Como escolher a cortina ideal para minha casa

15 janeiro 2016

2 comentários
Quarto de casal com costinas de linho no comprimento do chão

As cortinas não são apenas itens decorativos. Elas são elementos funcionais em uma residência. Além de embelezarem os ambientes, cumprem o papel de melhorar a iluminação e a sensação térmica de sua casa. Isso mesmo! Cortinas são essenciais para controlar a entrada de luz e ventilação no espaço.

Se você quer colocar cortinas em sua casa ou apê, mas não sabe como escolher os melhores modelos, cores e materiais, veja nosso guia prático e escolha a cortina ideal para o seu lar doce lar. Vem com a gente!

Meça a janela previamente

Antes de ir às compras, meça a janela na qual a cortina será colocada, afinal, nada pior do que comprar uma cortina grande ou pequena demais. Anote tanto a largura quanto a altura da janela, pois isso norteará sua escolha.

O ideal é comprar uma cortina com folgas nas laterais, para que ela fique mais cheia e bonita depois de instalada. Por exemplo, se a janela tem dois metros de largura, a cortina pode cerca de 2,5 m.

Quanto ao comprimento, você pode optar por cortinas que cubram unicamente a janela ou que cheguem até o chão. Nesse último caso, ter noção da altura do pé direito é essencial.

Considere a incidência de luz no espaço

Se a iluminação natural for muito presente no ambiente e o sol chegar a incomodar, invista em cortinas com várias camadas ou tecnologia blackout para bloquear a entrada de luz solar.

Especialmente nos quartos, cortinas menos transparentes são as mais recomendadas para deixar o ambiente mais escuro e favorável à qualidade do sono. Fica a dica!

Escolha o tecido de maneira criteriosa

Um aspecto muito importante na escolha da cortina é o tecido, afinal, o material usado na confecção da cortina pode interferir não só na estética, como também no conforto térmico.

Os tecidos mais utilizados são o voil, a microfibra, a cambraia, a renda, a sarja, o crepe, a seda e o linho, mas o veludo e o camurça também podem estar presentes nas cortinas. Na primavera e no verão, invista em cortinas mais leves, claras e frescas. Já no outono e no inverno, tecidos mais pesados e escuros podem ser escolhidos.

Acerte nas cores

Existe uma infinidade de cores, estampas e texturas de cortinas e, para acertar na escolha, é necessário bom senso e bom gosto. Para os mais usados, estampas e cores marcantes são permitidas, desde que dialoguem com a proposta decorativa do apartamento.

As cores neutras e sóbrias, por sua vez, são atemporais e democráticas, isso significa que são mais fáceis de combinar e acertar. As tonalidades claras, especialmente, são elegantes, clássicas e criam a sensação de amplitude. Não tem erro!

Use os varões como acabamentos

Se a cortina não ficará embutida no rebaixamento de gesso, os varões devem ser usados de forma decorativa como acabamento. O varão é fixado na parede e pode ser encontrado em diferentes cores e materiais: cromado, amadeirado, colorido, branco e por aí vai.

Caso você queira um efeito discreto, use um varão de tonalidade similar ao tom da parede. Agora, se o desejo é um varão que se destaque, opte por materiais, formatos e tons diferenciados.

Leve em conta o estilo do ambiente

No mais, escolha cortinas que combinem com os cômodos. Em quartos infantis, estampas fofas e cortinas coloridas são super bem-vindas, já nos quartos de casal, cortinas neutras são melhores pedidas.

Ah, e se você não curte as cortinas convencionais, aposte em persianas para controlar a iluminação e ventilação nos ambientes.

E aí, você gostou das nossas dicas para escolher cortinas para o seu apartamento? Elas serão úteis na organização e decoração do seu apê? Tem outras estratégias para escolher a cortina perfeita? Comente! E, se quer mais dicas como essas, não deixe de curtir nossa página no Facebook!
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Comentários

Renata
Renata disse: 15 janeiro 2016
Bom dia na sala do meu apê coloquei uma cortina escura mas nnão até o teto está certo ou errado ?
Aguardo retorno
Rubens Menin
Rubens Menin disse: 03 setembro 2012
Olá Kátia, obrigado!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório