serviços: tem uma ampla rede de comércio, shoppings e o Mercado Municipal, que está situado na Vila Rubim.

Por ser uma capital que abriga um dos maiores e mais movimentados portos do país, Vitória também conta com uma oferta múltipla de bancos e serviços.

Hospitais públicos e privados, que oferecem assistência completa em diferentes especialidades, completam a infraestrutura essencial. Na rede pública, os mais importantes são o Hospital Universitário, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a Santa Casa, que integra uma das escolas de medicina mais antigas da capital: a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

Na educação, quem mora em Vitória pode contar com um ensino de qualidade desde as primeiras séries do Ensino Fundamental até o curso superior. Além da UFES, que tem dois campi na capital e três no interior, há diversos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) no município e em suas adjacências. A rede particular também é ampla, com múltiplas opções.

Principais pontos turísticos

Na região de Vitória há belíssimas praias, limpas e apropriadas para banho. Algumas são consideradas verdadeiras áreas de lazer. Na Praia do Canto, por exemplo, a orla é bem estruturada: tem bares, bons restaurantes, campos de futebol e quadras de vôlei, basquete e tênis. Outras praias bem visitadas por moradores e turistas são:

  • Ilha do Boi; 
  • Ilha do Frade; 
  • Camburi; 
  • Enseada. 

Convento da Penha

Nas redondezas da região metropolitana de Vitória fica a cidade de Vila Velha, separada apenas por 4 km de ponte. Além de praias maravilhosas e ilhas de fácil acesso, o Convento da Penha é um dos destaques da região. Do mirante do convento é possível observar um belíssimo pôr do sol.

Mirante do Morro do Moreno

Bem perto do Convento da Penha, esse mirante tem opções de trilhas em meio à fauna e à flora locais. Dependendo da época do ano, o visitante pode percorrer um caminho formado por belas orquídeas, pássaros e borboletas. De lá, é possível visualizar toda a cidade de Vitória e uma parte de Vila Velha.

Ilha das Caieiras

A Ilha das Caieiras sedia o festival anual de moqueca capixaba. A festa atrai moradores e turistas, que vão conhecer e saborear um dos pratos mais tradicionais da cidade. Além da moqueca, há outros pratos típicos preparados com peixe fresco.

Esses são os principais fatores que fazem de Vitória a cidade ideal para quem procura por uma capital com ótima infraestrutura, segurança e qualidade de vida. Quer ir além? Então confira os imóveis à venda na região. Quem sabe morar em Vitória não é sua próxima realização?