Confira 7 dicas para evitar a pia entupida na sua cozinha

29 julho 2021

2 comentários
Encanador arrumando o sifão da pia

pia da cozinha é um dos lugares mais utilizados da nossa casa, seja para lavar verduras e frutas, seja para preparar uma receita. No entanto, é fundamental tomar os cuidados necessário para não ter que se deparar com uma pia entupida.

O entupimento da pia é um problema extremamente desagradável, que dificulta bastante a rotina da casa e que, infelizmente, pode acontecer com alta frequência, se não for evitado.

Vários fatores podem causar o entupimento, mas o acúmulo de gorduras e de restos de alimentos, normalmente, são os principais culpados.

Existem diferentes “níveis” de entupimento, indo desde aqueles mais leves, quando a água simplesmente demora para escoar, até os totais, quando a água não desce de forma alguma, devido aos canos obstruídos por completo.

A notícia boa é que a maioria desses entupimentos podem ser prevenidos com alguns hábitos no dia a dia. Pensando nisso, trouxemos sete dicas para que você possa evitar a pia entupida na sua cozinha. Confira!

1. Tenha uma lixeira de pia

É indispensável ter uma lixeira de pia na sua cozinha. Lembrando que não são apenas os restos de alimentos que precisam ser jogados nela, mas todos os tipos de lixos da cozinha. O ideal é deixar a lixeira bem ao lado ou, até mesmo, em cima da pia, para evitar jogar o lixo pelo ralo.

2. Não jogue óleo de cozinha pelo ralo

O óleo de cozinha é uma substância mais densa do que a água. Por isso, as moléculas desse produto não se misturam com ela, e isso acaba eliminando a capacidade de diluição. Então, conforme o óleo vai sendo jogado dentro da pia, a chance de entupimento aumenta consideravelmente.

É preciso ter em mente que o óleo, como não vai ser diluído, tende a se acumular na caixa de gordura e na parede dos canos. Dessa forma, a pia entupida pode causar danos à rede de esgoto e às outras instalações que estão interligadas a ela.

3. Utilize redes de proteção

Sabe aquelas redes de proteção que são encaixadas entre a pia e a tubulação? Embora elas pareçam ser frágeis, são extremamente eficientes para reduzir o acúmulo de alimentos e objetos no ralo.

Elas conseguem impedir que os materiais ultrapassem. Então, sempre que for manusear algum alimento, é fundamental que ela esteja bem posicionada dentro da sua pia.

4. Leve o filtro de café para o lixo

Se você acha que o resto de pó de café pode ser jogado na pia, sem causar nenhum problema, está enganado. Embora o pó de café, restos de chá, achocolatado e farinha sejam produtos compostos por finas partículas, eles podem sim causar entupimento das pias.

Isso porque eles acabam se acumulando nas tubulações por causa da gordura que sai das louças sujas, e isso obstrui a passagem de água, levando ao entupimento do cano.
 

5. Não jogue restos de comida pelo ralo

Muitas pessoas acabam colocando os pratos com restos de comida na pia. Isso faz com que esses restos acabem descendo pelo cano e, dependendo do tipo e do tamanho desses resíduos, pode levar a um entupimento. Então, o certo é retirar o resto de alimento do prato, antes de levá-lo para a pia. 

Uma dica é juntar todos os restos de comida em uma sacola, fazer um lixo orgânico e, assim, cuidar da sua pia. Deixe sobre ela somente as louças que você pretende lavar, totalmente livre de alimentos. Lembre-se de que você cuidará da sua casa e também do meio ambiente. 

6. Jamais jogue produtos plásticos na pia

Aqui nesta dica, você deve estar pensando “é óbvio que eu sei que não se pode jogar plástico na pia da cozinha”. Mas, trata-se daquelas pontas de embalagem de alguns produtos (creme de leite, caixa de leite e molho de tomate, por exemplo) que, quando são cortadas, podem parar na tubulação das pias. 

Saiba que, caso o seu cano fique entupido com esses pedaços de plástico ou com materiais inorgânicos, a única forma de fazer o desentupimento é contando com a ajuda de profissionais especializados. 

7. Crie uma rotina de limpeza para fazer a manutenção

Se você não quer se preocupar com a saúde do encanamento da sua pia, sabe aquele dia que você separa para fazer uma faxina na sua casa ou apartamento e, principalmente, na cozinha? Então, é nesse dia que você também deve fazer uma limpeza cuidadosa no encanamento da sua pia. 

E você tem uma receitinha para isso: coloque uma xícara de sal mais uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo da sua pia. Depois, é só jogar uma chaleira de água fervendo, abafar com uma tampa de panela ou com um pires e deixar agir durante dez minutos, mais ou menos.

Mas, cuidado! Caso o cano seja feito de plástico, é preciso redobrar a atenção. Isso porque eles podem rachar com o contato da água quente e, em seguida, da água fria.
 

Por fim, é importante saber o que pode ser feito, caso o entupimento ocorra, de fato, na sua casa e como desentupir sua pia de forma correta. O primeiro passo é entender se a sua pia realmente está entupida.

Para tanto, há algumas medidas bastante básicas, até meio óbvias, mas que podem gerar dúvidas, na prática.

Bom, se a água não estiver descendo, é certeza que existe um entupimento. Porém, antes de isso ocorrer, é possível identificar alguns sinais de alertas, que podem ser extremamente úteis para que você evite um problema mais grave.

Verifique se a sua pia apresenta algum desses sintomas abaixo. Se a resposta for sim, busque solucionar a questão ou conte com a ajuda especializada de uma desentupidora:

  • a água está escoando mais devagar;
  • na hora de descer a água, saem borbulhas;
  • há barulho na hora de descer a água.

Algumas medidas úteis podem ser adotadas por qualquer pessoa, em um caso leve de pia entupida, ou seja, que esteja no início. Agora, quando o assunto é mais complexo, apenas uma desentupidora vai poder solucionar. Então, se ainda for algo superficial:

  • tente jogar água fervendo na sua pia;
  • coloque vinagre com um pouco de bicarbonato de sódio;
  • utilize um desentupidor tradicional, usando a sucção.

Uma dica importante é evitar jogar produtos químicos fortes demais, pois isso pode danificar a tubulação, causando problemas ainda mais sérios. Lembre-se de que a solução mais viável para evitar uma pia entupida é se prevenir.

Atitudes simples como as que citamos vão fazer toda a diferença e livrar você das dores de cabeça que um entupimento pode gerar.

E aí, gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então, aproveite a visita em nosso blog e conheça também as 6 práticas para garantir uma quarentena sustentável!

Comentários

Deolina Lopes de Oliveira
Deolina Lopes de Oliveira disse: 11 agosto 2021
Gostei muito das dicas, vou coloca-las em prática pode ter certeza.
MRV
MRV disse: 23 setembro 2021
Muito bem Deolina!
Só não se esqueça de voltar aqui no blog e nos contar o resultado. Vamos adorar saber de tudo!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório